Translate

domingo, 21 de março de 2021

Pílula Gráfica #5: Traço de Giz (2021)

O mar possui sons... Obviamente que possui. E todo mundo já deve ter ouvido os sons do mar. Mas há algo abaixo dos sons que é mais que um "som" ou "sons", já que parece se constituir em "música". Algo muito sutil e que talvez seja feito da junção das diversas sensações sonoras, táteis e visíveis do mar. Uma espécie de música ancestral que de alguma forma possui uma estranha familiaridade à nós, como que a nos puxar para algo mais profundo. Não à toa, essa "música" já foi eternizada em mitos, como no caso do "canto da sereia". Algo com profundo efeito hipnótico, catártico e lisérgico. A 9ª Arte, ou Arte Sequencial, ou simplesmente narrativa gráfica é talvez uma das formas de representação artística (ao lado da 7ª Arte) que melhor consegue juntar duas representações profundas... imagem e palavras à ponto de conseguir evocar uma terceira, a sonora. Embora a HQ do espanhol Miguelanxo Prado não venha equipada com trilha sonora, não há necessidade disso mesmo, já que a própria HQ consegue produzi-la em nossa mente. E essa trilha nada mais é do que os sons do mar aos quais me referi acima. Traço de Giz é uma obra que consegue emoldurar uma história de amor que pode até parecer simples, mas que ao ter a moldura do mar e das imagens perfeitamente ilustradas pelo autor, transcende o patamar de história e pode ser chamada de "lenda", "conto", "mito"... E quando me refiro à esses termos evoco a atmosfera fantástica de cada um deles. Uma pequena ilhota perdida no oceano, e que não consta em nenhum mapa náutico, é às vezes encontrada por algum navegador ou velejador relativamente perdido. Assim começa a narrativa de Traço de Giz, com o velejador Raul chegando à peculiar ilhota que possui apenas um longo e alvo atracadouro ou píer ao lado de um montículo de terra no qual uma estalagem ou pousada existe administrada por uma mulher e seu filho. Ali, Raul conhece outra hóspede, uma outra reflexiva e relativamente enigmática velejadora que aportou a ilhota há alguns dias atrás. Para o leitor relativamente atento, a obra facilmente se converterá em uma narrativa fantástica, uma vez que fica claro que tudo que Raul vivencia na ilha é absolutamente real, porém tangenciado (como um ruído de fundo) por uma atmosfera "fantástica", "onírica"... Prado consegue imprimir esse ruído hipnótico de fundo ao longo de cada quadro da história, transformando Traço de Giz em uma obra-prima que finalmente chega ao Brasil. Leia Traço de Giz com a mente embalada pelas vagas, espumas e sons do mar.





2 comentários:

  1. How to play the satta king game.you can take any number between 0 to 99. and bet money on that number and after out result you have to check this. your taking number is matching if your taking number is matching with the result number then you won the game otherwise lose.satta king is the most popular lottery game.

    ResponderExcluir
  2. Thanks for this content because it’s really helpful for me. You can also read about instagram private story download.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados