Translate

sábado, 6 de outubro de 2012

Miniaturas Marvel - Parte III

Miniaturas da Coleção lançadas aqui no Brasil

Caso você esteja chegando ao Brasil agora, vindo de um outro Planeta ou de uma outra Dimensão talvez você não tenha ficado sabendo do grande evento deste ano que abalou as estruturas do universo das HQs / Colecionismo: O Lançamento da Coleção de Miniaturas Marvel pela editora Panini. Esse seria o único motivo que explicaria sua ignorância a respeito disto. Porém vamos supor que você seja realmente uma destas pessoas que está caindo de para-quedas no mundo desta coleção e está ávido por informações. Dê uma olhada então em algumas postagens anteriores aqui do Blog que tratam desta coleção, a Miniaturas Marvel - Parte I e Miniaturas Marvel - Parte II. Até o momento contamos com o seguinte quadro de lançamentos:

- 2ª Quinzena de Abril - 2012: Nº 01 - Homem-Aranha.

- 1ª Quinzena de Maio - 2012: Nº 02 - Wolverine.

- 2ª Quinzena de Maio - 2012: Nº 03 - Dr. Octopus.

- 1ª Quinzena de Junho - 2012: Nº 04 - O Coisa.

- 2ª Quinzena de Junho - 2012: Nº 05 - Magneto.

- 1ª Quinzena de Julho - 2012: Nº 06 - Blade.

- 2ª Quinzena de Julho - 2012: Nº 07 - Surfista Prateado.

- 1ª Quinzena de Agosto - 2012: Nº 08 - Duende Verde.

- 2ª Quinzena de Agosto - 2012: Nº 09 - Capitão América.

- 1ª Quinzena de Setembro - 2012: Nº 10 - Dr. Destino.

- 2ª Quinzena de Setembro - 2012: Nº 11 - Fênix.

Atualizando...

- 1ª Quinzena de Outubro - 2012: Nº 12 - Homem de Ferro.

- 2ª Quinzena de Outubro - 2012:  Nº 13 - Demolidor.

- 1ª Quinzena de Novembro - 2012:  Nº 14 - Tempestade.

- 2ª Quinzena de Novembro - 2012:  Nº 15 - Thor.

- 1ª Quinzena de Dezembro - 2012:  Nº 16 - Fera.

- 2ª Quinzena de Dezembro - 2012: Nº 17 - Elektra.

- 1ª Quinzena de Janeiro - 2013:  Nº 18 - Tocha Humana.

- 2ª Quinzena de Janeiro - 2013: Nº 19 - Justiceiro.

Obs.: O calendário acima não obedece a chegada da Miniatura em banca e aos assinantes. É na verdade um calendário de lançamentos ideal (conforme informado pela Panini) a partir do 1º lançamento na 2ª quinzena de Abril (lançamento de duas miniaturas por mês). Como pode ser constatado na prática ocorreram atrasos nas entregas, fazendo com que o mesmo não fosse obedecido.

Especulações à parte, em conversa com um camarada meu que possui importantes contatos com a Panini, fiquei sabendo de notícias animadoras sobre o futuro desta coleção aqui no Brasil. A Panini estaria com planos de continuar a coleção  depender das renovações das assinaturas para um 2º ano com as miniaturas acima do Nº 27. Além disso haveria sim a possibilidade de lançamento da Coleção com as miniaturas da DC. Ambas coleções são fabricadas pela Eaglemoss, empresa europeia da área do colecionismo. Esse lançamento aqui no Brasil faz todo o sentido se pensarmos que com a crise europeia muitas empresas devem estar buscando novos mercados para vender seus produtos, uma vez que o cidadão europeu, em função da crise, não deve estar pensando muito em completar coleções. Já o Brasil com a melhora econômica é um grande mercado. Isso me lembra os anos 80 e 90, época em que nós brasileiros sonhávamos com os produtos vendidos lá fora, muitos desses produtos aliás nós nem ficávamos sabendo que exitiam. Pois agora creio que a coisa se inverteu e somos sim um importante mercado consumidor desses produtos.

Brindes recebidos pelos Assinantes da Coleção (pelo menos alguns)
A coleção tem feito sucesso e a Panini deve "abrir o olho" para não perder esse "filão" pois outra empresa aqui do Brasil que tem plenas condições de dar continuidade ao lançamento dessa coleção e até de lançar a da DC, é a Editora Planeta DeAgostini. Encontrar as miniaturas para comprar em bancas tem se tornado algo difícil. Elas são lançadas quinzenalmente sempre no início de cada quinzena e se você deixa para procurar o jornaleiro um pouco depois é bem possível que você já não as encontre mais. A melhor coisa a fazer é combinar com um jornaleiro de sua confiança para guardar uma unidade para você. Isso também facilita o vendedor que já faz o pedido da quantidade correta de miniaturas, evitando assim eventual encalhe. A quantidade de miniaturas recebida em cada banca tem caído e eu acho que isso é reflexo do grande Nº de assinaturas que foram feitas por meio do site oficial da coleção. Isso refletiria seu sucesso. Todos tem torcido para que a Panini ou outra empresa da área continue a coleção, melhorando os problemas de distribuição junto aos assinantes e proporcionando um maior canal de comunicação entre os colecionadores/consumidores e a empresa, um pedido que tem sido constante entre os fãs em sites e na rede social. Vale ressaltar o importante papel que esses veículos tem tido na divulgação e discusão entre os fãs. Destaco dois deles: o Blog Submundo - Hq e a página Miniaturas Marvel no Facebook. Para entrar nessa discusão mais à fundo visite essa página no face. É isso aí! Abração à todos!!

14 comentários:

  1. Olá Marcelo!
    Muito boa essa informação...Gostei!
    O Luís Fernando tá firme na coleção de miniaturas.
    Estamos com saudades!
    Abraços e um feliz e abençoado final de semana pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que sua visita por aqui!

      O LF será o próximo grande da família nessa área de HQs e colecionáveis.

      Gde. Abc. pra todos vcs!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Sou frequentador assíduo de banca de jornais; pra não perder nenhum número, já combinei com o jornaleiro de reservar para mim assim que chega :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Jota! Acho isso a melhor forma. Além do que acho que comprar com o jornaleiro do bairro valoriza o pequeno comerciante. Não que não gosto das mega-stores, porém percebo que elas aniquilam os pequenos e acaba de certa forma concentrando a renda.

      Gde. Abc.

      Valeu!! Marcelo.

      Excluir
  3. Olá Marcelo.

    E para variar enfiei o pé na jaca novamente este mes e acabei comprando 3 miniaturas, Mojo, Rhino e Colossus, depois vou tirar fotos e postar no face.

    E estou no aguardo do Sentinela, depois vou ver se consigo segurar um pouco a loucura, e aliviar minha conta bancaria de um colapso total.

    Ainda quero tentar importar, o que reduziria meus gastos, mas depois da experiencia que tive estou meio receoso.

    O meu sonho de consumo máximo são alguns bustos, como o do Iron Man, mas hoje sem condições de bancar este sonho, vamos ver no futuro.

    Abraços,

    Jiban

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jiban! Blz?

      Então cara, mandei um e-mail para o Bonelli naquele dia mesmo que vc me passou o endereço dele. Disse a ele que queria comprar "x" peças mas ele nem me respondeu. Não sei o que aconteceu!

      Poxa cara... Parabéns pela compra! Vc vai virar referencia nas miniaturas hein!! Realmente depois da sua péssima experiência com importação fica difícil acreditar que dará certo.

      Agora... Cara! Sobre os bustos, outro dia eu passei em frente em uma loja chamada de "Limited Edition" aqui de Sampa e ví um busto do Capitão América muito, muito legal! Meu esse eu compraria! Muito louco mesmo!! Mas concordo com vc fica difícil entrar na compra desse tipo de peça pois são caras, mas o mais importante.... Espaço! Isso para colecionadores é essencial.

      Valeu Jiban!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Marcelo,

    ótima postagem. As fotos estão ótimas. Finalmente, deu para observar bem a base. Bonitona!

    Espero que mais editoras nacionais entrem na jogada, a exemplo da PdA, como vc falou. Com concorrência, tudo melhora. A distribuição dessas figuras, nas bancas, está péssima.

    Uma pergunta: vc guarda as caixas ou as joga fora? Não consigo guardar caixa, por mais bonita que seja. Gosto do boneco "livre" e não tenho espaço para guardar as caixas separadas.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleiton! Blz?

      Então a plataforma é be bonita mesmo. Quando eu a via no site da Panini eu achava que ela era de plástico. Mas quando chegou deu pra ver que é de um material bem interessante. Lembra borracha, mas parece também que tem algum tipo de metal que participa da sua confecção.

      Olha em relação à qual empresa vai assumir definitivamente esse "filão", realmente a Panini tem que se preocupar. Em Portugal por exemplo quem comercializa essa coleção da Marvel é a Planeta DeAgostini, ou seja, os caras tem "Know-How". A Panini tem que correr atrás dessas reclamações e melhorar sua logística de distribuição e de contato com os assinantes e consumidores.

      Cara... Em relação às caixinhas eu as estou guardando sim. Eu as achei perfeitas para eventualmente proteger as Miniaturas em uma eventual mudança ou mesmo transporte. Fiz uma postagem aqui no Blog mostrando como eu as estou identificando e guardando aqui em minha casa. A identificação eu achei importante porque depois que vc mistura várias caixinhas vazias não dá pra saber qual pertence a qual personagem. Veja as fotos que fiz desse sistema de acondicionamento no link abaixo (caso não consiga visualizar a postagem chama-se "Miniaturas Marvel - Dicas" é só procurá-la no arquivo e "Julho":

      http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2012/07/miniaturas-marvel-dicas.html

      Mas olha Kleiton, isso tudo demanda espaço e imagino que em algum tempo isso vá ficar dificil. Mas por enquanto está valendo. Tenho usado a própria caixa que traz a miniaturas para acondicionar as caixinhas vazias.

      Valeu Kleiton... Espero que tenha respondido.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  5. "Esse lançamento aqui no Brasil faz todo o sentido se pensarmos que com a crise europeia muitas empresas devem estar buscando novos mercados para vender seus produtos"


    Interessante....

    eu não tinha pensado por esse ângulo ainda, mas realmente: faz todo o sentido sim!!

    Notei q acereleram a coleção com um intervalo de apenas 1 semana entre o Destino e a Fênix... será q essa tendendência prosseguirá? Já pensou se um dia essa coleção virar semanal? haja $$$, rs!!

    particularmente desconfio q isso tenha sido um teste pra ver se o público assimila os gastos na coleção ao longo de 1 mês pra lançarem simultaneamente os "Especiais" (q serão mais caros) e os da linha DC tbm!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Léo...

      Refletindo sobre a coleção e sua interface comercial eu comecei a juntar algumas peças. Uma delas é essa questão da Eaglemoss ser britânica (senão me engano), ou seja, está bem no meio da crise europeia. Ainda ontem fiquei sabendo de uma estatística interessante. A de que milhares de europeus aportaram no Brasil no último ano em busca de trabalho. Isso veio ao encontro dessa minha teoria, ou seja, os caras estão procurando mercado!

      Isso é bom pra gente e espero, como você, que esses lançamentos sejam incrementados. Agora... realmente uma boa empresa tem que assumir toda logística necessária para atender um país de proporções continentais como o Brasil.

      Concordo com você que esse ano está sendo um grande laboratório para que se possa medir o sucesso ou não desse tipo de produto aqui no nosso país e acho que os caras devem ter se surpreendido, pois até onde podemos acompanhar está sendo um sucesso, não é?

      Valeu Léo!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Boa Noite, Marcelo!

    Eu acho que a Panini só não continua com a coleção, se não quiser.
    Acredito que nem a própria empresa de revistas tinha em mente o estrondoso sucesso que essa coleção faria aqui no Brasil: um país ridículo rodeado por pobres às custas dos tais direitos humanos e consumidores em massa de produtos pirateados.

    Vi a postagem anterior e volto a dizer que a maneira como você posta suas miniaturas é algo ímpar. Dá para sentir sua paixão pelo negócio, esse colecionismo.

    Está de parabéns, cara!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabiano!

      Realmente acho que a Panini só abrirá mão se ela for tonta, ou se a pressão dos consumidores for tão grande que ela não aguente em função da falta de estrutura de distribuição e comunicação com os consumidores.

      Agradeço seu comentário sobre as fotos. Gosto muito de fazê-las e acima de tudo de compartilha-las com vocês aqui no Blog.

      Valeu mesmo Fabiano!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Olá Marcelo. Realmente a Panini se for um pouquinho(nem precisa ser muito) inteligente ,renova a coleção para uma "segunda temporada" pelos comentários que vejo na net,apesar da péssima organização da editora(Se bem que nos últimos tempos as entregas,pelo menos da assinatura se normalizaram)
    Eu sei que com certeza continuarei comprando pois é uma coleção que dá gosto de ter.Comentei a algum tempo lá no Submundo-Hq que eu havia começado a comprar os bonecos da série Marvel Universe mas com o lançamento dessa coleção abri mão delas pra me dedicar totalmente às miniaturas.
    Que venha todas as miniaturas da série completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mac...

      Ela nem precisa ser muito esperta mesmo. É só olhar para o próprio umbigo que verá o "Galinha dos Ovos de Ouro" que tem nas mãos.

      Quando a Panini ainda não tinha lançado essa coleção eu também flertei bastante com a Marvel Universe, porém acho que coleção de metal mais artística, sendo assim tenho me empenhado totalmente nela

      A expectativa está grande para o ano que vem para a continuidade dessa coleção e lançamento da DC Figurine. Eu tô torcendo muito!!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados