Translate

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Coleção Folha - Música Clássica para Crianças

Fascículo 1 - Mozart - Ilustrações de Carla Nazareth

Coisas boas e interessante precisam ser divulgadas. A Folha de São Paulo está lançando uma coleção que merece essa menção: A Coleção Folha - Música Clássica para Crianças. Constituida por 20 Fascículos-CD a coleção cobre uma porção interessante dos grandes compositores da música erudita. Crianças possuem mente aguçada e perspicaz. Uma vez alimentadas com bons exemplos e boas referências tornam-se adultos capazes de escapar facilmente do senso comum, desenvolvendo opniões próprias, porém respaldadas no que a humanidade fez de melhor. Surpreendi-me, portanto com essa iniciativa da Folha. A coleção traz as aventuras de duas crianças, o menino Dó e sua amiguinha Mí. Dó e Mí vivem, em cada fascículo (ilustrado com perfeição), aventuras nas quais entram em contato com a vida de compositores, de seu nascimento até sua morte. O 1º fascículo, como podem ver acima e abaixo, traz o genial Wolfgang Amadeus Mozart.


Inicialmente acreditei que o CD que vinha acompanhando o fascículo traria músicas do compositor tocadas de maneira diferente, para atender bebês e crianças muito pequenas. Porém, as músicas são tocadas como foram concebidas originalmente, o que permite que a criança e até mesmo adultos ouçam as composições por toda a vida. A seleção das músicas que compõe cada CD ocorreu tendo por base aquelas que reconhecidamente fazem parte, de alguma forma, do universo infantil.

Fascículo 2 - Bizet - Ilustrações de Patrícia Romão
Outro destaque é o fato de que cada fascículo é ilustrado, ao que pude notar, por um desenhista diferente. Isso torna cada fascículo único, uma vez que possui um "design" especial, mostrando Dó, Mí e o compositor em questão em concepções artísticas distintas em cada número. O Nº 1 traz o suave traço de Carla Nazareth, combinando perfeitamente com o estilo leve, por vezes lúdico e angelical de Mozart. Já o fascículo 2, sobre Georges Bizet, é ilustrado por Patrícia Romão, trazendo um traço semelhante à "dobraduras". O CD traz boa parte da grande Ópera composta por Bizet: CARMEM.


Os textos de Izabel Zambujal e Maria Pedro dão o tom do que será a coleção. O universo da música clássica é aqui celebrado de uma forma única e singela. Recomendo a coleção não apenas para quem possui crianças em casa. Caso você seja apreciador de sons e imagens delicadas, singelas e cheias de poesia também gostará!


Maiores informações podem ser obtidas no Site Oficial da Coleção.

Abc à todos!

8 comentários:

  1. Realmente essas coisas precisam ser divulgadas.
    Fiquei encantada ao ler sua postagem...essa coleção deve ser fantástica!
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti

    Obrigada pelo carinho e pela colaboração.
    Você é muito querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fico feliz que tenha gostado!

      Seu novo blog vai fazer sucesso!!

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
  2. Muito legal.... Como eu acredito que crianças são como esponjinhas que precisam ser expandidas com coisas boas e de boa qualidade. Com certeza faz uma grande diferença no seu desenvolvimento e crescimento. Vou tentar comprar alguns fascículos por aqui. Bjs e saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mí... É isso mesmo. Verdadeiras esponjas! rs rs

      Acredito que vc não encontrará por aí, pois é da Folha de São Paulo. Acho que a úniica forma seria assinar para vc receber pelo correio. Mas como vc pegaria apenas alguns fascículos, caso queira, eu posso comprar aqui pra vc os números que vc quiser.

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
  3. "Porém, as músicas são tocadas como foram concebidas originalmente, o que permite que a criança e até mesmo adultos ouçam as composições por toda a vida."

    Eu compraria! Mas já tenho um acervo imenso no meu HQ com clássicos!!!!

    Mas, sinceramente, duvido que muitas crianças venham a se interessar por essa coleção, quanto menos a maioria dos "pais" que vejo por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleiton...

      Quero crer que muitos não se interessam porque não conhecem. Lembro-me que quando eu era criança por exemplo, a média do que existia na cultura popular era muito melhor do que vemos hoje. Percebo uma queda na qualidade do que é produzido nas diversas mídias. Aumentou-se a oferta de tudo, mas reduziu-se a qualidade.

      Sendo assim esperemos que ao aumentar a divulgação de coisas boas um maior número de pessoas se interessem. Nesse sentido seu blog ajuda muito!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  4. "Aumentou-se a oferta de tudo, mas reduziu-se a qualidade."... Isso!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados