Translate

sábado, 31 de maio de 2014

Coleção Histórica Marvel - Parte IV: Homem-Aranha.


Recentemente comentamos aqui sobre a Coleção Histórica Marvel (CHM) que trazia os 04 primeiros volumes dedicados ao Homem-Aranha. Anteriormente tivemos outros 04 dedicados aos Vingadores. A CHM é, definitivamente, um formato de sucesso que traz histórias clássicas à preços razoáveis, com acabamento diferenciado e uma interessante caixa-arquivo de papelão customizada para acondicionar os volumes e coloca-los na estante. Nessa postagem veremos a sequencia lançada entre janeiro e março de 2014.


Mantendo a proposta dos 04 primeiros volumes do Aranha, essa continuidade procura estabelecer, de igual modo, uma temática específica em cada encadernado. Esso é uma forma interessante de se agrupar histórias antigas, já que seria muito difícil lança-las na ordem que saíram originalmente, pois teríamos que esperar o lançamento desta ou daquela história até chegar no ponto de interesse pessoal de cada um. Pelo menos dessa forma se tem um material agrupado em uma ordem que obedece os confrontos com determinado vilão específico, ou então saga específica.


O 1º volume (Nº 05) que compõe essa caixa-arquivo obedece a numeração iniciada no primeiro lançamento da CHM do Aranha. Sendo assim é contado como volume 05. O encadernado traz histórias que tratam dos combates envolvendo o Escalador de Paredes e um importante vilão de sua mitologia: O Abutre. Além disso, quem dá as caras também é Kraven, O Caçador, o vilão que todos conhecem como aquele que sempre quis ter a honra de ser o 1º a vencer o Teioso. O Encadernado contempla histórias originalmente publicadas em The Amazing Spide-Man 48, 49, 63, 64, 224, 240 e 241. Ao observarmos essa numeração já temos a ideia de que as histórias abrangem um longo período de tempo que vai de 1967 à 1983! Infelizmente apenas esse encadernado traz as capas das revistas originais nas quais essas histórias foram lançadas. Nos demais volumes as histórias iniciam sem as capas originais.


O 2ª encadernado (Nº 06) traz a ascensão do Rei do Crime (Wilson Fisk) e seus embates com a Teioso. Com o afastamento do Escalador de Paredes de sua luta contra o crime em função das inúmeras acusações que recaem sobre ele em função de suas atividades justiceiras à margem da lei, Fisk ascende no controle do submundo e passa a representar perigo à tudo e à todos. Trazendo as histórias publicadas originalmente na revista The Amazing Spider-Man 50, 52, 83, 84, 85, 130 e 131, o encadernado contempla o período que vai de 1967 à 1974.


Reunida no 3º volume desta caixa (de Nº 07) temos uma saga completa envolvendo os segredos de um artefato ancestral (A Placa de Argila). Com participação também do Rei do Crime essa saga foi publicada originalmente na revista The Amazing Spider-Man 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74 e 75, ao longo de todo o ano de 1969. O Homem-Aranha no seu auge.


Por fim o 4º encadernado (Nº 08) traz alguns dos primeiros encontros entre o Aranha e alguns dos mais emblemáticos personagens do 2º escalão da Casa das Ideias, dentre eles: Luke Cage, Homem de Gelo, Punho de Ferro, Viúva Negra, Nova, Nick Fury e Shang-Chi - O Mestre do Kung-Fu. É interessante notar as primeiras interações entre personagens tão conhecidos e icônicos para os fãs. O volume reúne as histórias publicadas originalmente em The Amazing Spider-Man 86, 92, 123, 171; Marvel Team-Up 31, 83, 84, 85 e Nova 12. Abrangendo um período de 1971 à 1979.


A possibilidade de se ter esse conjunto de histórias do Aranha de uma época em que alguns dos lendários quadrinistas da Indústria dos Quadrinhos ainda estavam em atividade (Stan Lee; Gerry Conway; Marv Wolfman; Len Wein; John Romita; Gil Kane; Sal Buscema; Chris Claremont, dentre outros) é uma grande oportunidade. Vale ressaltar também a abrangência de alguns encadernados, ou seja, entre a 1ª e a última história de determinado volume, às vezes se tem mais de uma década! Isso nos permite observar uma diferença não apenas de estilo e de narrativa gráfica, mas também uma mudança de pensamento e abordagem dos personagens, passando de histórias mais simples para algumas envolvendo maior complexidade dramática e psicológica.

É isso aí amigos! A boa notícia é que já temos programado pela PANINI o lançamento de uma coleção análoga à essa dos X-Men. Oportunidade incrível também de se entrar em contato com material clássico de 1ª qualidade dos mutantes.

Abraço à todos!!

9 comentários:

  1. Jóia Marcelão
    Excelente Post. Essa é uma coleção que eu achei o máximo, principalmente a arte das capas, me parece ser algo muito exclusivo, mas infelizmente resolvi não participar desta.

    Minha primeira razão é de optar por capas duras, (mania de colecionador bobo)

    A segunda é que eu estava seguindo aquela Biblioteca Histórica, que traz as histórias na sequência desde o primeiro capítulo.Mas a Panini já declarou que por se tratar de um nicho de mercado muito restrito não deve dar prioridade para esse tipo de publicação, então fiquei de fora.. =/

    A terceira razão é que priorizo os materiais da DC, uma vez que sigo também a SALVAT (coleção marvel). Assim procuro dar uma equilibrada nos materiais e orçamento também,

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis! Blz!?

      Valeu.

      Olha... É uma grande coleção, não apenas pelo conteúdo, mas também pela embalagem. Fizeram um trabalho legal ao pensarem numa caixa personalizada para guardar os volumes. Além, é claro, do trabalho de envelhecimento das capas. Dá realmente um ar nostálgico. Também gosto de capa-dura (prefiro aliás). Acho que traz nobreza ao material, valorizando-o e deixando-o muito bonito na estante.

      Esse lance das BHMs foi triste. Eles podiam lançar de forma diferenciada, ou seja, especificamente para livrarias ou até para pedidos no site. Fiquei muito chateado com esse cancelamento. Se bem que esses dias conversando com o Marcílio ele me lembrou que temos uma promessa do vol. 2 da BHM do Surfista Prateado. Vamos esperar pra ver!!

      A questão do orçamento é outra que pesa mesmo. A gente tem que ir administrando a coisa.

      Valeu mesmo Denis!

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Marcelo,
    Legal a sua matéria, mas não me empolguei com essas coleções históricas. Gosto muito do personagem no cinema, mas não é o meu preferido nos quadrinhos. Quem sabe quando sair a coleção dos X-Men? Chegaram as miniaturas da DC de maio (Ajax e Asa Noturna) e estão bem legais por sinal. Outro dia vi na Cartoon um desenho animado do Batman com histórias curtas e parecia animação japonesa. Você conhece? Sabe se tem em DVD?
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos! Tudo bem, amigo!?

      Cara... Hoje que consegui voltar aqui ao Blog por causa da correria! Desculpe a demora.

      Valeu pelo comentário. Sobre a coleção temos que dar uma priorizada mesmo Carlos. Deixando nosso suado dinheiro para aquilo que realmente gostamos. Sobre a coleção análoga do X-Men estou ansioso para vê-la, pois para mim os X-Men dos anos 70 e 80 são os melhores. Como já comentei aqui os anos 90 trouxeram uma complicação incrível para os mutantes. Roteiros complexos e por vezes com soluções estranhas para as tramas. Esse material clássico muito me agradará!

      Quanto às Miniaturas também as recebi (Ajax e Asa Noturna). Gostei das peças. O Asa parece sombrio e o Ajax está bem fortão! Percebi que o verde da sua pintura não está tão regular. Mas mesmo assim é uma bela peça.

      Puxa... Em relação à Animação do Batman eu sei que está para sair um filme animado chamado (The Son of The Batman). Mas acho que essa a qual você se refere é uma série não é mesmo, e não um filme animado!? De cabeça e de pronto eu nãos saberia te dizer qual é. Entrei em contato com 03 animações (seriados) do Batman que me parecem muito boas. Uma eu tive oportunidade de assistir e gostei muito (Batman: The Brave and The Bold). Roteiros simples, mais leves e muito, mas muito bem humorados, sem desrespeitar o Batman. Recomendo. As outras duas chamam-se "A Sombra do Batman" com desenhos por computador e em que são apresentados vilões mais obscuros da galeria de mal-feitores do Batman. Essa eu não assisti. A 3ª chama-se simplesmente "Batman" e senão me engano foi o seriado animado que se seguiu ao clássico seriado animado dos anos 90.

      Pode ser que essa que você viu seja essa "Sombra do Batman" ou "The Brave and The Bold". Caso que saiba de algo eu te falo!

      Valeu Carlos!

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Uma bela coleção que, por falta de tempo e de espaço, deixei passar. Mas sem arrependimentos.
    Abraços, Marcelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que é bom Kleiton... Deixar coisas para trás sem arrependimentos ou frustrações. Esse é um sentimento que, aliás, muitos colecionadores deveriam adotar frente à incapacidades relacionadas à dinheiro e espaço.

      Valeu! Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Marcelo muito bom o post ok. Eu como vc sabe, mesmo tendo as Bibliotecas, comprei os oito volumes da Coleção Histórica do Homem Aranha e já estão aqui a espera de uma lida, pois tenho uma fila enorme de quadrinhos para ler e o tempo cada vez mais curto, mas é a nossa vida moderna. Realmente achei uma sacanagem o que fizeram com as Bibliotecas, mas vamos torcer pela segunda Biblioteca do Surfista não é mesmo para fechar a passagem de Stan Lee pelo personagem. Quanto as miniaturas, ainda estou na espera do Ajax e do Asa Noturna bem como as miniaturas da Marvel do mês de maio também, mas como os meus sempre chegam perto do dia 10, estou no aguardo.Não comprei a Coleção Histórica dos Vingadores, pois achei que não fosse dos vingadores, pois em cada edição tinha um personagem diferente na capa e como tenho todas as Bibliotecas, deixei passar, mas também agora estão falando que vão lançar mais quatro volumes dos Vingadores, além da dos X-Men que vc citou. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcílio! Blz!?

      Entendo você... Material clássico é assim mesmo. Muitas vezes você até uma determinada história em um encadernado específico, mas dependendo de novos lançamentos essa mesma história pode aparecer em outro volume a depender da forma como as histórias foram agrupadas. Essa CHM tem vários predicados, dentre eles a lay-out, que a valoriza muito.

      Essa do Surfista como comentamos outro dia está na minha mira com certeza!!

      Como você deve ter visto no facebook, eu recebi as minhas miniaturas da DC (Ajax e Asa Noturna) e como disse ao Carlos acima gostei delas. O Asa me surpreendeu pois me pareceu sombrio.

      Também ouvi falar de que viria mais material dos Vingadores sim, além é claro dos X-Men. Vamos esperar meu amigo!

      Espero que as miniaturas cheguem logo pra você!!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Olá Fabiano! Blz, amigo!?

    Fico feliz que tenha gostado da matéria. Eu também gosto, tal qual você, de ver opiniões diferentes sobre determinado material. Aliás, exemplo disso foi a matéria que li no seu blog sobre "Malévola". Como disse lá me encheu de novo ânimo para ver o filme.

    Legal você ter algum desses volumes. Esse que você tem da Gwen é um dos mais clássicos em minha opinião por trazer o embate histórica entre Duende Verde e o Aranha e que resultou na morte dela. Um dos momentos mais emblemáticos dos quadrinhos em uma época em que não se matavam personagens nos quadrinhos!

    Valeu Fabiano!

    Grande Abraço pra você.

    Marcelo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados