Translate

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Coleção Comics Star Wars


Bom amigos... O segmento de colecionismo no Brasil realmente parece estar de "vento em popa". Pelo que eu me lembre nunca esse mercado esteve tão aquecido quanto agora. Há cerca de 02 ou 03 anos uma Nova Era foi inaugurada em nosso país com o lançamento de coleções que demarcaram um novo patamar. A Coleção de Miniaturas de Metal Marvel e DC; Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil; Coleção Senhor dos Anéis; Coleção Oficial dos Carros de James Bond; Coleção de Graphic Novels da Editora Salvat; Coleção Oficial de Xadrez Star Wars, estão entre algumas das mais comentadas desde então. Pois agora, novamente temos um grande lançamento anunciado pela Planeta DeAgostini: A Coleção Comics Star Wars. À exemplo da bem sucedida empreitada da Editora Salvat com as Graphic Novels da Marvel, a Planeta DeAgostini investe em uma coleção de encadernados de luxo que juntos compõem boa parte da mitologia de Star Wars. Anunciada como 70 volumes, a coleção abrange um longo período de tempo englobando acontecimentos paralelos aos famosos filmes. Conforme podemos ver abaixo a Mitologia de Star Wars insere-se em um amplo período de tempo em que um evento crucial marcou a história como um todo: A Batalha de Yavin. Evento que foi mostrado no filme "StarWars: Uma Nova Esperança de 1977" cujo fato mais importante foi a destruição da Estrela da Morte. Assim, temos o calendário galáctico ordenando-se entre ABY ( Antes da Batalha de Yavin) e DBY (Depois da Batalha de Yavin). 


Os 70 volumes da Coleção se organizarão trazendo eventos que se passam ABY e DBY. Com uma periodicidade quinzenal do Nº 01 ao 11, e após esse volume, semanal, os encadernados chegarão às bancas a partir de Outubro de 2014 em algumas cidades do Brasil com o preço de R$ 34,99 cada. A assinatura já está disponível no Site da Planeta DeAgostini, e há alguns benefícios para o assinante, dentre eles um 1º envio com as edições 01, 02 e 03 por R$ 57,98 e ainda alguns brindes, a saber, miniaturas em escala 1:32 dos seguintes personagens: Darth Vader; Yoda + Soldado de Assalto Imperial; e C3-PO. Sou assinante desde 2012 da Coleção de Carros Inesquecíveis do Brasil da Planeta DeAgostini e posso dar uma opinião como consumidor. Desde que assinei nunca tive problema. A Editora tem um esquema de debitar em meu cartão de crédito sempre que chega a época de enviar uma entrega, e isso funcionou bem nesses 02 anos de assinatura. Claro que esse esquema só funciona bem para aquele colecionador que não fica cancelando e refazendo a assinatura via cartão de crédito, pois daí realmente dá uma grande dor de cabeça. É débito pra cá, estorno pra lá, que ninguém entende mais.


Conheço pouco do Universo expandido de Star Wars, sendo assim pesquisei um pouco para tentar localizar o conteúdo dos encadernados numa "Linha do Tempo" coerente dentro desta Saga Cósmica. Fiz isso para que eu consiga entender o que a Coleção realmente abrange. Como não sou "expert" no assunto, peço que algum leitor mais entendido me ajude a ajustar o quadro abaixo, deixando-o correto e fidedigno, situando cada arco de hsitórias na sua devida "Era".



Edições 1 à 12: Clássicos - Histórias que se passam dentro da Era da "Rebelião". Portanto, eventos contemporâneos àqueles mostrados nos filmes Star Wars: Uma Nova Esperança (1977); Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980); e Star Wars: O Retorno de Jedi (1983).

Edições 13 à 18: Cavaleiros da Antiga República - Histórias situadas dentro da Era da "Antiga República".

Edição 19: Guerra Iminente - Ao que tudo indica, um prelúdio para as edições seguintes "A Guerra dos Clones", dentro da Era "Ascensão do Império".

Edições 20 à 26: A Guerra dos Clones - Conflito que se localiza também dentro da Era "Ascensão do Império". Seus eventos precipitadores foram descritos no filme Star Wars: O Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: A Vingança dos Sith (2005).

Edições 27 à 30: Tempos Negros - Não tenho indicação clara a qual momento da linha do tempo esses encadernados pertencem (caso algum leitor possa ajudar eu agradeceria), porém avançando cronologicamente nos eventos creio que se referem ao final da Era "Ascensão do Império".

Edições 31: O Poder da Força - Esse volume traz, possivelmente, acontecimentos ligados ao início da Guerra Civil Galáctica, situando-se (acredito eu) entre o final da Era "Ascensão do Império" e o início da Era da "Rebelião".

Edições 32 à 36: Império - Um sequencia de encadernados com eventos após a Batalha de Yavin, ou seja, já na Era da "Rebelião".

Edições 37 e 38: Rebelião - Eventos muito próximos àqueles vistos nos filmes Star Wars: Uma Nova Esperança (1977). Era da "Rebelião".

Edições 39: Contra-Ataque - Pela ordem de eventos até aqui, podemos supor que este seja um volume que situa-se à época de Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980) e talvez Star Wars: O Retorno de Jedi (1983). Era da "Rebelião".

Edições 40 e 41: Herdeiros do Império - Dois volumes já dentro da Era da "Nova República".

Edições 42 e 43: Império Negro - Continuidade dos eventos dentro da Era da "Nova República".

Edições 44 e 45: Império Vermelho - Era da "Nova República".

Edições 46: Academia Jedi - Era da "Nova República".

Edições 47 e 48: Invasão - Era "Nova Ordem Jedi".

Edições 49 à 54: Legado - Era "O Legado da Força".

Edições 55 à 59: X-Wing: O Esquadrão Rebelde. - Era da "Rebelião".

Edições 60 à 62: Boba Fett - Era da "Nova República".

Edições 63 e 64: Darth Maul - Era "Ascensão do Império".

Edições 65 e 66: Dróides - Era "Ascensão do Império" (?).

Edições 67 à 70: Contos Jedi - Era da "Rebelião" (?).


Bom amigos, espero que esta tentativa de situar os encadernados dentro de um "continuum" temporal ajude à todos a estabelecer uma sequencia de leitura obedecendo a sequencia cronológica da história e não necessariamente a sequencia de lançamento.  Deixo meu abraço e que a "Força" esteja com todos nós!!

18 comentários:

  1. Olá, Marcelo!
    Esta é realmente uma fase maravilhosa para o colecionismo no Brasil. Há coleção para todos os gostos e bolsos. Esta boa fase do colecionismo é, no entanto, péssima para quem tem um gosto muito abrangente. Fica muito pesado honrar os compromissos do dia-a-dia somados ao custo de todas estas maravilhosas coleções.

    De qualquer maneira, acredito que esta será mais uma coleção de muito sucesso no Brasil. Se eu tiver juízo não colecionarei. Rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moisa!! Blz!?

      Legal ver você por aqui! Valeu!

      Pois é... Há coleção para todos os bolsos e gostos. O problema é que tem muita coisa boa mesmo. Daí a gente fica com aquela dor no coração, pois fica o medo de não serem nunca mais relançadas.

      Também estou como você. Tentado a fazer, porém me segurando porque além das coleções vigentes há a promessa da coleção de Bat-Móveis e, além disso, há outras duas coleções de carros prometidas pela Planeta DeAgostini para o ano que vem que fiquei super interessado!!

      Puxa... Quanta coleção!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Oi Marcelo,
    Vi a primeira revista nas bancas e fiquei tentato a comprá-la!!
    Como diz o Moisa ali em cima, o País vive uma fase excelente para o colecionismo, entretanto terrível para as pessoas que não podem desfrutar de todos os materiais.
    Por se tratar de uma coleção de STARWars, que apesar de fã não está entre as minhas prioridades; acho interessante que o apelo secundário da coleção seja a figura formada pelas lobada,

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Denis!

      Tudo bem, amigo!?

      Pois é!!! Quando a gente vê em banca aí é que dá vontade mesmo de iniciar! rs rs rs

      Realmente o colecionador tem que fazer algo que é muito difícil para ele, sacrificar algumas coleções em detrimento de outras. Eu mesmo queria fazer a do Senhor dos Anéis, do Xadrez Star Wars e do Sistema Solar da Planeta DeAgostini, porém decidi que não faria. São dois os problemas que precisamos ter cuidado, falta de dinheiro e espaço.

      Essa questão da "lombada" formar uma imagem é algo legal, e acaba sendo um estímulo para o comprador manter a coleção em dia. Além de ficar bonito na estante.

      Estou pensando seriamente em passar esta também.

      Abção Denis!! Valeu!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Meus Caros,

      melhor nem comprar o primeiro encadernado, pois é um caminho sem volta. Uma vez compado o primeiro não há como parar. Rsrs

      Abraço.

      Excluir
    3. É verdade Moisa...

      É que nem bebida. Não tome o 1º gole. Senão uma força maior que você toma conta.

      rs rs rs

      Marcelo

      Excluir
  3. Olá Marcelo, muito legal a sua matéria. Os brindes para assinantes são tentadores, mas acho que não vou embarcar nessa. Até gostava das histórias que saíram nos gibis da Abril, mas eu comprei também as edições da Ediouro e o material não me empolgou. Vou focar na Salvat/Marvel/DC e comprar edições avulsas da coleção do Batmóvel (principalmente dos filmes)quando sair. Adoraria ter os brindes de assinantes da coleção do Batmóvel, mas a maioria dos modelos são referentes a HQ's, e aí já não acho que valha a pena assinar. Espero que os brindes apareçam na loja virtual algum dia.
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Carlos! Tudo bem, amigo!?!?

      Puxa cara... Eu também estou nessa. Iniciar ou não, eis a questão. O fato é que se soubéssemos que essa seria uma coleção em um país que não chega nada de colecionáveis para comprar eu acho que todo mundo compraria na certa. Porém, com tantos anúncios e promessas de lançamentos, fora aquelas que já estão saindo, a gente tem que fazer o que para a maioria dos colecionadores é muito triste: priorizar.

      Essa coleção dos Bat-móveis mesmo é uma que é quase certo que tentarei fazer.

      Vamos ver Carlos, afinal temos que pensar em duas coisas $$$ e espaço.

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Oi Marcelo, realmente o volume de lançamentos é grande demais, e vc já deve ter visto que agora vem também a Coleção de Graphics Novels da DC, que acho mais interessante do que Star Wars, mas estou cada vez mais apertado com tanta coisa, para vc ter uma ideia, coleciono a Linha Vertigo, todos os lançamentos da Bonelli pela Mythos, e quando digo todos são todos mesmos, só o TEX tem 8 coleções em banca com periodicidades diferentes, a assinatura das miniaturas Marvel e DC e claro também a coleção Graphic Novels Marvel que aqui na minha região já está no volume 17. Compro também vários encadernados tanto da DC, quanto da Marvel e como eu já tenho mais ou menos uns 500 gibis na fila de espera para leitura, pois o tempo é cada vez mais curto, sou forçado cada vez mais a comprar um material o mais selecionado possível. Abraços e continue firme com esse seu blog, pois ele é show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Marcílio!! Tudo bem amigo!! Quanto tempo!! Legal você por aqui.

      Então cara... É verdade! Eu fiquei sabendo ontem dessa nova coleção de encadernados da DC. Olha que eu até pensei em fazer essa da Star Wars, porém vou dar preferência para a da DC mesmo.

      Puxa, muita coisa você está colecionando, hein Marcílio. Mas eu entendo perfeitamente você. Eu vinha colecionando muitas mensais da Marvel e DC, porém acabei parando com elas pois estavam com uma qualidade muito abaixo do que eu esperava. Tentei até onde pude. Hoje colecionado Miniaturas Marvel / DC, Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil, Encadernados Salvat e algum encadernado legal que sai de vez em quando da DC ou Marvel.

      Porém agora essa de encadernados DC eu vou acabar fazendo. E olha que lombada bonita que os volumes formam!!

      Agora... Realmente hoje temos, mais do que nunca, que dar uma selecionada em que colecionar. O Brasil eu acho que foi um continente recém-descoberto pela empresas de colecionismo! rs rs

      Valeu amigo!

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Oi Marcelo, realmente a lombada ficará muito bonita ao término da coleção. Quanto as mensais da DC e da Marvel, faz muito tempo que eu parei de colecionar, pois já não aguentava mais tanta continuação e tanto mix ruim. Hoje só encadernados e mesmo assim dando preferência a fase clássica, aquela da década de 80 que eu cresci lendo. Quanto a linha Bonelli publicado pela Mythos, esses eu nunca parei, até porque além de serem os meus preferidos, tem no máximo histórias em continuação com 2 ou 3 edições e claro com um personagem só e com belos desenhos e um belo argumento. Hoje tenho as coleções completas dessa linha (Tex, Zagor, Júlia, Mágico Vento, Ken Parker, etc). Outra coisa Marcelo, tenho demorado a postar comentários, mas é em função do tempo que anda curto, mas tanto o seu blog, quanto o do Leo são visitas diárias ok. Abraços amigo.

      Excluir
    3. Isso mesmo Marcílio...

      As mensais deixam muito a desejar. Daí eu ficava naquele dilema, com tanta coisa boa saindo em encadernado eu não arrumava tempo de lê-los, pois estava sempre gastando tempo de leitura com as mensais. Daí resolvi abandona-las.

      Essa proposta do Bonelli eu acho ótima. Ou seja, você acompanha uma história com hora para acabar. Ou seja, não fica em uma continuação interminável. Particularmente eu tenho vontade de me inteirar mais do Universo Bonelli, pois confesso que o conheço muito pouco.

      Poxa.. Valeu mesmo pela visitas amigo. Fico contente mesmo em saber da sua presença. Sei que o dia a dia da gente é complicado! Valeu pela consideração.

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  5. As mensais que estarão saindo pela Panini também serão títulos da coleção? Porque se for vou evitar a duplicidade da Panini se for o caso e economizar porque com tanta coleção não dá hahahahaa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júnior...

      Tudo bem?

      Surpreendi-me também com essa publicação da PANINI, sabia?

      Não sei se haverá duplicidade, mas eu acho que sim. Lendo a chamada da revista no site da PANINI vi que traz histórias de um período logo após a batalha de Yavin, um período que a Salvat fala que também abordará. Por isso acho que a chance de repetir é grande.

      Grande Abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
  6. vc esta fazendo esta coleção se esta vc assinou ou esta comprando na banca,pq eu comprei o n°04 na banca e veio uma carta para vc manda para eles para receber o n°05 de graça,mais hoje eu liguei para eles mais eles dizerem que o n°05 so vai de graça para quem assinar a coleção aparti do n°06,palhaçada isso,na carta estava dizendo isso mesmo ou não pq eu esqueci de tira uma copia da carta,para mim o n°05 ia ser de graça para quem comprou o n°04,é isso mesmo pq eu não lembro mais o que estava escrito na carta...se vc recebeu a carta era isto mesmo e se vc não recebeu vc sabe de alguém que recebeu esta carta também.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner...

      Como vai?

      Desculpe-me pela demora em responder. Essa semana realmente foi muito corrida para mim.

      Então... Não estou fazendo essa coleção. Depois do anúncio da possível nova Coleção da Salvat de Graphic Novels e da possível nova Coleção de Graphic Novels DC pela Eaglemoss, eu resolvi não comprar essa.

      Não tive nenhuma notícia sobre essa carta. Estranho, hein!?

      Qualquer coisa eu te aviso se souber de algo. Ok?

      Grande Abraço.

      Marcelo.

      Excluir
  7. Boa noite amigo, muito bacana o que vc fez em ordenar os encadernados em ordem cronologica. Quanto à sua dúvida sobre Os Contos dos Jedis, essa é o começo de tudo. Muito antes dos cavaleiros da antiga republica. São as lendas sobre como surgiram os primeiros jedis e siths :) muito bacana e tem muita historia, mas de personagens novos, já que são muitos e muitos anos antes dos filmes :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tavares...

      Que bom que gostou da matéria.

      Obrigado por trazer um pouco dos seus conhecimentos sobre a mitologia e ERA da franquia.

      Valeu mesmo!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados