Translate

sábado, 29 de junho de 2013

Miniatura Marvel 23 - Kraven

Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven

O irascível e violento Kraven foi um dos grandes caçadores do Universo Marvel. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, Kraven fez sua primeira aparição em Amazing Spide-Man Nº 15 de agosto de 1964. Desde o início o personagem foi desenvolvido para ser um dos grandes oponentes do Homem-Aranha que na época já se mostrava um grande sucesso dos quadrinhos. Com uma história trágica e cheia de erros pessoais, Kraven viveu sob a perspectiva de uma obsessão: derrotar o Homem-Aranha. Toda sua ira e revolta no entanto, tem raízes profundas no seu passado. Conheceremos aqui um pouco da vida e trajetória deste personagem que estrela o número 23 da Coleção de Miniaturas Marvel.

Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven
 
Sergei Kravinoff (Kraven) nasceu na Rússia e vinha de uma família de aristocratas russos. Com a Revolução Vermelha de 1917, Kraven fugiu do país ainda pequeno com seus pais para se refugiar em outro país, tal qual diversas famílias burguesas fizeram. Os Ravinoffs foram para a Inglaterra e lá fixaram residência vivendo de uma forma muito, mas muito mais simples do que aquela que desfrutavam na Rússia. O pai de Kraven viria então a trair sua mãe com umas das empregadas da casa. Desse relacionamento nasceria Vladimir Smerdyakov, que mais tarde se tornaria o conhecido vilão Camaleão. Tamanha mudança no estilo de vida e possivelmente a traição de seu pai, levou  a mãe de Kraven a se suicidar. A personalidade complexa, compulsiva e competitiva de Kraven teria grande impulso com esses acontecimentos.

Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven

Em busca da antiga nobreza de sua estirpe, Kraven procurou se aprimorar física e psicologicamente tornando-se um incrível caçador que viajou pelo mundo enfrentando e caçando as mais perigosas feras. Sua fama cresceu e logo se tornou mundial. Foi nessa época que seu nome foi adaptado de Kravinoff para "Kraven" junto aos jornalistas. Apesar de ser um homem comum, Kraven conseguiria habilidades especiais proveniente de uma poção de ervas indígenas roubada por ele de uma feiticeira de uma tribo africana. Tais habilidades lhe proporcionaram grande força física, levando o carrancudo e arrogante Kraven à uma carreira de extremo sucesso como caçador e domador. 

Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven

Com sucesso veio o tédio, e com o tédio veio o desejo de buscar novos desafios em sua vida. Assim, Kraven se viu determinado a caçar a maior de todas as feras, o próprio ser humano. Dentre todos os seres humanos o Homem-Aranha seria, segundo Kraven, o mais fantástico e perigoso de todos, explicando assim o óbvio motivo de sua escolha ao se voltar contra o desavisado Cabeça de Teia. Kraven travaria diversos embates com o Teioso e, em praticamente todos, seria invariavelmente derrotado e mesmo humilhado.

Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven

Em 1987 seria publicado um arco de histórias que ficou conhecido como "A Última Caçada de Kraven". Como parte de uma ótima fase que o Homem-Aranha vivia na época no que se refere à roteiristas e desenhistas afinados, essa história agradou e se tornou o grande epitáfio do grande vilão Kraven. Com uma mente já perturbada, um desorientado Kraven empreenderia uma violenta caçada ao Homem-Aranha, chegando a usar armas de fogo nesse confronto, algo que até então nunca tivera feito. Um acuado Homem-Aranha se surpreenderia com tamanha selvageria e ódio chegando por fim a ser derrotado por Kraven.

Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven

Após ter atingido seu grande objetivo, Kraven possivelmente caiu em um vazio existencial. Ao perceber que devotara a vida a superar seu grande oponente, é provável que sua vida tenha deixado de fazer sentido. 

A história se encerra com o suicídio de Kraven...

A Última Caçada de Kraven é vista como um dos grandes clássicos do Homem-Aranha e fez parte de uma época em que as histórias do Teioso eram bem trabalhadas e satisfaziam os leitores. No Brasil esse arco de histórias foi publicado em 03 momentos: em 1991 como minissérie e logo em seguida em edição encadernada (essa eu tenho), e em 2004 como volume 02 da série de encadernados denominada "Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha".

Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven

A miniatura do personagem agradou à todos quantos eu pude conversar a respeito. Os detalhes a serem observados são muitos, desde seu colete que forma a face de um leão e cuja juba se assemelha à um manto que cobre as costas do personagem, até a lança, que é também outro destaque, conferindo o aspecto tribal do personagem. Embora a indumentária de Kraven possa parecer um pouco fora de moda atualmente, na época em que fora criada expressava a roupa frequentemente vista nos filmes que envolviam caçadas africanas. O trágico destino de Kraven mostra que histórias em quadrinhos podem ser, e muitas vezes são, reflexo do Espírito de uma Época e de dramas pessoais.

Miniatura Marvel Nº 23 - Kraven

Um grande abraço à todos!

22 comentários:

  1. Bela matéria Marcelo, e a miniatura é realmente uma das melhores até agora. perfeita. Já li muitas histórias do Aranha contra o Kraven, mas por incrível que pareça, não li a ultima caçada, e estou esperando que um dia saia de novo para eu comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcílio...

      Realmente a peça é uma das que me surpreendeu pela riqueza de detalhes. O colete por exemplo eu achei que ficou perfeito!

      Então, quanto à HQ "A Última Caçada de Kraven" não é difícil encontra-la em sebos e comic shops. É só dar uma garimpada. Vou ficar atento aqui por São Paulo. Se um dia eu encontra-la, e você quiser, eu compro ela pra você.

      Abcs.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Marcelo se vc encontrar a edição bem zelada, gostaria sim ok. Quando encontrar me avisa quanto foi e te mando o dinheiro. Abraço amigo.

      Excluir
    3. Tranquilo Marcílio!

      Pode deixar!

      Abcs.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Ótimas fotos. Comprei essa edição há mais de mês, em banca. Fui um dos agraciados com a lança torta. Mas até consegui desempená-la um pouco, com certo jeitinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Kleiton...

      Como disse acima eu realmente me surpreendi com a peça, depois me surpreendi com a história de vida do Kraven. Conhecia o personagem muito superficialmente. Ao ler sua história de vida eu o achei bem interessante no que se refere à complexidade de sua personalidade, moldada a partir de um acontecimentos reais. Uma história que bem que poderia ter acontecido mesmo após a Revolução Vermelha de 1917 na Rússia.

      Gde. Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Marcelo, quanto as fotos, como sempre, é algo que adoro vir aqui e ver. Não sou um leitor dessa geração do aparecimento de Kraven e por isso não sei o que dizer sobre sua história. Sou leitor novo, que acompanha histórias novas do Homem-Aranha e as vezes acaba comprando algo mais antigo. A primeira revista que comprei do Homem-Aranha tinha esse personagem, que havia voltado à vida após sua família invocá-lo através da magia negra, mais precisamente sua mulher foi quem liderou essas ações. Mas, pelo que me lembro, o cara não tinha muito a ver com essa roupa... tipo, essa calça de oncinha eu não me lembro. Lembro que ele tinha um temperamento bem difícil, parecia meio insano, e toda sua família parecia também sofrer de algum tipo de insanidade, pois até deu a entender que havia um incesto entre ele e sua filha em dado momento. Eu gostei da história, mas sei que o pessoal andou torcendo o nariz por aí..rsrs... De qualquer forma, esse é um forte ícone do universo do Homem-Aranha. Foi mais do que justo ele ser incluído nesse elenco de miniaturas, ainda que ele esteja a cara do Freddy Mercury. Só faltava vir com uma etiqueta escrito "RADIO GAGA".

    Obrigado por compartilhar!


    Abraços, tenha uma boa semana!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, não tinha observado essa semelhança, mas agora que tu falou, não é que ficou parecido mesmo com Freddy Mercury rs rs rs rs . abraços.

      Excluir
    2. E aí Fabiano!? Tudo bem?

      Valeu pelo comentário! Realmente o Kraven é um personagem emblemático na mitologia do Aranha. Existem mesmo muitas histórias envolvendo o personagem, há há mesmo esse episódio que vc cita no qual sua legítima esposa (Sasha) consegue tenta ressuscita-lo. Em geral há muitas reviravoltas nessas histórias! rs rs... Digamos que a família de Kraven era mesmo um tanto quanto estranha.

      O visual é mesmo parecido com o do Freddy Mercury. Você comentando agora e percebi a semelhança.

      Valeu Fabiano!

      Marcelo.

      Excluir
    3. Oi Marcílio!

      Depois que o Fabiano falou eu passei a identificar o F. Mercury no rosto do Kraven!! rs rs

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
    4. Então, Marcílio! Ele tinha esse rosto anguloso, rsrsrs... E eu ampliei a foto para ver se minha impressão mudava - mudou um pouquinho, mas ainda é o Freddy que me vem à cabeça. Se vendesse a peça como ícone do Queen, o pessoal que não manja de quadrinhos iria acreditar.rsrsrs...

      Mas que fique claro que eu curti sim a miniatura. Eu apenas brinquei um pouco. Não falei por mal, ok. rsrsrs...


      Marcelo, a Sasha me arrancou uma gargalha quando o Aranha a pegou pensando alto e soltou uma ironia dizendo algo do tipo... "falar sozinha é um dos primeiros sinais de demência, sabia?" - a situação foi muito engraçada, pois jamais imaginei que fosse possível um piadinha em um momento tão tenso. E você tem razão, que família estranha!!


      Abraços a vocês.


      Fabiano Caldeira.

      Excluir
    5. Ah Ah Ah Ah Ah Ah!

      "Se vendesse a peça como ícone do Queen ninguém nem perceberia"... Realmente Fabiano! Grande idéia essa sua de vender a peça para os fãs do Queen. Até porque o Freddy Mercury usava calças um pouco parecidas como essa, coladas e extravagantes.

      Tranquilo Fabiano! Não precisa se preocupar... A sua observação é das mais pertinentes! rs rs.

      Quanto à observação do Aranha em cima da Sasha, essa sempre foi uma característica dele, não é mesmo? De fazer esses comentários cômicos e desconcertantes. Isso na verdade tem até um efeito desestabilizador sobre o inimigo, que se vê envolvido numa situação surreal diante do comentário!

      Valeu pela observação e comentário Fabiano!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Essa figura é mesmo uma das melhores da coleção até agora... e todo mundo q a vê na minha estante tbm se surpreende com a qualidade da pintura e detalhes da peça!!!

    tive problemas no começo.. pois a lança vinha torta e pedi pra loja destrocar a figura pra mim (aí recebi uma perfeita depois)!!!

    qto ao gibi da "Última Caçada"... ele é um dos 60 encadernados da coleção da SALVAT. Mas não se sabe ainda o destino dessa coleção aqui no Brasil!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Leo... A figura do Kraven se destaca. E olha que ao observarmos as fotos promocionais da coleção nem tínhamos identificado-a com uma grande promessa. Pra gente ver que a coleção pode surpreender!

      A lança foi um grande problema mesmo! Vi muitos comentários sobre esse entortamento.

      Sobre a coleção da Salvat estamos todos na expectativa mesmo. Caso ela saísse acredito que teríamos muitos buracos preenchidos em nossas coleções. Muitas são historias clássicas. Até onde eu soube a Salvat estaria computando os resultados do lançamento-teste. Vamos torcer!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Olá, Marcelo!

    Parabéns por mais uma ótima matéria e pelas fotos que, como sempre, ficaram muito boas.

    A miniatura do Kraven realmente surpreendeu. Miniatura com a pintura impecável, cheia de detalhes e muito original.
    Será que podemos atribuir a melhora na qualidade à chegada da Eaglemoss ao Brasil? Lembrando que esta foi a primeira miniatura lançada após a editora assumir o controle da coleção.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moisa... Blz!?

      Obrigado pelo comentário. Valeu mesmo.

      A miniatura surpreendeu à todos, não foi? Pintura, detalhes e tudo o mais. Pode ser que vc tenha razão em relação à Eaglemoss, mas não tenho certeza. Até porque o Ciclope que veio depois não está tão bem detalhado quanto o Kraven. Até imaginei que fosse mesmo pela chegada da Eaglemoss. Vamos ver as próximas peças!

      Valeu mesmo Moisa! Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  6. A galeria de vilões do spider realmente é a melhor, ao lado do Batman. Por isso nesta coleção, temos muitos vilões dele. Não contei, mas certamente de cabeça lembro de mais de 5. (dr oc, Venom, Carnage, Abutre, Electro, Rhyno, Mysterio, Lagarto) Todo são vilões excelentes. Realmente as aventuras do spidey com o Kraven eram muito boas, tomadas por tensão. Ele é um personagem ao qual, merecia ser atualizado e inserido nos filmes novos. Seria muito maneiro, o que acha? A figura está nota 10, eu só mudaria a pose, faria algo menos imponente e mais agressivo ou observador, acho que ficaria legal tambem. Mesmo assim, ficou 10. Vlw amigo, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Michael... Você levanta uma questão que até então não havia me atentado, ou seja, os critérios de escolha para os personagens aparecerem na coleção. Tirando obviamente os "medalhões" que com certeza apareceriam, qual teria sido o critério? Acredito que vc mesmo respondeu, ou seja, a representatividade de certos personagens é muito grande no universo Marvel. E o Aranha realmente possui grandes vilões com personalidades complexas e cheias de elementos com os quais muitos leitores se identificam. Eu acho que os vilões do Quarteto Fantástico também tem essa pegada.

      Apoio totalmente o aparecimento do Kraven no filmes, sobretudo se derem a ele a carga dramática que sua história carrega. Tipo sua origem aristocrática na Rússia, sua mãe ter se suicidado frente a perda do padrão de vida e traição de seu pai, enfim, há muito a se explorar. Principalmente sua obsessão em relação ao Aranha.

      Valeu Michael!! Obrigado pelo comentário cheio de observações interessantes!! Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Com certeza Carlos...

      Como disse em um outro comentário, essa foi uma das miniaturas que, ao lado de outras (Ex. Motoqueiro Fantasma, Tempestade) me surpreendeu positivamente.

      O lance do colete e da lança tocaram na essência do personagem, ou seja, na relação tribal e africana que o personagem tem.

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Depois de uma longa procura encontrei na livraria Nobel as miniaturas da mulher invisivel e do kraven, ambos com pequenos problemas, o kraven veio com a lança quebrada e a sue richards veio com o braço quebrado, apos longa discussão eu arrematei ambas por 20 reais cada.

    Claro que eu podia simplesmente nao comprar as estátuas mas estou encontrando enorme dificukdade em achar essas miniaturas a venda, pelo menos onde eu moro, ta quase impossivel....

    Enfim gostaria de saber dos amigos se existe alguma forma de colar essas peças quebradas, se alguem ja tentou super bonder, senao terei que troca las mais para frente.


    Aguardo ancioso amresposta e ajuda dos amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elton!

      Tudo bem, amigo!?

      Puxa... Bom negociador você. Mas está certo! Peças com defeitos devem ser vendidas com mega descontos.

      O Kraven me surpreendeu na época em que saiu, tal qual o Homem-Areia. Engraçado... Ambos inimigos do Cabeça de Teia. A miniatura do Kraven captou toda virilidade espalhafatosa (rs) do personagem. Acho até que essa era a ideia do Stan Lee mesmo. Fazer do personagem um misto de caçador com Show-Man com Megalomaníaco.

      Quanto à colagem Elton, eu já colei com Super-Bonder sim e deu super certo. Na época fiz até uma postagem sobre isso. Dê uma olhada no link abaixo e depois me fale se ajudou!

      http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2013/01/miniaturas-marvel-dicas-parte-ii-e.html

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados