Translate

sábado, 8 de dezembro de 2012

Futuros Distópicos - Parte I: Terra X

Terra X - Edição Encadernada de 2009 - Panini Books

Projetar futuros de dor e tristeza tem rendido obras interessantes em diversas mídias. Nossa atração e até fascínio por futuros disfuncionais pode (talvez) ser explicada, em minha opinião, pelo fato de que sabemos que as sementes desses estranhos futuros estão entre nós, sempre prontas a germinar. Nos quadrinhos tais exercícios imaginativos renderam ótimas histórias como poderemos conferir em matérias futuras aqui no blog. Terra X é o 1º e extenso capítulo de uma obra prima da 9ª arte, sucedido por "Universo X" e "Paraíso X", esse último ainda inédito no Brasil. Terra X narra o futuro do Universo Marvel sob à batuta dos roteiristas Jim Krueger e Alex Ross, esse também o desenhista das inúmeras capas da edição que coloco acima, lançada pela Panini aqui no Brasil em 2009 (iten raro entre nós atualmente). Caso você não tenha lido essa grande história não se preocupe, procuro sempre não escrever "spoilers", as informações abaixo não comprometem a trama.

Capa de Abertura da Edição Encadernada da Panini - Alex Ross

Essa edição encadernada de Terra X eu diria que foi a principal aquisição que fiz nesse ano de 2012. Tive muita dificuldade de consegui-la e o preço para obtê-la também não foi baixo. Mas valeu a pena. Ao olharmos o futuro dos heróis do universo Marvel sentimos a mesma nostalgia que sentimos ao olharmos pra trás e verificarmos como vai ficando diferente de como era. Como tudo se transforma ao nosso redor, tornando-nos por vezes anacrônicos em nossa própria vida. A história é intrincada e uma caixa de surpresas. Não é como ler uma HQ comum, há textos longos e filosóficos, porém tudo muito bem integrado à trama. É possível reconhecer todos os principais heróis da Marvel, porém todos muito diferentes. A maioria marcada por tragédias pessoais. O Capitão América vaga, como um velho e desacreditado herói por uma América diferente. Reed Richards habita agora o Castelo do Dr. Destino. Consumido pela culpa por um evento que marcou sua vida e lhe tirou sua amada mulher, Richards veste-se como Victor Von Doom e sua dor é quase palpável.

Da esquerda para direita: Raio Negro; Loki; Luna; X-51 (antigo Homem-Máquina); Capitão América; Demolidor; May Parker; Tony Stark (velho e cheio de fios); uma nova e desconhecida aspirante à X-Man.

Tony Stark, também velho, vive isolado em um local desconhecido e separado do mundo. Frente à morte de vários amigos Vingadores Tony construiu os Vingadores de Ferro, robôs que são apenas pálidas lembranças de uma época mais simples e feliz. Thor por algum motivo não revelado foi transformado em mulher em função das maquinações de um Loki bem mais assustador. Peter Parker, mais velho e obeso, tenta resgatar sua relação com May Parker, sua filha, agora hospedeira de um dos seus piores inimigos, Venon. Referência interessante é sobre o Demolidor. Há um personagem com esse nome na trama que não consegue morrer, por mais que tente, porém sua identidade não é revelada e é muito pouco provável que ele seja Matt Murdock.


Hulk, depois de anos de fúria é apresentado já dissociado de Bruce Banner, que em função de diversos aspectos da trama aparece em suas costas como um garoto. Namor, que teve importante participação na tragédia da vida de Reed Richards, sofre consequencias sérias desse ato, tendo metade de seu corpo ardendo em chamas para todo o sempre. O Dr. Estranho morto enquanto estava em sua forma astral possui um estranho visual no além vida. Talvez o único personagem que traga algum alívio à toda densidade da trama talvez seja O Coisa, casado com Alicia Masters e pai de dois filhos (Buzz e Chuck), dois ótimos e engraçados garotos! Os X-Men já não existem como conhecemos hoje. Colossus é soberano na Rússia e a governa como um verdadeiro Czar.

Wolverine e esposa (Jean Grey)

Outra figura interessante é a de Wolverine, agora obeso, indolente e cheio de estupidez para com sua esposa, Jean Grey. Scott Summers vaga por uma Nova York diferente, cheio de lembranças. Uma raça com papel central ao longo da trama são os "Inumanos", que retornam à Terra relativamente modificados fisicamente. Tudo no universo Marvel é representado de forma excelente. É preciso, no entanto ler a história sabendo que há vários trechos escritos em forma de livro, algo que à princípio não gosto, porém funcionou muito bem aqui. Alex Ross desenha as capas, porém o desenho da história fica ao cargo de John Paul Leon. Sua arte é estranha e, por causa dela, eu relutei durante muito tempo em comprar Terra X. Achava sua arte pouco atrativa, principalmente diante das capas exuberantes e realistas de Ross. Sentia-me um pouco enganado ao me deparar com a arte de Ross na capa e com outra no interior do encadernado. Esse foi o motivo pelo qual eu não comprei Terra X inicialmente, mesmo apesar de muitos conhecidos terem me falado que era uma ótima HQ. Isso fez com que eu amargasse um longo caminho para adquiri-la depois.


Todo esse cenário descrito acima é palco para uma trama bem maior envolvendo forças cósmicas em movimento em nosso planeta há bilhões de anos, e que são gradativamente reveladas ao leitor. Tudo é dimensionado de forma a abranger todas as facetas do universo Marvel. Deviantes, Eternos e os colossais Celestiais também estão presentes, trazendo à história uma percepção de épico. Os Asgardianos, bem como os diversos outros panteões de deuses tambem são citados. No caso dos Asgardianos uma interessante explicação é dada para sua origem e existencia, algo que me deixou muito surpreso!


Terra X mostra o quanto o universo dos heróis é rico e interessante, além do quão vasta e cheia de referências é sua mitologia. Nas mãos de pessoas criativas o prazer não tem preço!

20 comentários:

  1. excelente matéria, Marcelo...

    "Terra X" é uma obra-prima mesmo, e uma das minhas HQs favoritas de todos os tempos. Ela é pra mim, o equivalente ao q seria a "Bíblia" pro universo marvel (já q até o sentido da vida é explicado nessa saga)!!!

    um épico mesmo...

    pena é q por questões financeiras ($$$) não poderei comprar as 2 sequências (Unverso e Paraíso), e tive q excluí-las da minha lista. Vou ter q me contentar com esse Vol. 1 mesmo, q pra mim já está mais q ótimo (devido à qualidade fenomenal da trama)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo...

      Sua comparação é muito boa mesmo. É como se fosse o "Livro do Apocalipse" da Bíblia do Universo Marvel.

      Se Terra X é o "Livro do Apocalipse", "Marvels" é o Livro de "Gênesis".

      A razão da existência da raça humana é muito bem amarrada com todos os aspectos do Universo Marvel. E o mais interessante é que sobraram pontas soltas que espero que sejam retomadas em Universo X e Paraíso X.

      Aliás para mim Paraíso X será o grande lançamento pelo qual esperarei em 2013!!

      Valeu!! Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Sou suspeito para falar sobre Terra X. Diferente de LEO, não gostei. A ideia parece boa. Ou melhor: é boa. Mas acho que foi mal conduzida. Aqueles diálogos entres o Vigia e O Homem Máquina são repetitivos, por exemplo. E muitos trechos parecem um tremendo samba do crioulo doido, com teorias às vezes expostas de forma forçada e estapafúrdia. E Universo X conseguiu ser pior. Tenho esses dois volumes comigo. Só não me desfaço porque não dou fim à gibis.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kleiton...

    Como pôde ver pela postagem eu também fiquei fã de Terra X. Confesso que inicialmente achei um pouco estranho os diálogos entre X-51 e Uatu, porém com o desenrolar da história achei bem interessantes e integrados à hisgtória.

    Os autores extrapolaram na teoria para explicar o desenvolvimento de nossa espécie, porém o mais interessante é que eu achei perfeitamente possível ideias como a dos Celestiais. Lembrei muito do "Eram os Deuses Astronautas" do Erik Von Daniken e também do Monolito presente em "2001 Uma Odisséia no Espaço". De qualquer forma o desenvolvimento da história é bem distinto daquela encontrada nos gibis comuns.

    Valeu Kleiton!

    Abc.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcelo! Li e saborrei cada imagem que postaste aqui, principalmente essas três últimas. Por elas já dá para ter uma noção dos seus relatos sobre a obra. Você também irá comprar os dois dois encadernados - Universo X e Paraíso X? Uma vez, lembor que um leitor disse em um fórum que era preciso obter os três. Nao sei bem ao certo qual o contexto dele nessa afirmação, se foi coisa de fã que incentivou a compra dos outros dois, ou se ele quis dizer que para a melhor compreensão era preciso ter os outros dois também. Lembro-me desse detalhe que já faz um tempo e agora parece que algumas pesosas voltaram a comentar sobre Terra X.

    Costumo dizer que nem tudo é preço. Se a obra vale à pena pra você e se pode obtê-la, então é algo que realmente importa.

    Gostei de todo seu texto, bem informativo e explicativo sem se render a um "spoiler" sequer (buááá)...rsrsrs... pelo menos agora eu sei que você não é do meu time de homens fofoqueiros e linguarudos. rsrsrs...

    Mas, dentre tudo o que escreveu, ri um pouco dessa parte aqui:

    "Thor por algum motivo não revelado foi transformado em mulher em função das maquinações de um Loki bem mais assustador. Peter Parker, mais velho e obeso..."

    Encarei isso com um certo humor, já que esse destino desses dois parecia algo meio que " na cara", só precisaram de ajudazinha que deve ter vindo com o tempo.

    Você já leu toda a obra? Quanto tempo levou?

    Parabéns! Esse seu espaço é muito bom!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Fabiano !!?? Blz!!! Poxa ... Legal mesmo seu comentário.

      Então... O Universo X eu comprei, mas ainda não lí. O Paraíso X vou comprar quando sair com certeza.

      Sabe que penso como vc sobre essa questão de que, se algo para vc é um tesouro... Ninguém pode dizer o contrario, ou seja "É um Tesouro!!". E esse tipo de tesouro pessoal às vezes nem são tão caros, mas é o SEU Tesouro. Tais coisas ancoram a gente na vida e nos deixam mais humanos. É assim que encaro esses nossos Hobies.

      Então cara... Sobre "spoilers" eu sempre tento evitar, afinal de contas não quero ser desmancha prazer de ninguém ... Mas é verdade, que dá uma coceira na língua dá! rsrs

      Em relação a mudança de gênero do Thor e da composição corporal do Peter Parker tem algumas cenas que chegam a ser engraçadas mesmo! rsrs Tem uma ilustrações engraçadas sim! Posso dizer o seguinte: Thor virou um mulherão!! rsrs

      Olha, demorei um pouco para ler Terra X pois em geral quando gosto de uma HQ eu vou mais devagar. Vou sorvendo tudo bem devagarinho. Percebí que historias que não estou gostando muito ou acho fracas eu tendo a acabar rapidinho. Acho que Terra X eu levei uns 20 dias!!

      Agradeço muito sua palavras e participação! Valeu mesmo Fabiano!!

      Abção! Marcelo.

      Excluir
    2. "Olha, demorei um pouco para ler Terra X pois em geral quando gosto de uma HQ eu vou mais devagar. Vou sorvendo tudo bem devagarinho. Percebí que historias que não estou gostando muito ou acho fracas eu tendo a acabar rapidinho. Acho que Terra X eu levei uns 20 dias!!"


      Eu achei que só eu tinha essa mania de demorar porque quer ficar degustando. Olha só...! rsrsrs...

      Abração, Marcelo! Tudo de bom pra você, meu caro!

      Fabiano Caldeira.

      Excluir
    3. E aí Fabiano...

      Não, não... Você não é o único que tem esse comportamento diante de uma boa HQ. Alias, isso é para mim até um termômetro pessoal de qualidade das publicações que leio. Ou seja, o tempo que gasto lendo cada publicação. Isso tem se mostrado bem eficaz na avaliação da qualidade!

      Valeu!!!

      Marcelo.

      Excluir
  5. "Lembrei muito do "Eram os Deuses Astronautas" do Erik Von Daniken e também do Monolito presente em "2001 Uma Odisséia no Espaço".


    e isso não é mera coincidência, Marcelo....

    pois não sei se vc lembra, mas o X-51 foi um personagem criado pra série de gibis do KIRBY q adaptavam "2001 - odisséia no espaço"!!!

    depois q essa série acabou (na ed. 10).... o Kirby levou o X-51 pro universo marvel normal (escrevendo mais umas 8 edições só dele)!!!

    ou seja... "Terra X" fez uma bela homenagem ao Kirby ao relembrar a participação do homem-máquina na série "2001" da Marvel!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Leo... Valeu mesmo!!! Cara... Não sabia que o X-51 vinha dessa série do Kirby. Fiquei sabendo dessa adaptação de 2001 na Marvel pelo "Submundo".

      Realmente foi uma grande homenagem ao Kirby em Terra X. Alias, considero o Kirby um gênio mesmo!!

      Tenho vontade de ler essa adaptação de 2001. Nem sei se ainda é possível conseguir ou se foi lançada aqui no Brasil. Pelo que me lembro de ter lido no "Submundo" parece que o Kirby continuou a historia e expandiu os conceitos do filme, não é mesmo!??

      Esse universo do Arthur C. Clarke é riquíssimo diga-se de passagem!!

      Valeu mesmo!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Que postagem heim?
    Escreves de uma forma tão gostosa...
    e prazeroso te ler.
    Já estou contando os dias pra vocês chegarem.
    Abraços! Dias lindos e abençoados pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... Que legal que você está de volta na Net! Pelo jeito voltou a ter rede aí em casa!!

      Gde. Abc. e Saudades!

      Marcelo.

      Excluir
  7. "Poxa Leo... Valeu mesmo!!! Cara... Não sabia que o X-51 vinha dessa série do Kirby. Fiquei sabendo dessa adaptação de 2001 na Marvel pelo "Submundo".


    E aí, Marcelo... blz??

    este é o link da matéria q eu fiz sobre "2001" (do Kirby):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/11/2001-uma-odisseia-no-espaco-em.html

    repare nas imagens q o visual clássico do X-51 (q aparece em 2 das capas postadas) era com essa roupinha roxa q ele usava, rs!!! Mas os olhos vermelhos ele manteve em "Terra X" tbm!!!

    repondendo a tua pergunta...

    "2001" nunca foi publicado no Brasil, e nem saiu encadernado lá fora (acho q a marvel perdeu os direitos sobre o filme - sem falar na treta q tá rolando com os herdeiros do Kirby)!!!

    a única forma de conseguir essa série agora... é em scans (eu baixei completa com o programa DC++

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Leo... Valeu pelas dicas.

      Vou dar uma espiada nesse "DC ++" pra ver como é!

      Também não sabia que tinha intrigas entre os herdeiros do Kirby. Infelizmente!

      Vou revisitar sua postagem!

      Valeu mesmo!!

      Abc. Marcelo.

      Excluir
  8. Boa noite Marcelo, tudo bem?

    Meu nome é Daniel Alencar e estou conhecendo seu blog hoje.

    Muito bom o post sobre Terra X... Eu sempre gostei de universos "alternativos" onde os autores podem deixar a imaginação correr solta... Lembra do "What If ?" da Marvel?

    Como seu assunto aqui é distopia, creio que uma idéia minha se encaixa...

    Eu estou escrevendo uma trilogia de livros sobre os personagens Disney em uma abordagem inédita. Eles são vistos com personalidades humanas, com amor, ódio, depressão, amarguras e outros...

    A ideia principal é a destruição da cidade de Patópolis e sua reconstrução como "Nova Patópolis".

    Se quiser dar uma olhada, o grande Paulo Gibi fez uma resenha com um resumo e deixou os links pars donwload e leitura online... Se gostar da idéia e ler, agradeço a sua opinião...


    http://paulogibi.blogspot.com.br/2012/12/nova-patopolis-de-daniel-alencar.html


    Grande abraço,

    Daniel Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Daniel! Que legal esse seu comentário!!

      Lembro da serie "What if..." sim. Tenho lembranças de varias HQs sobre esses futuros alternativos bem interessantes!!

      Olha... Achei a sua idéia muito boa!! Ela vai ao encontro de algo que eu sempre quis ver, ou seja, o universo de alguns personagens emblemáticos de nossa cultura trabalhados de forma diferente. Acho isso muito relevante porque todos nós que crescemos lendo quadrinhos mudamos com tempo e é lógico que gostaríamos de ver alguns desses nossos queridos personagens passando por situações que exigem crescimento! Achei fantástica sua idéia e me sentiria honrado em ver o trabalho e dar alguma contribuição!

      Acessarei o link!!

      Fico contente que tenha gostado do blog. Esteja a vontade para deixar sempre seu comentário.

      Gde. Abc.!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Muito obrigado Marcelo,

      Se você gostar, eu que ficarei honrado com um comentário seu a respeito... Qualquer crítica, será bem vinda também...

      O blog oficial do projeto é : novapatopolis.blogspot.com

      Grande abraço e com certeza sempre darei uma passada por aqui...

      Daniel

      Excluir
  9. interesting blog. It would be great if you can provide more details about it. Thank you...
    http://www.kendalldodgechryslerjeepram.com/ ,Aventura Jeep

    ResponderExcluir
  10. I actually enjoyed reading through this posting.Many thanks...


    Aventura Jeep

    ResponderExcluir
  11. interesting blog. It would be great if you can provide more details about it. Thank you...


    Aventura Jeep

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados