Translate

domingo, 10 de setembro de 2017

Coleção de Cards - Festival Guia dos Quadrinhos: Um Resgate Histórico!!


Se você é fã de quadrinhos, com certeza já se ligou nos eventos sobre o tema por este Brasil afora. Para quem mora em São Paulo (Capital) um destes eventos é o Mercado de Pulgas, chamado a partir de 2016 de Festival Guia dos Quadrinhos (FGQ). Desde 2009 este agradável encontro de amigos vem se fortalecendo ao manter vivo o aspecto "marginal", amigável e verdadeiramente nerd dos quadrinhos. Com o aparecimento dos Mega-Eventos ligados à Cultura Pop, eventos menores e mais focados nas amizades e no aspecto contra-cultural das HQs vinham se perdendo. Quem viveu os anos 70 e 80 sabe que foram estes obscuros e marginais encontros que mantinham viva a chama de uma mídia que por vezes se viu em verdadeiros becos sem saída.


Herdeiro desta tradição, o FGQ é na verdade filho do Portal Guia dos Quadrinhos, uma plataforma no ar desde 2007 e que hoje é o maior banco de dados acerca de lançamentos de Quadrinhos no Brasil. Criado pelo Designer Gráfico Edson Diogo (um dos organizadores do FGQ) o portal é referência para pesquisadores, leitores, jornalistas, editores e tradutores, com quase 200 mil edições, mais de 100 mil capas e 250 mil histórias cadastradas. Na edição de 2016 do Festival, os fãs de quadrinhos que estiveram no local foram presenteados com uma ideia sensacional: um conjunto de 10 cards com capas de revistas extremamente importantes para o quadrinho nacional. Cada card trazia no verso informações importantíssimas sobre a publicação ao contextualiza-la artística e comercialmente.


Na edição de 2017 (que aconteceu no dia 08/04 no Clube Homs - Av. Paulista 735), fomos surpreendidos por mais um conjunto de cards dando continuidade aos do ano anterior. Só que agora, em função do apoio da Loja Virtual Comic Hunter a coleção dobrou de tamanho. Foram oferecidos mais 20 (!!) cards aos participantes. Entre as revistas homenageadas nos cards estão claros expoentes dos quadrinhos mundiais lançados em solo brazuca e que fizeram parte da infância e adolescência de uma verdadeira legião de pessoas, dentre eles: Homem de Ferro e Capitão América Nº 0, Superavanturas Marvel Nº 01, Capitão América Nº 01, Heróis da TV Nº 01, Quarteto Fantástico Nº 01 entre outras.


Revistas em quadrinhos antológicas para o Brasil também estão presentes. O que se constitui em um material de resgate super especial ao também valorizar nossa cultura e tradição. Títulos como O Gibi Nº 03, por exemplo são de uma importância enorme, já que foi esta a  revista que, de tão popular, consolidou em nossa cultura a mania que temos de entendermos HQs como sinônimo de GIBI. 


Outros títulos muito importantes para o Brasil também aparecem, tais como: Chiclete com Banana, O Vigilante Rodoviário, Pererê, Zé Carioca e até mesmo a capa de O Tico-Tico. Publicação que data de (pasmem) 1905!! A expectativa dos organizadores do FGQ é que esta coleção permita aos visitantes formarem um conjunto ímpar de cards que resgatará a memória dos quadrinhos nacionais.





















 





Seguindo a linha editorial aqui do Blog, sempre interessada em resgatar e valorizar a perspectiva histórica da 9ª Arte, eu não podia deixar de valorizar e divulgar esta iniciativa incrível levada à cabo pela equipe de organizadores do Festival. Tudo que nos resta agora é aguardar a edição de 2018 e roer as unhas de expectativa dos novos tesouros a serem oferecidos na forma de cards.

É isso aí amigos! Grande abraço!

5 comentários:

  1. Marcelo, boa noite! Será que seria possível vc passar esses cards para um arquivo único em PDF e disponibiliza-lo como link no blog? Queria poder tê-los em boa resolução! Agradeço desde já! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo!

      Agradeço muito a presença e o comentário! Então... Sobre seu pedido na verdade não seria difícil fazer isso que você pede, e eu faria com o maior prazer, no entanto os cards saíram como parte integrante do Evento do Edson Diogo (Feira Guia dos Quadrinhos) e atualmente vem de brinde para quem compra o Livro Editado pelo Site Guiados Quadrinhos "Os Mundos de Jack Kirby".

      Eu poderia fazer tal coisa caso o Edson liberasse isso. Talvez fosse interessante conversar com ele pelo FALE CONOSCO do site GUIA DOS QUADRINHOS sobre a possibilidade de disponibilização do material. Caso ele não se importasse eu faria sim! Ou quem sabe até ele tem algum plano já de disponibiliza-los no formato que você deseja.

      Valeu amigo!!

      Marcelo

      Excluir
  2. Tenho os cards da edição de 2017 (11-30) e gostaria de trocar pelos cards da edição de 2016 (1-10). Se alguém se interessar entre em contato pelo e-mail marcioamsiqueira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio...

      Legal! Espero que você consiga a troca. Estou ansioso pelos cards deste ano, que pelo que li trarão capas da Vertigo.

      Forte abraço!

      Marcelo

      Excluir
  3. Meu sogro tem todas essas revistas :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados