Translate

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Viagem Literária - 2018


2018 foi um ano eclético no que se refere à minha experiência literária. Tudo começou nas planícies do árido Planeta Arrakina (também chamado de Duna) na epopeia cósmica, mística e política de Frank Herbert no livro DUNA. Voltei à Terra para aprender sobre a vida intrauterina pelos olhos de um feto que narra sua história ao tentar salvar seu pai de um ardiloso plano de assassinato perpetrado pela sua mãe e seu tio (qualquer semelhança com Hamlet de William Shakespeare não é mera coincidência), em ENCLAUSURADO. Depois me voltei novamente para o céus levado pela mão do pesquisador Don Lincoln que investiga quais seriam as chances reais de existir vida inteligente fora da Terra no livro UNIVERSO ALIEN. Continuei no espaço para conhecer a história original de O PLANETA DOS MACACOS e, voltando à Terra, encontrei o relato místico-científico de Arthur C. Clarke em AS FONTES DO PARAÍSO. Retornei ao Universo de Duna na sequencia da história de Frank Herbert, O MESSIAS DE DUNA, e finalizei o ano conhecendo outro aspecto místico de nosso Mundo, o relato das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, por meio do excelente FÁTIMA - MILAGRE OU CONSTRUÇÃO.


Se O Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien e A Saga da Fundação de Isaac Asimov estão entre as obras máximas da literatura fantástica/ficção de todos os tempos, DUNA de Frank Herbert as rivaliza de igual para igual. Ou talvez até avança para além do que é discutido nas duas obras acima. Em DUNA, Herbert elabora um universo ficcional mais profundo e místico. Política, sociologia, religião, misticismo, messianismo entre outros temas, que eram apenas citados em O Senhor dos Anéis e na Saga da Fundação, em DUNA permeiam todas as páginas do livro. Talvez por isso esta extraordinária Saga da família Atreides não seja tão conhecida do grande público. DUNA é sem dúvida uma leitura extraordinária e modificadora.


ENCLAUSURADO foi um livro que me chamou atenção a partir do que li a seu respeito em algumas críticas literárias. Praticamente uma adaptação de Hamlet de Shakespeare, porém tendo como personagem principal, no lugar do jovem príncipe, um feto. O livro não é ruim, no entanto confesso que esperava mais em função do que acredito que poderia ter sido explorado a partir de uma ideia tão original como essa. Na verdade as percepções do feto correspondem à visão que o autor tem do mundo, ou seja, o autor usa o pequeno ser ainda dentro do útero de sua mãe para ser seu porta-voz para comunicar muitas das suas ideias a respeito de nosso tempo. Isso não é ruim, mas acabou por retirar um pouco do brilho que os pensamentos de um feto realmente teria dentro de um útero. Vale, no entanto conferir.


Perdido entre os lançamentos das livrarias, encontrei UNIVERSO ALIEN. Você pode achar que este é apenas um livro para discutir o fenômeno pop dos aliens, mas não é. Nele, Don Lincoln (físico sênior do Fermilab, principal laboratório de física de partículas dos EUA), nos apresenta às reais chances de existir vida inteligente fora da Terra. Mas não só isso, Don vai além e discute as chances reais desta vida inteligente ser baseada em algum outro elemento químico diferente do nosso (o carbono). Ou seja, seria possível a existência de formas de vida tão diferentes de nós como visto em tantos filmes de ficção científica? A narrativa é simples e ajustada para o público leigo, sem perder de vista seu lastro na ciência de ponta. Em suma, um livro que você lê e passa a entender porque a vida é tão rara e porque o carbono é o elemento tão especial dentro da constituição da vida. Recomendo!


Na minha pilha de leitura já há algum tempo, a edição com a história original de O PLANETA DOS MACACOS da Editora Aleph estava me aguardando. Com um acabamento gráfico diferenciado a edição traz extras que emolduram a obra e a ressignificam de forma excelente, a saber: 1) uma entrevista dada por pelo autor Pierre Boulle em Fevereiro de 1972 à Revista Francesa Cinefantastique; 2) uma análise da obra do autor por Hugh Schofield da BBC News Paris; 3) um posfácio por Bráulio Tavares. A história original, e que deu origem ao filme de 1968, guarda importantes diferenças com sua contraparte cinematográfica, o que a torna realmente curiosa ao leitor já conhecedor dos filmes. Para aquele que não conhece as adaptações cinematográficas, o texto de Boulle é cheio de inferências antropológicas e até filosóficas acerca de nossas origens e de quem somos realmente enquanto espécie. Além de tudo, o livro é uma grande aventura de ficção científica. Recomendo!


Arthur C. Clarke é consagrado no universo literário como um dos grandes nomes da Hard Science Ficction. Mas para mim ele se consagrou depois que li 2001 - Uma Odisseia no Espaço e O Fim da Infância. Por isso, qualquer lançamento do autor em terras brasileiras está permanentemente em minha mira. AS FONTES DO PARAÍSO, lançado pela Editora Alpeph, seguiu essa curiosidade. Dono de uma narrativa que mescla muito bem conceitos científicos com filosóficos, Clarke não decepciona neste romance no qual um Engenheiro mundialmente conhecido busca a construção de um elevador para as estrelas a partir do maior pico da Terra no Sri-Lanka (antigo Ceilão). Gostei!


Como um ímã, a Saga Duna me atraiu para sua continuação em MESSIAS DE DUNA, a continuação direta do 1º livro. Neste segundo e mais hermético livro, Herbert mostra o destino do personagem principal, Paul Atreides. Elevado (e esmagado) à um nível de divindade, Paul enfrenta intrigas palacianas e cumpre seu destino no Planeta Duna. Toda mística, religiosidade e política estão presentes. Mas MESSIAS DE DUNA realmente é um livro para quem já tenha lido o primeiro.


Após uma viagem que fiz à Portugal e, por conseguinte à cidade de Fátima, retornei ao Brasil determinado a conhecer o que realmente aconteceu nos meses de 1917 na pequena aldeia de Aljustrel na província de Leiria em Portugal. FÁTIMA - VERDADE OU CONSTRUÇÃO é um livro que saciou plenamente minha curiosidade. Escrito pela jornalista portuguesa Patrícia Carvalho, o livro transita entre os dois polos de opiniões (à favor e contra a veracidade de Fátima). Para mim o grande destaque do livro é termos acesso aos depoimentos originais de Lúcia (a vidente mas importante do trio de pastorinhos que presenciaram ao longo de 9 meses as aparições da "Senhora"). É correto que o mito de Fátima obteve sim uma dose de construção por parte da Igreja ao longo do Séc. XX, no entanto entrar em contato com os depoimentos originais de uma pequena pastora semianalfabeta nos faz aceitar que algo realmente sobrenatural aconteceu ali. Recomendo muito!

Bem amigos, esta foi minha viagem literária ao longo de 2018. E a sua? Por onde você viajou em sua poltrona!!??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados