Translate

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Realidades Infinitas - Parte 03: A Quinta Dimensão (The Outer Limits)


Nesta 3ª parte desta série de matérias relacionadas a séries clássicas de ficção científica, fantasia, terror, suspense, mistério e sobrenatural comentarei sobre a incrível The Outer Limits, no Brasil chamada de A Quinta Dimensão. Contemporânea de outras duas séries já mencionadas aqui no Blog, tais como Além da Imaginação (Twilight Zone) e Um Passo Além (One Step Beyond), A Quinta Dimensão focou-se muito na temática ficção científica. Por isso não é incomum as imagens da série na internet trazerem sempre personagens alienígenas em evidência. Talvez você se lembre da série por causa de sua introdução. No início de cada episódio uma voz (do ator Vic Perrin) distorcida informava ao telespectador que seu aparelho televisor estava funcionando bem (apesar das distorções que se via na tela), porém passava, a partir daquele momento, a ser controlado por uma entidade externa. A ideia era passar a informação que coisas além da compreensão passariam a ser exibidas.


Na versão em português víamos o mesmo texto original narrado por uma dublagem distorcida. Em nossa língua, era mais ou menos assim:
"Não há nada de errado com seu televisor. Não tente ajustar a imagem. Não há nada de errado com sua televisão. Não tente ajustar a imagem. Estamos controlando a transmissão. Se quisermos deixar o volume mais alto, nós o aumentaremos. Se quisermos deixar mais baixo, nós o faremos. Nós controlamos a horizontal e a vertical. Podemos mexer na imagem e mudar o foco. Durante a próxima hora, nós controlaremos tudo o que você vai ver e ouvir. Repetindo: não há nada de errado com sua televisão. Você está a ponto de participar de uma grande aventura. Você está a ponto de experimentar o temor e conhecer o mistério que existe na mente, alcançando… a Quinta Dimensão."


A série foi exibida originalmente de setembro de 1963 à janeiro de 1965, totalizando 49 episódios em 2 temporadas. Cada episódio tinha aproximadamente 60 minutos. A série foi concebida por Leslie Stevens, Joseph Stefano (roteirista de Psicose) e pelo diretor de fotografia Conrad Hall. A Quinta Dimensão chegou a receber o prêmio Writers Guild of America em 1966 para o escritor e roteirista Harlan Ellison, pelo episódio Demon with a Glass Hand. Apesar de narrarem histórias de ficção científica, os episódios de A Quinta Dimensão eram muito autênticos e procuravam manter o foco na humanidade das pessoas, o que aproximava o público dos temas, ao invés de simplesmente apresentarem aspetos fantásticos e surreais ligados à temática. Isto talvez tenha sido um dos grandes trunfos da série. Algo semelhante seria repetido com sucesso, por exemplo, na Série Clássica Star Trek (Jornada nas Estrelas - 1966 - 1969) de Gene Roddenberry, que conseguiu aproximar a população de temas relacionados à ficção por fazer uso deste mesmo expediente. O grande responsável por isso foi Joseph Stefano (roteirista da série) que, apesar de não entender de ficção científica (disso quem entendia era Leslie Stevens), desenvolveu a série em cima de seu interesse em se aprofundar no comportamento humano diante do terror e do medo. Assim, construiu-se um programa humanizando-se monstros ou dando aos humanos um comportamento monstruoso. A série contou também com o aparecimento de atores conhecidos, dentre eles, William Shatner (o Capitão Kirk de Star Trek - Série Clássica), Leonard Nimoy (o Spock também de Star Trek - Série Clássica), Adam West ( O Batman do seriado de 1966) entre outros.

A Quinta Dimensão - A Série Clássica: 02 Temporadas
Período de Produção: 1963 - 1965
1ª Temporada 32 episódios
2ª Temporada 17 episódios 

Apesar de tudo isto ser incrível, os executivos achavam que o programa deveria ter saídas mais fáceis e menos metáforas para o grande público e, por causa destas diferenças criativas a série foi cancelada em sua 2ª temporada. No Brasil tivemos, por enquanto, o lançamento da 1ª temporada de A Quinta Dimensão pela Distribuidora Vinyx Multimídia, com todos os seus 32 episódios divididos em dois volumes (imagem abaixo).

1ª Temporada de A Quinta Dimensão - 32 Episódios dividios em dois volumes

Há um pequeno erro no volume dois (imagem acima) ao descrever na contracapa do box o episódio The Production and Decay of Strange Particles. Na contracapa da caixa é descrito dois episódios, 01chamado The Production and Decay of Strange e outro chamado Particles, sendo que na verdade é um episódio só.

A série foi revivida na década de 90, sendo lançada de março de 1995 à janeiro de 2002 contando com 07 temporadas com um total de 154 episódios de 45 minutos cada um. A série possui episódios escritos por escritores aclamados de ficção, dentre eles Stephen King, Harlan Ellison, Eando Binder, Larry Niven, Richard Matherson entre outros. A série transcendeu sua primeira versão e incorporou histórias que incluíam mais violência, sexo, nudez e temas adultos. Da mesma forma que sua antecessora, esta 2ª versão contou com atores conhecidos, dentre eles Alyssa Milano, Ryan Reynolds, Rae Dawn Chong, Beau Bridges, Rebecca De Mornay e Robert Patrick.

No Brasil tivemos o lançamentos da 1ª temporada pela Distribuidora Vinyx Multimídia. Estou muito esperançoso que o selo Vinyx traga as temporadas restantes.



A Quinta Dimensão - 2ª Versão: 07 Temporadas


Período de Produção: 1995 - 2002


1ª Temporada 22 episódios
2ª Temporada 22 episódios
3ª Temporada 18 episódios
4ª Temporada 26 episódios
5ª Temporada 22 episódios
6ª Temporada 22 episódios
7ª Temporada 22 episódios

A Quinta Dimensão (The Outer Limits) é outra série que precisa ser resgatada pelos fãs de ficção científica, suspense e fantasia. Não percam a próxima e última matéria sobre a última série que, em minha opinião, compõe este conjunto áureo de programas: Histórias Maravilhosas (Amazing Stories), produzida por ninguém menos que Steven Spielberg!!

4 comentários:

  1. Puxa! Estas coletâneas emocionam. Estou realmente encantada.
    E sabe Marcelo? Passei algumas vezes por aqui te lendo e me perdi no tempo. Fiquei realmente curiosa quanto a estes seriados maravilhosos. Quero que saiba que busquei alguns no yutube e estou amando. O que mais me chamou atenção foi essa emoção interior, percebo enfim, que estou amando ficção científica rsrsrs.

    Grata pela partilha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda

      Que bom ver seus comentários. Espero que em algum momento você possa assistir alguns episódios destas séries.

      Olha só!! Está nascendo uma fã de ficção científica! Acho muito interessante a proposta destas séries em trafegar no limite entre realidade e fantasia, entre o concreto e o abstrato, entre o visível e o invisível. Isso faz com que fiquemos mais perceptíveis e sensíveis à magia ao nosso redor.

      Valeu Maria Fernanda. Desculpe a demora em responder!!

      Marcelo

      Excluir
  2. Dos 49 episódios, até agora vi 15, e tô gostando. Não curti todos, mas a maioria sim. Ansioso para terminar de ver tudinho.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Denis e eu queria saber porque que não está mais disponível a série quinta dimensão de 95 a 2002 não consigo encontrar em nenhum blog em nenhum sistema de site eu queria o link para poder baixar a série

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados