Translate

domingo, 4 de junho de 2017

Miniatura DC Série Especial Nº 11 - Jonah Hex

Miniatura DC Especial Nº 11 - Jonah Hex

Violento, letal, solitário e forjado no ambiente mais hostil que uma criança pode crescer, Jonah Hex tornou-se uma lenda do Velho Oeste dentro do panteão da Editora das Lendas. Sua personalidade complexa e seu passado obscuro construíram um personagem dos mais interessantes dentro dos quadrinhos. Sua miniatura foi lançada na Coleção de Miniaturas DC da Eaglemoss dentro do segmento "Especial". Hoje analisaremos sua miniatura, origem e passado. Um estranho homem circunscrito dentro de um período de tempo que gerou histórias memoráveis, o Velho Oeste americano.

Miniatura DC Especial Nº 11 - Jonah Hex

Jonah Hex aparece classicamente representado dentro da coleção, com seu uniforme confederado cinza. No Brasil a peça foi disponibilizada em "resina", o que a deixou bem leve. Lá fora, e no início da coleção ela foi confeccionada em metal. Embora mais leve, a peça em resina é semelhante em detalhes e não é possível distingui-la da de metal, a menos que a peguemos para sentir seu peso. A peça é praticamente um diorama, expondo o pistoleiro em um cenário que, embora pequeno, é bem representativo. Eu particularmente gostei muito. Há detalhes escondidos como o fato, por exemplo, do homem dono do esqueleto por baixo da baú ter morrido segurando (talvez gananciosamente) seu ouro. O esqueleto aparece de forma bem identificável, a caveira está bem modelada e compõe de forma emblemática o pequeno cenário. O baú também salta aos olhos, desde os pequenos entalhes, passando pelos ferrolhos, parafusos de metal até o seu conteúdo, que dá a entender se tratar de barras de ouro ou prata.

Miniatura DC Especial Nº 11 - Jonah Hex

Outro ponto bem interessante que me chamou atenção foi a consistência da terra/areia ao redor do baú. Ela foi modelada de uma forma a representar de forma fiel a terra árida, dura e amarelada das imensas planícies. Pode-se até distinguir grandes torrões de terra ao redor do baú e pés de Jonah. Os adereços estão bem situados, por exemplo, a pá atrás de Jonah, como se ele tivesse acabado de desenterrar o tesouro, a machadinha Apache em sua mão esquerda e, obviamente seu Colt .44 Dragoon na mão direita. Especificamente a respeito do traje do renegado Jonah Hex, posso dizer que está muito bom. O inconfundível uniforme cinza confederado está muito bem apresentado. Suas botas estão bem modeladas e até as dobras do tecido das calças obedecem a posição de extensão da perna direita e flexão da perna esquerda apoiada sobre o baú. Esta posição gera dobras no tecido que precisam simular as linhas de força da posição, e isso está presente. Caso observemos é possível constatar a tensão no tecido da calça ao redor do joelho esquerdo flexionado, o que gera toda uma tesão no tecido nesta perna e na outra perna em extensão. Por fim, os detalhes em dourado da camisa militar estão bons também, além do cinto, coldre e chapeú. A deformidade na face direita de Jonah, talvez pelo pequeno espaço disponível, não é tão bem delimitada, como sabemos que ocorre nos quadrinhos. De todo modo, meu parecer final é muito favorável à peça.

Miniatura DC Especial Nº 11 - Jonah Hex

Mas quem foi Jonah Hex? Jonah nasceu em 1838, filho de Woodson e Virgínia Hex. O pai era um alcoólatra que, após extrapolar seus abusos, se viu sozinho para criar o filho, já que Virgínia o abandou e fugiu com um vendedor itinerante. O pequeno Jonah passaria seus primeiros anos recebendo castigos do pai mas, ao mesmo tempo, se fortalecendo com eles. O pai, de uma forma estranha via princípios educacionais e pedagógicos nos castigos, para fazer do filho um homem. Tais castigos fortaleceu o físico e os reflexos de Jonah. Próximo dos 13 anos o pai diria algo que o marcaria para sempre, algo que passaria a carregar como sendo sua crença pessoal: "Nunca roube, minta ou implore. Nunca traia a confiança. Nunca cause dor deliberadamente a não ser que a situação exija. Nunca me use como exemplo porque eu quebrei todas essas regras, e você pôde ver o resultado que isso trouxe à minha vida". Em 1851, o pai de Jonah resolveu tentar a sorte no extremo Oeste. Durante a viagem eles se depararam com um tribo de Apaches. Como salvo-conduto Woodson ofereceu Jonah à tribo com a promessa que em 06 meses retornaria para resgata-lo, algo que nunca aconteceu. Jonah cresceu na tribo quase como um escravo, sofrendo castigos e provações, o que mudou somente quando salvou o chefe da tribo de um puma. A partir daí Jonah foi considerado como o 2º filho do chefe, o que gerou ciúmes em Noh-Tante, o filho verdadeiro do chefe.

Miniatura DC Especial Nº 11 - Jonah Hex

O status de Jonah na tribo mudara, mas por pouco tempo, já que o interesse amoroso do jovem era o mesmo de Noh-Tante, a jovem Cervo Branco. Durante uma missão para roubar cavalos de uma outra tribo, Noh-Tante esfaqueou Jonah e o deixou para morrer nas mãos da outra tribo. Jonah lutou e milagrosamente sobreviveu aos guerreiros. Foi nessa época que ele entrou para o Exército do Sul em 1861, quando eclodiu a Guerra da Secessão Americana. Jonah serviu como tenente na 4ª Cavalaria do exército confederado. Embora valoroso nos combates ele foi capturado pelo exército da União e torturado no Forte Donelson. Chicoteado e quase morto, Jonah foi deixado para morrer nas margens do Rio Cumberland, sendo salvo por um médico simpatizante da causa confederada. Foi nesta época que Lincoln proclamou a "Emancipação" e, sabendo disso e não concordando que nenhum ser humano exerça direitos sobre outro, Jonah decidiu deixar a guerra e se entregou ao exército da União. Sua ideia era passar o resto do conflito como prisioneiro. O Capitão Tennison da União foi quem o recebeu no Forte Charlotte. Tennison, porém percebeu o tipo de terra presente nas botas de Jonah e localizou o acampamento dos confederados prendendo todos. Com objetivo de semear discórdia, Tennison mentiu aos soldados de Jonah, dizendo que fora ele que os entregara. Muitos soldados confederados foram mortos e a culpa recaiu sobre os ombros de Jonah, visto agora como traidor.

Miniatura DC Especial Nº 11 - Jonah Hex

Hex abandonaria seu passado militar, mas jamais tiraria a roupa do exército confederado para lembra-lo de seus erros do passado. Foi nesta época que ele retorna à sua tribo Apache para encontrar Noh-Tante casado com Cervo Branco. Na tentativa de recuperar sua honra na tribo, Jonah desafia Noh-Tante para um duelo segundo as regras dos Apaches, no entanto Hex recebe uma machadinha sabotada. Durante a luta, para não morrer nas mãos de Noh-Tante, Hex o mata e é definitivamente desonrado pela tribo, sendo marcado (desfigurado) à ferro na face direita e banido da tribo. A partir daí Hex torna-se aquilo pelo qual a maioria dos leitores o conhece, um caçador de recompensas. Ao longo de sua carreira Jonah Hex angariou a fama de assassino frio e calculista, sempre à caça de recompensas por criminosos. Poucos foram aqueles pelos quais Hex se associou, mas podemos citar alguns, dentre eles... Tallulah Jack, uma jovem que teve sua família morta e sobreviveu à uma bala na cabeça. Posteriormente Tallulah se tornou prostituta e foi novamente torturada. Talvez por se enxergar um pouco na jovem Hex a treinou transformando-a em uma pistoleira exímia, que buscou vingança. Outro parceiro foi El Diablo. Na verdade El Diablo era um Espírito de Vingança que se apossava do bancário Lázarus Lane. Os caminhos de Hex e deste "Espírito Vingador" vieram a se cruzar algumas vezes. Por último podemos citar Bat Lash, um jogador que adorava cosias finas.

Miniatura DC Especial Nº 11 - Jonah Hex

Hex teve dois filhos, uma menina que nasceu morta e um menino que foi levado para longe dele. Muitos anos depois Hex o encontraria mas, sem qualquer tipo de laço com o jovem, Jonah se afastou dele para não ser um mal exemplo para o filho. Em 1904, o Velho Oeste já praticamente não existia, substituído pelo progresso e suas máquinas à vapor. Hex encontrou a morte nas mãos do malfeitor George Barrow. Barrow o matou enquanto Hex, já velho, estava limpando seus óculos em uma mesa de pôquer. Mas mais estranho e bizarro que a vida de Jonah Hex, foi o destino de seu corpo. Seu cadáver foi roubado pelo showman Lew Farham, que o embalsamou, o vestiu com uma roupa idiota de cowboy e passou a exibi-lo em seu show. O corpo de Hex passaria de mão em mão e continuaria exposto ao longo das décadas em monumentos em honra à Era dos Cowboys

Não posso terminar esta matéria sem mencionar a animação Superman-Shazam - O Retorno de Black Adam. Neste DVD há 08 histórias de 04 personagens diferentes, sendo um deles Jonah Hex. O pistoleiro aparece em duas animações no disco, a 1ª ainda jovem (excelente!!), e a 2ª mostra sua participação dentro da Série Animada do Batman. Vale muito a pena conferir. Para saber mais clique no link acima.

É isso aí amigos... Grande abraço!!!

13 comentários:

  1. Boa tarde, Marcelo
    É sempre um prazer entrar aqui e ler o seu parecer a respeito destas obras de arte (principalmente quando são miniaturas da DC heheheh).
    E avisando o pessoal, já estão disponíveis o pack da DC Vixen e Metallo (aguardamos ansiosamente o próximo que virá o John Constantine).

    Grande Abraço.
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! E aí Sérgio!? Tudo bem?

      Poxa... Valeu pela presença e comentário aqui no Blog!!

      Valeu também pelo aviso do Pack do Metallo e da Víxen.

      Valeu mesmo!!

      Marcelo

      Excluir
  2. Boa tarde Marcelo!

    Mais um personagem DC que tenho o prazer de conhecer através das suas matérias sensacionais diga se de passagem, assisti ao filme deste personagem, mas constatei que ele não tem nada a ver com o dos quadrinhos que não mostrou nada aio de ele falar com mortos, o da Série Lendas do Amanhã se parece mais com o personagem. sinceramente não curti muito o personagem não, mas como estou fazendo a coleção consegui comprar o de metal por uma pechincha, pois o de resina não merece a denominação e nem o preço de especial, mas é sempre bom conhecer os personagens e suas matérias cumprem muito bem este papel, parabéns mais uma vez e continue nos brindando com textos ótimos como sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prezado amigo Wellington!!

      Sempre bom encontrar seu comentário por aqui!!

      Você tem toda razão sobre a adaptação cinematográfica do Jonah Hex. Não entendi como puderam errar tanto a mão com aquele filme. Atores bons (Josh Brolin e John Malkovich por exemplo), um orçamento que não era pequeno e um resultado estranho e vazio.

      Estou assistindo bem devagar Lenda do Amanhã e fiquei curioso em saber que Joanh Hex estreará um episódio. Legal!!

      Agradeço muito seu comentário e fico muito contente (mesmo!) em saber que consigo contribuir com alguma informação útil.

      Valeu mesmo meu amigo!!

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
    2. Foi mal o Spoiler Marcelo, mas já que falei, ele aparecerá em dois episódios, rsss.

      Excluir
    3. kkkkk

      Imagina! Tranquilo!

      Me deu até mais vontade de acompanhar agora que sei que o Jonah Hex aparecerá! rs rs

      Valeu!

      Marcelo

      Excluir
  3. Olá amigo!!

    Tudo bem?

    Agradeço a visita e fico muito contente que tenha gostado do conteúdo aqui!

    Valeu mesmo.

    Vou te visitar no ter espaço NinTudo com certeza!!

    Gde. Abc.!!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. E o corpo de Jonah Hex, ao que tudo indica, foi parar na lanchonete Planet Krypton, de O Reino do Amanhã. http://baratosdaribeiro.blogspot.com.br/2004/09/jonah-hex-x-reino-do-amanh.html
    http://jonahhex.blogspot.com.br/2009/04/kingdom-come-1996.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe...

      Você está com total razão. O final das histórias do Jonah Hex não poderia ser o mais amargo e o mais bizarro do que o que foi escolhido para ele. Já com 66 anos ele foi abordado de maneira covarde por um pistoleiro que o matou antes que Jonah pudesse pegar seus óculos.

      Seu corpo foi embalsamado e exposto num circo itinerante no início do século XX.

      Um final amargo e triste!

      Marcelo

      Excluir
    2. Essa historia da morte dele é uma das minhas peças raras. Uma maravilha de hq desenhada por Garcia Lopez, se não me equivoco. Parabens pela postagem. Espetacular.

      Excluir
    3. Olá Mardonio!!

      Agradeço muito sua presença. Aliás, você tem o nome de um grande amigo meu do passado.

      Esta história do Jonah Hex da morte dele eu infelizmente não tenho. Mas gostaria de ter viu!

      Apareça sempre e obrigado pelas palavras!!

      Marcelo

      Excluir
  5. Bom dia, Marcelo
    Pack com John Contantine e Homem-Negativo já disponível no site da Eaglemoss.
    Corre lá galera, esse é imperdível!

    Abraço
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!

      Puxa... Valeu mesmo!!

      Acabei de cofrar o meu!!

      Valeu mesmo por avisar!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados