Translate

sábado, 21 de junho de 2014

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

Oscilando entre dois opostos, o crime e a lei, o heroísmo e o egoísmo, a Mulher Gato é uma emblemática personagem da DC que consolidou sua reputação ao lado do Homem Morcego e deixou sua marca não apenas na vida de combate ao crime de Batman, mas também na vida pessoal de Bruce Wayne. Nas últimas décadas a importância e a relevância desta ladra vem crescendo e não é à toa que ela figura entre as primeiras peças da Coleção de Miniaturas de Metal da DC. Posições que, se formos ver de perto, são ocupadas apenas por medalhões da Editora. Nessa matéria veremos alguns detalhes da sua miniatura e da história desta sexy heroína/criminosa do Universo DC.

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

Quando vi pela primeira vez a miniatura, uma das cosias que logo me chamou atenção foi a ousadia do escultor em representar o tradicional chicote da personagem. Em geral, fios e acessórios finos e delicados são normalmente frágeis e quebradiços e, por isso mesmo, imagino que são evitados em miniaturas em menor escala. Contrariando isso, no entanto a figura da Mulher Gata expõe em destaque sua emblemática arma presa à mão direita. Embora, alguns possam deduzir que esse chicote seja frágil, para minha surpresa isso não é verdade. Ele é bem consistente e duro. Algo que impede que seja facilmente deformado.

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

O traje representado é o mais recente e em voga, mesmo na Era Pós Novos 52, ou seja, um macacão de couro que forma uma peça só com uma máscara com orelhas de gato. O versátil óculos preso por uma tira elástica atrás da cabeça também está presente, além é claro da chamativa argola que sugere que o macacão possui um zíper na parte da frente. As curvas da personagem, em geral tão exploradas nas artes das revistas, estão mais econômicas na peça. Algo que me chamou atenção, pois sempre achei tais curvas muito presentes nas HQs, embora essa mesma característica a tenha deixado por vezes inverossímil. rs rs

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

A Mulher Gato é na verdade Selina Kyle, uma mulher com um triste e sofrido passado. Orfã no início da adolescência, Selina viu sua mãe se suicidar. Seu pai, em decorrência da morte da esposa, acabou se afogando na bebida, o que o levou fatalmente à um trágico destino também. Criada em um orfanato Selina logo desenvolveu um gosto pela gatunagem. Algo que se desenvolveu mais ainda quando ela quase foi morta pelo corrupto diretor do orfanato no qual vivia. Após esse episódio, Selina não apenas desmascara o diretor e o entrega à justiça, como também rouba parte de seu dinheiro. Passando a viver nas ruas a jovem arrumou emprego como Dominatrix, sendo agenciada por um violento cafetão. Aliás, o uniforme de couro de Selina vem dessa época.

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

Vivendo em um mundo marginal, Selina aprendeu a sobreviver. Sua inclinação para roubos, no entanto sempre foi acompanhada pela disposição em proteger pessoas sofridas as seu redor. A grande virada em sua vida ocorreu quando Selina viu as primeiras aparições do Homem Morcego. O uso de uma máscara e a possibilidade de uma vida dupla, possivelmente incentivaram a ladra a incorporar um novo estilo de vida. Selina apenas precisou manter sua roupa e acrescentar um par de luvas com garras e uma máscara, para iniciar uma sequencia de roubos que a ajudaram a mudar de vida ao mesmo tempo que a colocou em rota de colisão com criminosos e com o próprio Batman.

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

A Mulher Gato, ao lado da BatWoman da Era de Ouro (Kathy Kane) e de Talia Al Ghul, pode ser considerada uma das mulheres que marcaram a vida de Bruce Wayne. Sua participação no cânon do Homem Morcego se consolidou principalmente (em minha opinião) a partir da minissérie Batman - Ano Um de Frank Miller publicada nos anos 80. Na história Miller imprime a indomável personalidade através da qual Selina passaria a ser conhecida. Uma sedutora ladra que tem uma grande inclinação para causas justas, porém faz uso de métodos pouco ortodoxos para lutar contra tais injustiças, ainda mais se tais métodos lhe trouxerem um ganho extra.

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

Ao que tudo indica, os sentimentos da Mulher Gato são sinceros e profundos em relação ao Batman, porém seus caminhos se chocam constantemente em função de que o modus-operandi da personagem é, na maioria das vezes, reprovado pelo defensor de Gotham. De qualquer forma, percebo uma insistência em caracteriza-la como um símbolo sexual nos quadrinhos. Além disso, é patente uma personalidade capaz de sacrificar qualquer sentimento para manter sua liberdade como Mulher Gato. Uma das melhores caracterizações da personagem, em minha opinião, foi sua participação na famosa série animada de Batman nos anos 90, a inigualável Batman - Animated Series. Com uma temática mais sombria em relação à todos os desenhos do Batman já lançados até aquele momento, a série trazia caracterizações memoráveis de vários amigos e inimigos do Vigilante de Gotham. Nela a Mulher Gato aparece como uma mulher sedutora, porém realmente capaz de amar e de se regenerar caso ela seja amada verdadeiramente. Grande destaque!

Miniatura DC Nº 09 - Mulher Gato

Bom amigos, Selina Kyle é o ideal de mulher para muitos homens, embora sua personalidade indomável, embora sedutora, seja justamente aquilo que a condene, em certa medida, à solidão.

Valeu! Grande Abraço à todos!

6 comentários:

  1. Olá, Marcelo!
    Que bom que você voltou a escrever sobre as miniaturas da coleção DC Super-Herói. Já fazia um bom tempo que você não postava algo a respeito.

    A Mulher Gato foi uma boa surpresa, depois da Mulher Maravilha que me desagradou tanto.
    A bichana pode até ter sido retrata mais magrinha, mas ainda sim muito bonita e o chicote deu um toque todo especial.
    A única coisa que não ficou muito legal foi o sorriso aberto. Mais um pouquinho ela tomaria o lugar do Coringa. Rsrs

    Marcelo, é sempre bom ler seus textos e conhecer um pouco mais da história dos heróis e vilões das HQs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moisa!! Tudo bem?

      Valeu pela presença e comentário!

      Então... Acabei dando um tempinho nas matérias das miniaturas para poder abordar outros assuntos sobre os quais queira comentar. No entanto, para mim é sempre um grande prazer falar das peças!!

      A Mulher Maravilha realmente sofreu ao ser lançada perto da Mulher Gato, já que isso serviu para evidenciar seus atributos físicos diferentes da Mulher Gato.

      O sorriso dela está mais para a alegria e despreocupação. O que realmente não retrata a verdadeira personalidade de Selina, que em geral quando sorri nos passa uma idéia mais de malícia e de segundas intenções. Acho que esse tipo diferença entre a expressão da miniatura e a real personalidade da personagem também foi visto em miniaturas como a Emma Frost por exemplo.

      Valeu Moisa! Obrigado pela participação e comentário amigo!

      Grande Abraço!

      Marcelo!

      Excluir
  2. Olá Marcelo,

    Tudo de bom suas matérias sobre as miniaturas.

    Ainda não tenho esta miniatura, mas esta nos meus planos, Agora como eu gostaria que esta miniatura fosse confeccionada a imagem e semelhança da Michele Pfifer, que para mim é a melhor mulher gato de todos os tempos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington...

      Tudo bem!! Valeu pelo comentário!!

      Realmente a atuação da Michele Pfifer como Mulher Gato foi muito boa e ficou muito mais no imaginário dos fãs do que a da atriz Anne Hathaway. Até mesmo porque a interpretação desta última foi se deu dentro de uma visão muito mais intimista e circunscrita mesmo.

      Sem dúvida nenhuma ter uma peça como essa que você sugere seria sensacional mesmo!

      Grande abraço amigo!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Excelente post Marcelo , gosto muito de lê-los , principalmente sobre as miniaturas , em especial das DC as quais eu tenho mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! E aí, Marcio!? Tudo bem?

      Obrigado pela presença aqui no Blog! Fico contente que aprecie as matérias. Valeu mesmo!

      Elas continuarão saindo. Pode ter certeza!! Espero receber sempre sua visita por aqui!

      Abraço!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados