Translate

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Retrospectiva Versátil Home Vídeo - 2015


Nos últimos anos a Versátil Home Vídeo vem fazendo, para os amantes do cinema, a mesma coisa que algumas empresas inteligente fizeram, ou seja, começaram a tratar o fã com respeito e acima de tudo começaram a pensar como um fã pensa. Grande clássicos, autores e gêneros do cinema começaram a chegar com o respeito que merecem e mais, o fã de cinema percebeu o primor com que cada lançamento vem sendo tratado através de um excelente acabamento gráfico nas embalagens e nos brindes que acompanham cada lançamento. Com a incrível ideia de lançar Boxes temáticos ou autorais, a Versátil fez o que nunca havia sido feito, deu aos cinéfilos a possibilidade de vislumbrar seus filmes como uma coleção coesa, padronizada e cheia de surpresas (como por exemplo os cards que acompanham os packs). No ano de 2015 a empresa lançou inúmeros Boxes e filmes. Nesta matéria vou destacar aqueles que para mim (em função de meu gosto pessoal estiveram no topo!).

Da direita para esquerda: Obras Primas do Terror vol. 02; Filme Noir Vol. 02; Filme Noir Vol. 03; Clássicos Sci-fi; Zumbis no Cinema; Lovecraft no Cinema.

Muitos outros filmes e Boxes excelentes foram lançados pela Versátil em 2015, e eu acabo sendo injusto apontando apenas estes aqui, no entanto, como escrevi acima eles representam meu gosto pessoal. Com excelente edição, as cópias são em sua maioria restauradas e trabalhadas desde a legenda até o som de forma excelente.

Da direita para esquerda: Cinema Faroeste; A Arte de Mario Bava; Vampiros no Cinema; Os Vampiros de Salem; Obras-primas do Terror vol. 03; Giallo.

Posso dizer sem dúvida nenhuma que uma das minhas grandes surpresas foi ter conhecido as Obras de Mario Bava em 2015. Dono de um olhar estético peculiar, este foi o 1º cineasta que conseguiu, em minha opinião, tornar a beleza visual de uma obra quase ou até maior que o próprio roteiro do filme. Nesse sentido seus filmes se enchem de uma beleza incrível. Além de uma caixa totalmente dedicada a ele, seus filmes também estão presentes nas caixas Obras-primas do Terror e Giallo, este último um gênero de terror italiano voltado para o mistério, assassinato e policial.

Da direita para esquerda: A Segunda Guerra no Cinema; Edgar Allan Poe no Cinema; A Arte de Andrei Tarkóvski; Solaris; A Arte de Dario Argento; Cinema Faroeste vol. 02.

Algo que qualquer um descobrirá e ficará surpreso ao assistir essas obras aqui resgatadas é a percepção de que há todo um cinema feito abaixo da superfície do "comercial" que, por isso mesmo, alcança uma liberdade criativa que o mainstream não consegue, justamente em função das implicações e riscos comerciais. Este cinema a que me refiro (abaixo desta superfície) também (é claro) possui suas aspirações comerciais, no entanto, consegue desfrutar de uma liberdade de linguagem, cenas e ideias atualmente muito pouco vistos.

Da direita para a esquerda: Clássicos Sci-fi vol. 02; Phenomena; O Cinema de Orson Welles; Shakespeare por Welles; Filme Noir vol. 04; O Sacrifício.

Bom amigos, estes foram meus destaques pessoais da Versátil em 2015, um ano que apesar de toda turbulência política e econômica conseguiu trazer verdadeiras pérolas do cinema ao Brasil.

Um grande abraço à todos e um Feliz 2016!!!

4 comentários:

  1. Marcelo,

    Primeiramente, feliz 2016.

    Por onde vc compra os filmes da versatil?

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!! Blz!? Valeu pela presença! Espero ter sua presença aqui no Blog em 2016.

      Que seja um ano de muita paz, saúde e sobretudo de melhora da vida das pessoas.

      Rapaz... sobre os DVDs da Versátil eu compro na Livraria Cultura. Até porque alguns são exclusivos da Cultura. Inclusive vi que ela está com uma promoção de vários DVDs da Versátil. Dê uma olhada lá!

      Um grande abraço pra vc!

      Um feliz 2016.

      Marcelo

      Excluir
  2. Uau! Que seleção moço...
    Não vi aí “O Homem dos Olhos de Raio-X”
    “Scanners – Sua Mente Pode Destruir”.
    Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Maria Fernanda...

      Cronenberg precisa aparecer também. O Homem dos Olhos de Raio-X também. Esse último está na caixa Obras Primas do Terror 3 eu acho... rs rs rs

      Sensacional sim!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados