Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven |
O irascível e violento Kraven foi um dos grandes caçadores do Universo Marvel. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, Kraven fez sua primeira aparição em Amazing Spide-Man Nº 15 de agosto de 1964. Desde o início o personagem foi desenvolvido para ser um dos grandes oponentes do Homem-Aranha que na época já se mostrava um grande sucesso dos quadrinhos. Com uma história trágica e cheia de erros pessoais, Kraven viveu sob a perspectiva de uma obsessão: derrotar o Homem-Aranha. Toda sua ira e revolta no entanto, tem raízes profundas no seu passado. Conheceremos aqui um pouco da vida e trajetória deste personagem que estrela o número 23 da Coleção de Miniaturas Marvel.
Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven |
Sergei Kravinoff (Kraven) nasceu na Rússia e vinha de uma família de aristocratas russos. Com a Revolução Vermelha de 1917, Kraven fugiu do país ainda pequeno com seus pais para se refugiar em outro país, tal qual diversas famílias burguesas fizeram. Os Ravinoffs foram para a Inglaterra e lá fixaram residência vivendo de uma forma muito, mas muito mais simples do que aquela que desfrutavam na Rússia. O pai de Kraven viria então a trair sua mãe com umas das empregadas da casa. Desse relacionamento nasceria Vladimir Smerdyakov, que mais tarde se tornaria o conhecido vilão Camaleão. Tamanha mudança no estilo de vida e possivelmente a traição de seu pai, levou a mãe de Kraven a se suicidar. A personalidade complexa, compulsiva e competitiva de Kraven teria grande impulso com esses acontecimentos.
Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven |
Em busca da antiga nobreza de sua estirpe, Kraven procurou se aprimorar física e psicologicamente tornando-se um incrível caçador que viajou pelo mundo enfrentando e caçando as mais perigosas feras. Sua fama cresceu e logo se tornou mundial. Foi nessa época que seu nome foi adaptado de Kravinoff para "Kraven" junto aos jornalistas. Apesar de ser um homem comum, Kraven conseguiria habilidades especiais
proveniente de uma poção de ervas indígenas roubada por ele de uma
feiticeira de uma tribo africana. Tais habilidades lhe proporcionaram grande força
física, levando o carrancudo e arrogante Kraven à uma carreira de extremo sucesso como caçador e domador.
Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven |
Com sucesso veio o tédio, e com o tédio
veio o desejo de buscar novos desafios em sua vida. Assim, Kraven se viu
determinado a caçar a maior de todas as feras, o próprio ser humano. Dentre todos os seres humanos o Homem-Aranha
seria, segundo Kraven, o mais fantástico e perigoso de todos, explicando
assim o óbvio motivo de sua escolha ao se voltar contra o desavisado
Cabeça de Teia. Kraven travaria diversos embates com o Teioso e, em praticamente todos, seria invariavelmente derrotado e mesmo humilhado.
Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven |
Em 1987 seria publicado um arco de histórias que ficou conhecido como "A Última Caçada de Kraven". Como parte de uma ótima fase que o Homem-Aranha vivia na época no que se refere à roteiristas e desenhistas afinados, essa história agradou e se tornou o grande epitáfio do grande vilão Kraven. Com uma mente já perturbada, um desorientado Kraven empreenderia uma violenta caçada ao Homem-Aranha, chegando a usar armas de fogo nesse confronto, algo que até então nunca tivera feito. Um acuado Homem-Aranha se surpreenderia com tamanha selvageria e ódio chegando por fim a ser derrotado por Kraven.
Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven |
Após ter atingido seu grande objetivo, Kraven possivelmente caiu em um vazio existencial. Ao perceber que devotara a vida a superar seu grande oponente, é provável que sua vida tenha deixado de fazer sentido.
A história se encerra com o suicídio de Kraven...
A Última Caçada de Kraven é vista como um dos grandes clássicos do Homem-Aranha e fez parte de uma época em que as histórias do Teioso eram bem trabalhadas e satisfaziam os leitores. No Brasil esse arco de histórias foi publicado em 03 momentos: em 1991 como minissérie e logo em seguida em edição encadernada (essa eu tenho), e em 2004 como volume 02 da série de encadernados denominada "Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha".
Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven |
A miniatura do personagem agradou à todos quantos eu pude conversar a respeito. Os detalhes a serem observados são muitos, desde seu colete que forma a face de um leão e cuja juba se assemelha à um manto que cobre as costas do personagem, até a lança, que é também outro destaque, conferindo o aspecto tribal do personagem. Embora a indumentária de Kraven possa parecer um pouco fora de moda atualmente, na época em que fora criada expressava a roupa frequentemente vista nos filmes que envolviam caçadas africanas. O trágico destino de Kraven mostra que histórias em quadrinhos podem ser, e muitas vezes são, reflexo do Espírito de uma Época e de dramas pessoais.
Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven |
Um grande abraço à todos!