Translate

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Como Ler a Saga da Fundação de Isaac Asimov?

Os Livros da Saga da Fundação de Isaac Asimov

Bem amigos, ao longo de 2014 fiz matérias específicas a respeito de cada um dos livros que compõem a incrível Epopeia Galáctica de Isaac Asimov conhecida como A Saga da Fundação: Fundação, Fundação e Império, Segunda Fundação, Limites da Fundação, Fundação e Terra, Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação. Porém, para muitas pessoas desejosas em iniciar a leitura desta maravilhosa Saga, fica a dúvida quanto à ordem da leitura dos livros. O momento é incrivelmente oportuno para ler essa história aqui no Brasil, já que a Editora Aleph lançou todos os livros referentes à Saga, sendo que o último lançamento (Origens da Fundação) chegou às livrarias brasileiras em agosto de 2014! Abaixo apresento-lhes as possibilidades de leitura da história, bem como minha recomendação.


Ordem de Lançamento dos Livros (a que eu recomendo)


Essa foi a ordem que eu li a saga e a recomendo não necessariamente por isso, mas sim pelo fato do leitor poder acompanhar o desenvolvimento literário de Isaac Asimov que, à medida que as décadas passavam, ia agregando cada vez mais elementos à saga, além do fato de que sua escrita (que já era interessante desde os anos 50) vai nitidamente se tornando cada vez mais elegante. Nessa sequencia o leitor, em minha opinião, consegue uma compreensão maior dos personagens envolvidos, além de encerrar o último livro (Origens da Fundação) com a perspectiva correta da história.


Ordem em que a História se passa Cronologicamente


A ordem em que a história se passa, como se pode ver, é totalmente diferente daquela em que foi lançada. Em 1988 e 1992 Asimov resolveu escrever as bases científicas e históricas sob às quais o desenvolvimento do principal personagem da Saga (o Prof. Hari Seldon) se dá. É por isso que se você quer começar a ler cronologicamente a história deve-se começar por "Prelúdio à Fundação". No entanto, essa sequencia de leitura não seria tão boa em minha opinião em função dos motivos apresentados no parágrafo acima.


Ordem Alternativa de Leitura


A ordem apresentada acima permitiria ao leitor iniciar a leitura da Saga pela Trilogia lançada nos anos 50 que, e em seguida, escolheria em prosseguir na ordem cronológica dos acontecimento (parte de cima da figura), ou então retornar ao início de tudo com "Prelúdio à Fundação".

A importância da Saga da Fundação no universo ficcional de Asimov é imensa. Ao final de sua vida o autor resolveu integrar todos os seus livros ao Universo da Fundação. Isso significa que todo e qualquer livro de Isaac Asimov que você já tenha lido localiza-se de alguma forma na "Linha do Tempo" do Universo da Fundação. Um Universo cheio de suposições científicas elegantes e repletas de verdades. Em algum momento voltaremos a falar desta "Linha do Tempo" integrada do autor.

 Caso você esteja pensando em adentrar à esse universo, não perca tempo!

Um grande abraço à todos!!

8 comentários:

  1. Gostei da ordem alternativa. Esta postagem foi útil para mim, pois penso em ler a "Saga" assim que puder adquirir todos os livros em alguma promoção.

    Vi boxs à venda. No entanto, nenhum parece trazer toda a "Saga".

    Você recomenda algum?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Kleiton! Blz?

      Espero que leia a Saga sim. Acho que vai gostar.

      Sobre os Boxes, na verdade a Editora Aleph lançou um Box (de Capa Preta) contendo os 03 primeiros Livros (cronologicamente falando) "Fundação", Império e Fundação" e "Segunda Fundação". Esse Box pode ser encontrado nas livrarias em geral.

      Recentemente (com o lançamento do último livro "Origens da Fundação") a Alpeh lançou um outro Box, só que agora de capa Branca contendo os demais livros: "Limites da Fundação", " Fundação e Terra", " Prelúdio à Fundação" e "Origens da Fundação". Ou seja, a forma que a Editora lançou os livros foi obedecendo a ordem de lançamento de cada obra (a forma que eu recomendei de leitura na matéria).

      No entanto, a forma que coloquei como "alternativa" permite o leitor escolher após o término de "Segunda Fundação" o recuo no tempo com "Prelúdio à Fundação" e "Origens da Fundação" ou continuar a história em ordem cronológica com "Limites da Fundação" e "Fundação e Terra".

      Valeu Kleiton!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Vi os dois boxs à venda. Mas fiquei confuso, assim que lançaram. Esta postagem acabou ajudando bastante. Fico com receio de comprar esses dois boxs, agora, e depois lançarem um box único, contendo todos os sete livros por um preço acessível. Acho que darei mais um tempo. Ainda estou com muita coisa aqui para ler. Mas "Fundação" será uma próxima leitura, sim. Abraços!!

      Excluir
    3. Entendi...

      Comigo aconteceu algo parecido. Comprei o "Box Negro" inicial e depois comprei os demais livros avulsos. Porém, o "Box Branco" é muito interessante de se ter já que dá uma coerência na estante. Porém escrevi para a editora perguntando se eles não me venderiam apenas o "Box Branco" para eu inserir nele os livros e eles não me responderam.

      Fico feliz que postagem te ajudou!!

      Abração!!

      Marcelo.

      Excluir
    4. Passando aqui só pra te dizer que há um cara no Mercado Livre que vende box para quadrinhos sob encomenda e que ele poderia fazer esse box para vc... acho.
      Abç!!!

      Excluir
    5. Olá Kleiton! Valeu pela visita!!

      Valeu mesmo pela dica!!

      Qualquer coisa eu te falo!!

      Abc!

      Marcelo

      Excluir
  2. Sabe me dizer se existem versões em português das continuações, escritas por outros autores, do universo Asimoviano? Me refiro a "Foundation's Fear", "Foundation's And Chaos" e "Foundation's Triumph".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lino!!

      Tudo bem amigo!?

      Muito legal conhecer alguém que se interessa pelo universo de Asimov, um escritor que considero um dos maiores de ficção científica de todos os tempos.

      Desculpe a demora em responder seu comentário. Estive na correria no trabalho. Cara... Olha... Eu não sabia que haviam essas continuações por outros autores! Estou muito surpreso de saber disto.

      Puxa!! Não sei se tais livros foram lançados no Brasil. Pela Editora Aleph (editora que vem lançando os livros de Asimov no Brasil) com certeza não foram.

      Mas vou procurar saber.

      Qualquer coisa avise também!!

      Apareça!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados