Translate

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Iluminação da Cristaleira - Dicas


Aproveitando que o tema da semana aqui no Blog tem sido a apresentação das miniaturas na cristaleira, gostaria de comentar uma questão que levantei na última postagem. A iluminação das peças no interior do móvel. Uma vez que a cristaleira possui prateleiras de madeira, um possível sistema de iluminação não poderia ficar restrito à um compartimento, já que sua luz não passaria para as prateleiras de baixo. A solução veio daqui mesmo a partir dos comentários dos amigos, dentre eles o comentário do amigo Moisa de Oliveira, que me sugeriu a colocação de luminárias de LED portáteis com funcionamento à pilhas. A sugestão veio super a calhar, uma vez que não queria furar a cristaleira nem passar fiação.

Miniaturas iluminadas a partir da Luminária de LED

Após uma busca nas opções na Internet identifiquei um modelo em específico da Osram que atendia minhas necessidades e, além de tudo, possuía design elegante:  a Luminária Multiuso LED Stixx 4LEDs. Com uma base imantada que pode ser fixada em estruturas metálicas como portas de geladeiras ou estantes de metal, essa luminária é bem versátil. Embora suas 04 luzes de LED não alcancem a iluminação completa da prateleira (isso pode ser visto na foto acima), até isso eu achei que deu um efeito legal, pois alguns personagens permanecem nas sombras. Além do mais dá para ir trocando os personagens centrais ou mesmo ir mudando a luminária de lugar.



O preço é um pouco mais alto em relação ao modelo tradicional de luminária para armário (aquela redonda que se ascende à um toque no centro). No entanto como seu uso será definitivo para exposição das peças achei que valeria a pena ir comprando uma para cada prateleira ao longo de vários meses. Como a base da luminária é de metal eu comprei uma fita de velcro para segurar a luminária no teto de cada prateleira.



Outra opção que também pesquisei foi a possibilidade de iluminar a cristaleira com o que tem sido conhecido como FITAS de LED. O recurso é bem interessante, porém conforme pude pesquisar sua instalação requer certa habilidade, além de necessitar de um pequeno transformador para ajustar a voltagem e de uma tomada.

Fita de LED para iluminação de Estantes, Armários e afins...

Nessa opção eu teria então que furar a cristaleira, algo que como disse acima eu não queria. Embora o resultado possivelmente ficasse bem interessante como pode ser visto nas fotos comerciais abaixo, creio que seu custo também ficasse bem mais alto.

Foto Comercial demonstrativa do uso das Fitas de LED

Tenho monitorado qualquer possível aumento de temperatura no interior da prateleira com a iluminação da luminária. Algo assim poderia comprometer a integridade estrutural das figuras (penso eu), porém até o momento não tenho observado qualquer variação de temperatura, pelo menos à minha percepção. Como pode ser visto a iluminação faz diferença à noite se compararmos as prateleiras iluminadas na foto abaixo com as demais.


Bom amigos, espero ter contribuído com algumas ideias. Um grande abraço à todos.

20 comentários:

  1. Jóia!!!! ficou muito bom! o LED em geral não esquenta, o que faz todo sentido para esse tipo de uso!

    Ficou muito bom, abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Denis...

      Estava mesmo preocupado com esse lance da temperatura. Foi bom vc falar isso! rs rs

      Obrigado! Valeu mesmo.

      Gde. Abc. pra vc!!

      Marcelo

      Excluir
  2. Sugestões assim são sempre bem vindas. Gostei de sua opção. Mas sou mais adepto das fitas. Já vi ótimos resultados com elas! Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Kleiton...

      Ainda quero ver se em algum momento eu faço uso dessas fitas de LEDs, por enquanto elas me pareceram necessitar de uma habilidade de instalação da qual eu não disponho e, ao mesmo tempo não queria gastar chamando alguém para instalar. Até assisti um vídeo no YouTube explicando a instalação mas percebi que não daria pra mim.

      Vamos ver no futuro!

      Valeu!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Bem legal Marcelo, as miniaturas ficaram muito bem com essa iluminação de LED. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que vc gostou Paulo!

      Fica a dica. Acho legal compartilharmos com os amigos, pois em algum momento precisamos dessas dicas.

      Um grande abraço pra ti!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Olá, Marcelo!

    A iluminação deu uma boa valorizada nas miniaturas. Ficou lindo!
    Interessante essa fita LED, mas a instalação parece ser mais complexa mesmo e como exige um transformador, deve ser ligada à tomada. Seria necessário furar a cristaleira para passar a fiação.

    Fico feliz em saber que dica foi quente. Rs rs

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moisa...

      Tentei tirar a melhor foto que consegui. Mesmo assim ela não mostra o quão legal ficou. Como tive que tirar a foto com a luz do quarto apagada (para revelar a luz da luminária) a qualidade da foto não ficou boa. Minha câmera não é tão boa assim! Mesmo assim deu pra ter uma ideia.

      A fita de LED eu achei uma ideia muito show, porém (como disse ao Kleiton acima) além da minha capacidade de instalação. Mas o que me fez descartar essa opção foi mesmo o lance de necessitar de tomada e portanto ter que furar o móvel.

      A dica foi muito quente mesmo!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  5. ficou bem legal, obrigado pelas ideias!

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo!

      Fico contente por ter contribuído com as dicas! Espero mesmo que seja útil.

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Muito bom Marcelo! Tenho acompanhado tudo o que posta aqui sobre as miniaturas, pois mesmo recebendo agora minhas primeiras peças da Marvel e DC por assinatura, já estou estudando opções de prateleiras para futura acomodação. Achei fantástica tanto o móvel como os cuidados com sua coleção ! Um dia eu chego lá também :).
    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando... Beleza amigo!?

      Como vc pode ver minha coleção não é tão grande como a de muitos por aí, mas tento cuidar bem dela. Cara, é muito legal a gente ficar expiando as pequenas peças lá dentro. Como disse em algum momento aqui no Blog, as miniaturas representam os personagens em seu estado "bruto", conceitual, ou seja, independente desse ou daquele herói ou vilão estar com uma fase ruim nas HQs, as peças traduzem seu conceito primordial. Vale muito a pena, vc vai ver.

      Vá postando aqui como anda sua coleção!

      Valeu mesmo!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Perfeito ! Resumiu bem essa personificação de cada personagem nas formas das miniaturas. E o gostoso da coleção é o lento processo de se adquirir cada peça, valorizando assim personagem por personagem , culminando por fim, num local apropriado para proteger e expor tudo.

      Abs

      Fernando

      Excluir
    3. É isso mesmo Fernando...

      Muitos se estressam com o processo de receber gradativamente as peças. Mas até isso é legal. Claro que quando atrasa demais todos ficamos preocupados, no entanto essa espera faz com que a gente valorize mais cada miniatura. Cada uma vai tendo uma historia de chegada e nos surpreende de uma determinada forma.

      Acho que o colecionador esperto vai fazendo de tudo isso uma grande curtição.

      Valeu mesmo Fernando!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Oi, Marcelo... blz?

    anotei essas dicas aí, pois pretendo em breve resolver o problema de iluminação da minha cristaleira tbm (q não vem com luz interna)!!!

    das opções acima... gostei mais da FITA de LED (pois tbm não quero ter q furar a cristaleira e quero bastante luz em todos os andares)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo...

      Tudo bem amigo??

      Então cara... A Fita de LED realmente parece ser uma boa opção. Porém, pelo que entendi, para usa-la vc terá que furar e passar fiação pela cristaleira. Isso foi um dos motivos que me fez declinar desta opção. A forma de alimentação delas é via tomada. Já a luminária que cito acima funciona à pilhas, foi só fixa-las e ficou tudo certo.

      Embora a luminária não ilumine planamente toda extensão da prateleira ela foi a solução mais interessante que encontrei.

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá André...

      Desculpe a demora em responder. Estou com bebê pequeno em casa, então já viu. A correria é grande!

      Então... A cristaleira tem 92 cm de largura.

      Valeu pela participação!

      Marcelo

      Excluir
  9. ótimas dicas vou comprar esses equipamentos em uma loja materiais eletricos zona norte sp, muito bom o post, parabéns pelo artigo, recomendo

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde ! Gostaria de pedir ao proprietário deste Blog que mencionasse o meu nome, como "autora da foto comercial" acima (estante com acabamento em tijolinho e iluminação indireta - fita de LED), uma vez que, esta foto foi tirada por mim em uma das visitas a essa obra (alguns anos atrás). Me chamo Susana Ericson, sou lighting designer no Rio de Janeiro. Minha página profissional no Instagram: @luminotecnica. Aguardo retorno e agradeço desde já.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados