Translate

sábado, 12 de setembro de 2015

Coleção Veículos de Serviço do Brasil


Olá amigos... A 2ª Coleção que gostaria de comentar, além daquela informada na última matéria (Coleção Caminhões Brasileiros de Outros Tempos - CBOT) é agora Veículos de Serviço do Brasil. Lançada praticamente simultaneamente à CBOT, Veículos de Serviço do Brasil tem como proposta um verdadeiro desfile de modelos de veículos que serviram à diversas empresas comerciais e estatais. A Planeta DeAgostini volta aqui a contar com uma das características marcantes do consumidor (colecionador) Brasileiro, sua capacidade de recordar e se apegar afetivamente à épocas, veículos e momentos. As peças contemplam modelos de veículos de serviço desde de 1950 e é um festival de marcas comerciais, logos, cores e lembranças. Associado a cada peça há um fascículo que conta a história da empresa e o emprego do veículo em determinada função.


A Coleção dispõe de um Site Oficial da Coleção de divulgação onde é possível assistir um vídeo promocional. As miniaturas vem posicionadas sobre uma base expositora na qual está impresso o nome e modelo do veículo. Além disso, a peça fica protegida dentro de uma caixa de acrílico com uma foto de fundo compondo assim um diorama. 


A forma primordial para aquisição das peças é pela assinatura diretamente na Planeta DeAsgostini. A empresa possui um serviço de assinaturas com o qual nunca tive problemas, no entanto muitos gostariam de adquirir peças avulsas, o que infelizmente não é possível. Esta opção é possível somente àqueles que vivem em cidades nas quais a coleção está sendo lançada em banca, do contrário a opção é a assinatura ou então a aquisição através de terceiros. Outra grande luta dos colecionadores que assinam coleções entregues por nosso Serviço de Correios e Telégrafos é receberem as peças em condições adequadas. Caixas entregues machucadas, amassadas e estrupiadas são comuns em nosso país, haja vista as entregas que recebemos das Coleções de Miniaturas de Metal da Marvel e DC. No caso da Planeta DeAgostini, inacreditavelmente as caixas me tem sido entregues íntegras, possivelmente porque são caixas mais robustas e de folha dupla de papelão.


A assinatura possui algumas vantagens. Além da óbvia comodidade de se receber as peças em casa, o assinante recebe também brindes conforme pode ser conferido abaixo. A desvantagem é, portanto o interessado não conseguir adquirir itens avulsos.

Volkswagen Brasília - Polícia Rodoviária Federal

Sava Austin

Arquivador

A coleção Veículos de Serviço do Brasil é um pouco menos extensa (50 peças) do que suas irmãs, a Coleção Caminhões Brasileiros de Outros Tempos (60 peças) e a Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil (100 peças!!). De qualquer forma o conjunto total destas 03 coleções será uma infinidade de miniaturas. O mais interessante é serem todas na mesma escala 1:43. 


Como já relatei anteriormente, meu interesse nestas coleções é mais afetivo, emocional e passional do que técnico. Antes destas coleções se iniciarem no Brasil eu já havia percorrido alguns caminhos e descoberto que existe um colecionismo de alto nível ($$$$) envolvendo miniaturas de carros, soldados, barcos, aviões e correlatos. Um ramo altamente especializado em que as peças são numeradas, únicas e atendem à demanda de um segmento extremamente elevado da sociedade (e estou falando de classe alta). Este segmento de alto nível do colecionismo é totalmente alheio aos desejos das pessoas comuns e é aí que que coleções como estas entram. Apesar do preço de cada peça (R$ 50,32 para esta coleção Veículos de Serviço do Brasil) não ser barato, ainda assim é mais acessível do que este segmento de alto nível.


Bom amigos... Como já comentamos aqui algumas vezes, o Brasil vive (apesar da crise) um momento ainda favorável ao colecionismo. A maioria dos colecionadores já internalizou a ideia de ter sempre um dinheirinho separado todo mês para comprar uma determinada coleção. Infelizmente, dado o número de opções no mercado hoje, nós temos que optar por esta ou aquela, para que assim caiba dentro deste orçamento já sagrado e separado todo mês para o colecionismo.

É isso aí! o/

15 comentários:

  1. Minha nossa Marcelo, que grande coleção essa! Repito: se não fosse meu problema de espaço... Só de olhar pra esse Fusca da TELESP voltei uns trinta anos no tempo e me vi voltando da escola com os amigos. Incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou Marcelo.

      Isso mostra algo que eu de certa forma já imaginava: temos gostos muito parecidos... rs rs, pois quando vi essa coleção pela primeira vez foi exatamente o que senti.

      Penso que o verdadeiro Nerd cuida de suas lembranças como se fosse um jardim, cultiva-as e trata delas com muito respeito. Além disso, encontra nessas grandes pequenezas a expressão de seus sentimentos.

      Penso que seja isso que nos move e nos faz mais sensíveis.

      Quem sabe você não adquire algumas destas peças. Quer que eu compre o FUSCA da TELESP para você aqui em São Paulo? Por aqui esta coleção está saindo em banca.

      Abc!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Grande Marcelo! Definiu bem o saudosismo Nerd que nos move. hehehe. Não precisa se preocupar amigo. Como todo colecionador compulsivo, evito o "primeiro gole", ou seja, se comprar esse Fusca vou querer todos os outros depois. Aí haja espaço em casa! hehehe. Obrigado pela oferta e um abraço!

      Excluir
    3. Ok Marcelo!! Mas quando precisar de algo por essas bandas fique à vontade de me contactar.

      Você definiu bem também a questão das compras com a analogia com o etilismo. Tente evitar o 1º gole (rs rs) se não realmente depois fica difícil!!

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Marcelo, tudo bem?

    A De Agostini está investindo alto neste segmento de veículos, não? Uma curiosidade que eu tenho é que a empresa é espanhola e a fabricação provavelmente chinesa. Será que o desenvolvimento das peças é toda feita aqui no Brasil?
    Sobre a miniatura do Jonah Hex, eu desisti das especiais de resina da DC. Vou ficar apenas com as regulares, pelo menos até a ed. 79. Minha última aquisição foi uma miniatura de Assassin Creed Black Flag, que está em oferta na Saraiva por R$ 189,00 no cartão. A peça vem como brinde num box exclusivo do game para PS3 (ou XBOX360), que traz também uma bandeira pirata em tecido. Quando chegar te mando uma foto por e-mail.

    Abs., Carlos - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos...

      É verdade. A Planeta DeAgostini está mesmo com uma grande proposta neste sentido. Possui uma oferta significativa de coleções voltadas para Miniaturas de Veículos. Sobre as peças serem desenvolvidas aqui no Brasil eu não saberia te dizer, mas arriscaria que sim sabia? Há veículos muito específicos da história do Brasil, por isso o meu palpite.

      Legal sua última aquisição, Carlos!! Depois mande uma foto sim!

      Grande abraço amigo!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olá Marcelo! Sou colecionadora de carros antigos em miniatuars! Infelizmente a coleção Carros Inesquecíveis do Brasil, só cheguei até a numero 30! Agora dei prioridade aos Carros a Serviço do Brasil, cuja a coleção acompanho quinzenalmente nas bancas!! Fora os carros, ainda tenho que manter a coleção da Marvel e da DC Comic's... Que são os bonecos de chumbo! Seu blog é muito bom, obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!! Como vai!? Agradeço sua participação e comentário.

      Achei muito legal seu interesse por essas coleções!! A gente fica realmente sem saber muito o que priorizar.

      A Coleção Carros de Serviço do Brasil é sensacional com certeza. Fora mesmo as da Marvel e DC que são épicas!

      Agradeço imensamente o comentário e fiquei muito feliz em saber que vc curte o bog!!

      Valeu mesmo!!

      Apareça sempre!

      o/

      Marcelo

      Excluir
  4. Marcelo,
    Estou inciando na coleção de miniaturas.
    Nas bancas de São Paulo não encontro a coleção Carros de Serviços.
    Até no próprio site, não há a exibição de todos os modelos.
    Saberia dizer o que houve?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo...

      Desculpe a demora em responder. Realmente estive na correria no trabalho.

      Então... A Planeta DeAgostini é uma empresa de colecionismo que infelizmente não disponibiliza peças avulsas para venda. Só mesmo assinando ou então conseguindo em bancas nas cidades em que a coleção está saindo.

      Eu sou assinante, portanto não tenho acompanhado muito as bancas aqui de São Paulo para ver como está o andamento.

      Caso que fique sabendo de alguma coisa eu aviso. Tem uma banca na Av. Paulista que tem muitas peças desta coleção chama-se Paulista News. Dê uma checada lá: 11 - 3283-2926

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
  5. Boa tarde, vc sabe me informar se tem algun lugar específico, onde consigo uma prateleira para colocar essa coleção? E já vi numa banca um carro que ainda não 'Lançou" e também vi e alguns sites para vender tb. Abraço, Edson.
    http://lista.mercadolivre.com.br/miniaturas-carros-de-servi%C3%A7o-do-brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson...

      Tudo bem?

      Sobre essa coleção a que você se refere eu fiz uma matéria aqui no Blog (Link Abaixo) na qual você pode ver todas as peças e sua ordem ate o momento.

      http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2016/07/colecao-veiculos-de-servico-do-brasil.html

      Em relação à estante, a verdade é que não existe uma estante ideal. O que é necessário é você ver o espaço que você dispõe e mais ou menos como você gostaria de ver as peças exposta (uma ao lado da outra por exemplo ou em nichos...).

      No meu caso que mandei fazer uma estante e postei algumas fotos aqui no Blog dela na postagem no link abaixo. A postagem refere-se à minha coleção de miniaturas da Marvel/DC, no entanto você poderá ver que nas prateleiras (apagadas) acima e abaixo das peças de super-heróis estão os carros desta coleção. Dê uma olhada para pegar umas ideias.

      http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2016/07/colecoes-eaglemoss-exposicao-pessoal.html

      Espero ter ajudado.

      Um gde. abc. pra você!!

      Marcelo

      Excluir
    2. Boa tarde, tudo bem graças a Deus e vc? Ficou show sua estante, estou pesquisando alguns modelos, por enquanto estou guardando os carros, pois ainda não sei ao certo quantos serão no total, outra coisa que "quebra as pernas" são os valores, pois começou a R$ 14,90 agora já esta R$ 48,00 e daqui a pouco vai para R$ 60,00. Eu vejo em alguns lugares (uma banca e mercado livre) carros para vender, será que compensa comprar? Obrigado, abraço

      Excluir
    3. Então Edson...

      Olha... Caso seu objetivo seja comprar apenas alguns acho que compensa mais pagar valores mais altos apenas naqueles que são realmente importantes para você. Mas caso vc faça a coleção inteira realmente é um dilema quanto ao preço. Acho que o mercado para o colecionismo no Brasil acordou faz pouco tempo e ainda não se estabilizou. Há ainda muita gente querendo inflar preços e ganhar muito dinheiro em cima.

      O valor de uma peça é muito pessoal sabe. Caso você sinta que esta coleção é a sua preferida eu acho que compensa comprar sim.

      Valeu amigo!

      Marcelo

      Excluir
  6. boa tarde estou tentando compra pela a internete para completar a minha coleçao veiculos de serviço do brasil escala;1.43 mais nao comsico comprar no cartao como que eu posos fazer para compra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados