Miniatura DC Nº 22 - Espectro |
Espírito Vingador, Arauto da Vingança, Espírito da Ira de Deus, Martelo de Deus... Todos esses atributos estão à altura deste que é talvez um dos seres mais poderosos do Universo DC: O Espectro. Ele foi o responsável pela destruição de Sodoma e Gomorra, deixou o Faraó de joelhos matando todos os primogênitos do Egito permitindo assim a saída dos Israelitas em direção à Terra Prometida, destruiu as Muralhas de Jericó e Eclipsou o Sol em batalhas sangrentas no Antigo Testamento. Mas quem é este Ser de tamanho poder e que pode ser responsabilizado por tantos eventos históricos apocalípticos? Hoje desvendaremos juntos alguns aspectos desta enigmática figura cuja criação remonta à Era de Ouro dos Quadrinhos nos anos 40.
Miniatura DC Nº 22 - Espectro |
Sua peça traz as características do Espectro original, mais comumente retratado nos Quadrinhos. Sua figura fantasmagórica apresenta-se como um misto de "monge", "anjo", "duende", "elfo" e porque não "Superherói". A peça lhe faz jus ao coloca-lo em uma posição de "julgamento", "ordenação" ou mesmo de indicação de "alguém" ou "algo". A musculatura é bem definida na peça. Sapatos e luvas estão bem modelados e destacam-se trazendo ao personagem um aspecto de "conto de fadas" fantasmagórico. O capuz forma (aparentemente) uma peça única com a capa que se unem de forma muito elegante ao redor do pescoço formando uma "gola" alta, presa por dois "botões". Este detalhe trazem ao Espectro um "ar" de antigo inquisidor da Igreja.
Miniatura DC Nº 22 - Espectro |
A capa segue a mesma leveza observada em outros personagens da coleção que usam essa indumentária. Suas ondulações podem ser vistas e é interessante notar que a mão direita do personagem segura a face lateral da capa, o que provoca uma ondulação maior muito bem vista na foto de trás da peça. Este detalhe, junto com as demais ondulações promovem uma boa representação da capa como sendo algo tão etéreo quanto o personagem. E por falar em aspecto fantasmagórico, o tipo de "branco" usado como cor representou bem a aura ectoplásmica do Espectro, um branco que parece brilhar. Talvez o único detalhe que eu retiraria (e que Alex Ross foi muito feliz em retirar) seria o "shorts". Embora este acessório fosse mandatório na época em que o Espectro foi criado (1940), atualmente ele não seria necessário em um personagem com este enfoque místico. No entanto, entendo sua presença, uma vez que a Coleção DC de Miniaturas traz os personagens em suas apresentações clássicas.
Miniatura DC Nº 22 - Espectro |
Mas quem é o Espectro? Bem... Talvez fosse melhor perguntarmos "O que" é o Espectro? A Força Espectro é uma força que representa a Ira de Deus sobre a Terra e existe desde os tempos imemoriais. Esta Ira tem um nome: Aztar. Aztar é o nome de um dos anjos caídos da rebelião de Lucífer que, após inúmeras tentativas de perdão por seus atos recebeu do Arcanjo Miguel uma incumbência: Aztar passaria a ser esta força de Ira de Deus sobre a Terra. A personalidade e memória de Aztar foram retiradas, sobrando apenas a Força Espectro. Esta força atuou no Antigo Testamento em momentos de juízo divino e, a partir do advento da Morte e Ressurreição de Cristo, passou a se fundir à um hospedeiro terreno (um homem) para servir-lhe como âncora moral. Ao longo das Eras diversos homens serviram de hospedeiros para esta força um que dia foi Aztar, até que na década de 30 surgiu um novo hospedeiro, o policial Jim Corrigan.
Miniatura DC Nº 22 - Espectro |
Jim era filho de um abusivo pastor protestante que lhe maltratou quando criança. Por conta disso Corrigan desenvolveu uma aversão às coisas de Deus e uma ira contra toda injustiça. Infelizmente ele foi morto por um gangster e, no pós vida clamou por vingança, sendo então atendido pela Força Espectro que se fundiu à ele. Foi a personificação do Espectro em Jim Corrigan que atuou na 2ª Guerra Mundial e na Era de Ouro dos Quadrinhos ao lado do Grupo de Super-heróis Sociedade da Justiça da América e Comando Invencível. O Espectro teve um papel importante na vitória dos Aliados sobre Hitler, uma vez que o Führer obteve a Lança do Destino (a lança que perfurou a caixa torácica de Cristo durante sua crucificação). Este artefato de grande poder pôde ser vencido a partir da atuação mística do Espectro e de outros heróis, infligindo grande angústia às fileiras alemãs.
Miniatura DC Nº 22 - Espectro |
Em tempos mais modernos o Espectro teve outro importante papel na Saga Crise nas Infinitas Terras, viajando até a aurora dos tempos para travar uma titânica batalha com o Antimonitor. Na Era pós-Crise na DC, finalmente Jim Corrigan encontraria a paz final para sua alma ao confrontar Deus na forma de seu abusivo pai. Corrigan consegue perdoar seu pai, e assim se desliga da Força Espectro e atinge a paz final. O escolhido para substitui-lo foi ninguém menos do que a alma de Hall Jordan (Lanterna Verde), que na época estava morto e sob o peso de suas atrocidades cometidas enquanto estava possuído (em vida) pela entidade maligna Paralax. Ao retornar como Espectro, Hall descobre que as terríveis coisas que havia cometido tinham sido culpa de Paralax e, em uma batalha envolvendo Hall Jordan, Paralax e a Força Espectro no plano espiritual, Paralax é derrotado e Hall reintegrado à vida.
Miniatura DC Nº 22 - Espectro |
Após estes eventos, a Força Espectro se fundiria com o policial negro Crispus Allen de Gotham City e, até a Era Pré-Novos 52, era neste estado que ele vinha aparecendo. Para mim, no entanto eu destacaria 03 grande aparições do Espectro em duas mídias distintas. Primeiro a aparição do personagem na Obra-Prima de Alex Ross Reino do Amanhã. Na história, além de um papel decisivo, o Espectro é retratado em todo seu enigmático esplendor. Tal como um anjo, suas aparições geram no leitor uma percepção de transcendência perfeita e inigualável. As outras duas aparições do personagem que gostaria de destacar ocorreram em animações. O DVD Superman-Shazam - O Retorno de Black Adam é composto por 04 histórias sendo 01 delas dedicada ao Espectro/Jim Corrigan. Esta história é simplesmente a quintessência do personagem e todo fã da DC precisa assisti-la. Minha última dica é para que assistam ao 11º episódio da 2ª Temporada da Série Batman - Bravos e Destemidos denominado "Chill of the Night" (O Arrepio - tradução para o português da animação). O episódio traz Bruce Wayne/Batman sendo assolado pela influência vingativa do Espectro, que pede que a morte de seus pais seja vingada à qualquer custo, enquanto que outro personagem, O Vingador Fantasma tenta desesperadamente convencer Batman que o caminho correto não é o da vingança, e sim o da justiça. Incrível!!!
Miniatura DC Nº 22 - Espectro |
Bem amigos... Este é o enigmático Espectro... um personagem repleto de mistérios e que poderia e deveria ser usado cada vez pela DC em Sagas Místicas. Ele é outro personagem que saiu da mente de Jerry Siegel (o criador do Superman) e para mim é um dos meus preferidos na DC!! Gde. Abc. à todos!!