Bem amigos... Tal qual fiz com Astro City vol. 01 - Vida na Cidade Grande e Astro City vol. 02 - Confissão, este novo encadernado da série (Astro City - Álbum de Família) vale reflexões acerca do refinamento que Kurt Busiek e Brent Anderson alcançaram nesta altura da série. Conforme já comentado aqui no Blog, a série Astro City pode ser considerada uma obra de essência, de síntese do que são os quadrinhos de Super-heróis. É a evolução da Era de Ouro dos Quadrinhos sem ter passado pelo Authority Code dos anos 50 e sem a convulsão que foi a publicação do Livro A Sedução do Inocente por Fredric Wertham em 1954. É o desenvolvimento dos quadrinhos em sua essência sem as amarras impostas por esses dois eventos em negrito acima. Por isso, falar de Astro City é descobrir o que vai dentro de nós mesmos, fãs de Quadrinhos. A essência do que nos move em direção à esse mundo de maravilhas. Então... Vamos lá!
![]() |
Kurt Busiek´s Astro City II #1 |
Este volume 03 de Astro City (Panini - Dezembro de 2015) traz as edições de 1 a 3 e de 10 a 13 de Astro City - vol. 02 (lá fora). Sendo que dentre as 07 histórias do encadernado, 02 delas ganharam o importante Prêmio Eisner de Melhor Edição Avulsa, a saber Bem-vindo a Astro City e Mostre a Todos. Bem vindo à Astro City (história que abre o encadernado) que tem por capa a figura acima, já dá o tom da perspectiva do homem comum sobre as maravilhas que são esses semi-deuses apelidados de Super-heróis. Com uma visão sensível, Busiek mostra a história de um pai que tenta criar suas duas filhas (ainda crianças) em meio ao caos que é viver em uma cidade repleta de super-heróis. Sensível e cheia de elementos clássicos, a história realmente mereceu ter sido premiada.
![]() |
Kurt Busiek´s Astro City II #2 |
A 2ª (Mais Um Dia) e a 3ª (Aventuras em Outros Mundos) histórias são incríveis ao retratar por dentro o dia a dia da Primeira Família, equipe que homenageia o Quarteto Fantástico da Marvel, mas que no final vai muito além. Sobretudo porque em Astro City seu criador (Busiek) pode fazer o que quiser e levar seus personagens para os rumos que bem entender. Isso faz com que Busiek não precise cumprir uma "fôrma" pré-concebida.
![]() |
Kurt Busiek´s Astro City II #3 |
Com isso ele nos entrega duas histórias sob a perspectiva de Astra, a filha mais nova do casal Natalie e Rex, o casal principal da Primeira Família. A pequena Astra quer conhecer o mundo normal e vencer as batalhas que qualquer criança pré-adolescente precisa vencer, e no final, são as batalhas mais importantes de nossa vida, ou seja, as batalhas dentro das regras do mundo real. Muito bom!
![]() |
Kurt Busiek´s Astro City II #10 |
A outra história a ganhar o Prêmio Eisner neste encadernado é Mostre a Todos. Gostei da história. Nela, um inventor (Sr. Potterstone) é descartado da fábrica em que sempre trabalhou ao fazer 70 anos. Ainda sentindo o quanto poderia contribuir com o mundo e temendo o esgotamento de seus dias como ser humano útil, o Sr. Potterstone se lança à uma vingança pessoal contra o sistema financeiro para provar como alguém com sua idade ainda pode ser útil. Até aí pode ser que não vejamos esse roteiro como algo inesperado, mas a história vai além e resvala em questões existenciais importantes, sempre tendo os heróis de Astro City como pano de fundo.
![]() |
Kurt Busiek´s Astro City II #11 |
A 5ª história do encadernado traz um dos personagens mais interessantes do Universo de Astro City, o Caixa de Surpresas. Um herói com uma roupa que, em um primeiro momento, pode parecer engraçada, mas que sempre acaba por evocar o bizarro e o doentio. O que faz toda diferença na composição do herói. Na história Dentes de Serpente, o Caixa de Surpresas se vê envolvido em uma trama que mistura viagem no tempo e reflexão sobre o futuro que construímos hoje com nossas ações. E tudo isso acontecendo bem no dia em que o alter-ego do herói recebe a notícia de que será "papai".
![]() |
Kurt Busiek´s Astro City II #12 |
A 6ª história dá continuidade à Dentes de Serpente e se chama Dia dos Pais. Esta história traz uma das capaz mais belas da série (acima). Que não preciso nem dizer de quem é (Alex Ross - capista de toda série). As duas histórias são muito boas e funcionam em sinergia perfeita!!
![]() |
Kurt Busiek´s Astro City II #13 |
Mas o melhor ficou para o final. A 7ª história parecia ser a que eu menos ia gostar ao misturar o personagem de um Cartoon (o Leão Léo Lelé) com o universo Super-heroístico. Mas incrivelmente é uma das melhores histórias que já li!! Você pode estar pensando que eu estou exagerando, mas é exatamente isso. Na história Astro das Telas, o personagem do Leão é trazido ao mundo acidentalmente por um super vilão mas, mesmo depois da sua derrota, o Leão permanece vivo no mundo real por ser um PONTO FOCAL DE CREDULIDADE (!!). Uma história de crime, tristeza, derrocada, violência e sobretudo redenção. Mas não uma redenção piegas, mas uma redenção realmente crível. Embora essa não tenha sido a HQ a ganhar o Prêmio Eisner no encadernado, para mim é mais que excelente, pois beira a genialidade!!
Bom amigos, se você ainda não conhece Astro City, mas gosta de uma HQ que vai além da violência gratuita, que não se serve de expedientes polêmicos e sangrentos para fazer sucesso, que é genial simplesmente por trazer os quadrinhos originais de forma inteligente e simples... Bem... Então o que está esperando? Comece a ler Astro City!!