Translate

domingo, 19 de agosto de 2012

Reboot DC: Qual o saldo até aqui? - Parte I


Há aproximadamente dois meses e meio atrás eu postei aqui no Blog uma matéria falando das expectativas que permeavam o Reboot da DC (feito nos EUA no ano passado) e que chegou aqui em Junho último. Passado esse tempo e algumas leituras que fiz de alguns do principais títulos que compõem esse Reboot eu gostaria de falar de minhas impressões sobre cada título que li e assim tentar compor, entre mortos e feridos, um saldo desse evento que muitos tem visto como um "caça-níquel" da DC. Informo de antemão que se trata de minha opinião e portanto, passível de divergências com outras opniões. Ok?

Dessa forma criei uma escala (que demonstro abaixo) para medir a qualidade das publicações que li. A escala vai de "zero" (verdadeiro suicído) e "cinco" (nirvana). Vamos então à análise!!

Escala para medir o "nível" qualitativo das publicações.

Superman 01 foi composto por um mix de 03 histórias. 

1ª - Narra um Superman já estabelecido em metrópolis. Nota: 1.

2ª - Traz uma aventura da Supergirl. Nota: 1.

3ª - Traz uma história da época em que Superman ainda estava sendo conhecido em seu início de carreira. Nota: 1.

Minha opinião: Os fãs do Superman que me desculpem mas achei a revista um "lixo". Foi uma das tristes surpresas que tive com esse Reboot. Não consegui encontrar nada de efetivamente novo na personalidade de Clark Kent. As histórias são confusas e com roteiros fragmentados em uma medida que impede o leitor de se descontrair. Fiquei tentando o tempo todo correr atrás do prejuízo e ao final da leitura estava "p" da vida.
Média da revista: 1.


 Liga da Justiça

Apesar de uma grande promessa nesse Reboot a Liga infelizmente não teve desempenho melhor em minha avaliação. Contendo também 03 histórias ficamos assim:

1ª - Narra uma aventura inicial em que os personagens da Liga começam a se conhecer. Em virtude da novidade dos diálogos e da arte de Jim Lee minha nota é: 3.

2ª - Traz uma aventura do Capitão Átomo que dou nota "0" sem pestanejar (suicídio!!). Nota: 0.

3ª - História sem pé nem cabeça sobre a formação da Liga da Justiça Internacional. Para mim uma afronta à inteligência e à arte de uma boa narrativa. Nota: 0.

Média da Revista: 1.





Batman

A revista dedicada ao cruzado encapuzado me fez pensar que nem tudo estaria perdido. Seu mix de três histórias também fecha com um saldo melhor:

1ª - Chama atenção a arte de Greg Capullo numa história que já dá o tom sombrio e violento que parece que o personagem trilhará: Nota: 3.

2ª - Traz uma segunda aventura que também achei interessante com participação do Coringa e uma sequencia de assinatos violentos. Nota: 3.

3ª - Fechando o mix temos uma história envolvendo o Asilo Arkham e uma fuga em massa. Nota: 2.

Média da Revista: 2,6.





A Sombra do Batman

Essa revista eu achava que iria detestar, porém foi uma surpresa relativamente boa. Trazendo um mix com histórias de peronagens inspirados no Batman eu achei que ela funciona. São 07 Histórias em 148 páginas:

1ª - Aventura do Batman que achei boa por dois motivos: pela arte do Patrick Gleason e por trazer a conflituosa relação entre Batman e seu insolente filho Damian. Nota: 3.

2ª - História de um herói que vive na África e se inspirou no Batman (seu nome é Batwing). Achei uma história sem muita expressão. Destaco no entanto, a arte de Ben Oliver. Nota: 2.

3ª - História que envolve uma personagem que eu sempre achei sem muito sentido de existir a Batgirl. Mas não é que a história é boa! Ao focar o trauma que Bárbara Gordon (alter-ego da personagem) sofreu ao ficar paraplégica por ser alvejada pelo Coringa, a história alcaça um nível interessante! Nota: 3.

4ª - História da Mulher-Gato que se envolve com espionagem e é retratada de forma muito sensual por Guillem March. Nota: 3.

5ª - Não vi muita graça nessa 5ª história envolvendo o Capuz Vermelho (um dos antigos Robins) e os Foragidos. Nota : 2.

6ª -  Essa 6ª história funciona bem. Envolve o 1º Robin (Dick Grayson) agora sob o nome de "Asa Noturna". Boa. Nota: 3.

7ª - Essa última é a grande história da revista!! Envolve uma personagem que eu não conhecia: Bat-Woman. Achei que seria só um caça-níquel envovlendo a família de personagens inspirados no Batman, mas não é! É muito boa! Essa recebe o meu primeiro quatro. A personagem é linda, mas tem uma opção sexual pouco convencional. Nota: 4

Média da Revista:  2,8.

 Universo DC Apresenta: Desafiador


Universo DC Apresenta é uma revista que, pelo que eu entendi se propõe à trazer ao público persongens não muito conhecidos. Eu sempre gostei desse aí "Desafiador", nome que não tem nada a ver com seu nome original em inglês "Deadman".

Apesar de alguns falarem que a história tem  pouco ritmo eu gostei. Essa temática sombria me agrada (Deadman é um personagem que já morreu) e é bem trabalhado até o meio da revista. Ao final eu senti que o reteirista se perde um pouco introduzindo algumas coisas que se distanciam do início que trazia a batalha interior de Boston Brand para descobrir qual o sentido de tudo o que se passa com ele em sua forma "além-túmulo".

Nota: 2,5
 

Bom pessoal, além desses títulos eu li outros quatro (Lanterna Verde, Flash, Universo DC e Liga da Justiça Dark). Para não ficar cansativa essa matéria eu a dividi em duas partes. Sua conclusão eu pretendo postar logo mais com o saldo final do Reboot (em minha opinião é claro!). Esse saldo parcial ainda não deve ser considerado ainda pois tenho opiniões sobre esses outos títulos que li e não postei que poderão alterar essa parcial. Segue no entanto, o saldo até aqui (de acordo com a escala que eu montei e apresentei acima):

SALDO PARCIAL: 2,08 (Regular).

É isso aí! Abraço a todos! Não percam o saldo final!

16 comentários:

  1. Gostei dessa postagem, pois não li nenhum deses primeiros títulos. Que bom que Batman (e "A SOMBRA...") acabou ficando entre as melhores dessa pequena lista de agora.

    Tem um fórum que trata de diversos quadrinhos, especialmente heróis DC e Marvel e linha VERTIGO. É o MIOLOS. Se um dia quiser conhecer:

    www.miolos.com.br/forum

    Até mais!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Fabiano? Blz!?

      Realmente as duas revistas do Batman foram boas supresas. Agora Superman e Liga da Justiça foram duas bombas.

      Acho legal papearmos sobre isso... A gente troca figurinhas e acaba filtrando pra pessoas que ainda não leram, não é mesmo?

      Pô cara brigadão aí pela dica do Miolos! O Leo tinha me falado seobre esse fôrum um dia desses. Vou dar uma entrada sim!!

      Gde. Abc. Valeu! Marcelo.

      Excluir
    2. Fabiano, depois de ler a suas mensagem aqui fiz um cadastro lá no miolos, mas até agora não recebi o mail de ativação! Já pedi pra reenviar muitas vezes e nada. Tu poderia mandar uma mensagem para o Mt Chuck pra mim! Me cadastrrei lá como Conan®!

      Desde ja agradeço!

      Abração!

      Excluir
  2. E assim que tem que ser! Já batemos muito a cabeça no dia a dia!

    Pelo jeito você também é cadastrado lá não é mesmo? Teve um dia que andei lendo os comentários por lá e me pareceu um lugar bem saudável.

    Valeu aí Fabiano!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei triste Fabiano. Principalmente porque voltando no tempo foi o Superman o 1º Super-Herói a ter destaque com o início da Era de Ouro dos quadrinhos em 1938. Daí minha vontade de ver esse personagem tendo o tratamento que merece.

    Mas olha... Uma boa notícia é que eu assisti ao Trailer do novo filme do Superman outro dia e achei bem legal. A "Aura de Escoteiro" do personagem precisa ser adaptada para nossos dias. E pelo que percebi no trailer isso será trabalhado, bem como o aspecto dele ser o último de uma espécie vivendo em um planeta diferente do seu. Isso eu acho que é um bom material de trabalho na hora de compor o personagem. Em minha opinião o Superman deveria ser tipo o "Dr. Manhatan" do Alan More.

    Claro que é minha opinião, mas eu gostei do que vi. Quem sabe não é um caminho para o personagem se achar!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. Quando vai estrear esse filme? Vc sabe?

    Eu me lembro de uma filme do Superman que não faz muito tempo que foi feito, não teve muito sucesso.
    O homem de aço precisa de uma megaprodução a sua altura, com os ingredientes certos.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse aí que vc está falando foi lançado em 2006 como uma tentativa de trazê-lo de volta aos tempos aureos no cinema. Ele se chama Superman - O Retorno.

      Esse novo estreará em 2013. Eu estou botando muita fé! E concordo com você. O Super deve ser adaptado e atualizado assim como o Batman tem sido.

      Abc!!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Olá Marcelo!

    Venho das bandas do submundo, onde também encontrei o seu blog, e vou me estabelecer por aqui também.

    Estava fora do mundo dos quadrinho por algum tempo e cometi o erro de comprar o encadernado do Cavaleiro das Trevas Ed. Definitiva e no embalo vieram alguns outros encadernados do Miller... droga... foi inevitavel voltar a ler e comprar. è como uma droga pra mim... estou naquela época da recaida sabe? (talvez não saiba, rs) Acredito que vou permanecer até morrer dessa vez... me entreguei, não vou mais lutar. Minha mulher que me ature!

    Gostei das suas avaliações, até porque não estou acompanhando o universo DC pós reboot, mas estou bem inclinado a comprar alguma coisa... talvez Batman agora que li suas avaliações.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Pablo! Ler seu comentário foi como ler sobre mim mesmo cara!!

      Meu... Sou igualzinho... Tenho esse mesmo problema que vc descreveu. Minha infância e juventude foi marcada pelas HQs, quando eu estava por volta dos 20 e poucos anos acabei me afastando, mas sempre com uma recaída aqui e acolá.. Só que dos últimos 01 ou 02 anos pra cá foi uma recaída que não teve mais jeito. Me dei por vencido também. Os quadrinhos ganharam dessa vez... Me deixaram na lona. rsrs

      Sempre senti falta de ouvir um pouco as opiniões de leitores na net sobre algumas revistas. Sei que isso envolve o gosto e a leitura pessoal de cada, mas tem algumas revistas que são tão boas e outras que são tão ruins que acho que é necessário divulgar isso. Até para as pessoas terem um pouco de noção do que comprar ou não, pois hoje a oferta de títulos é muito grande. Por isso acabei escrevendo sobre minhas impressões sobre essas revistas. Vou completar essa matéria amanhã ou depois passando minhas impressões a respeito dos títulos da DC que li e que ainda faltam receber nota.

      Foi com essa preocupação também que criei há pouco tempo aqui no blog uma coluna denominada "Boa Leitura" e outra que já faz algum tempo chamada "HQ favoritas". Minha idéia é colocar nesses locais algumas dicas de coisas legais que li e que eu acho que valem a pena em relação a HQ.

      Fico muito contente com sua visita e sobretudo com a possibilidade de contar com sua contribuição mais vezes. Apareça sempre.

      Gde. Abc.

      Marcelo.


      Excluir
  6. Excelente matéria, Marcelo!!!

    e q reflete exatamente oq eu penso tbm dessa nova linha....

    já faz uns meses q fiz uma matéria no meu blog sobre a "Batwoman" - q é mesmo uma das melhores séries de todos os "Novos 52" (conforme vc tbm atestou)!!!

    a grande mnairia do resto varia entre o ruim e o regular.... e olha q eu já li o 1º arco de cada uma das 52 (sem pular nenhuma). E realmente o saldo final é abaixo da críticda: poucas são aqueles q conseguem chegar à "BOM" (dá pra contar nos dedos de uma só mão)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Léo!! Tranquilo?

      Pois é... Existem algumas histórias aqui e acolá que divertem e são interessantes, mas no geral há muita coisa abaixo da média!

      Poxa... Vc que leu o 1o arco de cada uma delas deve ter uma visão bem mais panorâmica mesmo!! Como estou dando um parecer em cima do início de cada arco consegui falar apenas do "tom" que cada história parece que vai tomar. Ms quando um arco começa ruim em geral é difícil que melhore até que a dupla criativa seja trocada... E as vezes nem assim!

      Gde. Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Passei para desejar-lhe
    uma semana abençoada e feliz.
    Estou com saudades!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com saudades de vcs!

      Gde. Bj. Marcelo.

      Excluir

  8. Vejo que não fui o único com recaida em relação as HQs.

    Começei por intermédio de um amigo a ler Conan, depois Batman e de repente todas as revistas da Dc e Marvel, eis que minhão Mãe começar a me encher, afinal as revistas estavam ocupando um consideravel espaço no apartamento, fiquei muito puto e resolvi doar as todas as revistas para duas escolas estaduais, só separei as revistas que achava mais especiais (tipo a numero 1 do volwerine da editora abril de 1992 e mais algumas) e dei para o meu primo mais novo que estava começando a ler. Depois fiquei sabendo que muitas revistas foram levadas pelos professores e nã repassadas a Biblioteca das Escolas, fiquei mais puto ainda.
    Fiquei alguns anos sem ler nada, de repente estava em um lugar e queria ler algo para esperar o tempo passar, fui em uma banca e comprei alguma HQ encadernada, pronto, fiquei louco de novo hehehe, mas só voltei a ler Marvel, Dc só quando saia algum especial. Depois de juntar umas 200 revistas, vendi as mesmas para uma loja na Augusta, não doo mais nem ferrando. Passado uns 3 meses da venda e já acumulando revistas em casa de novo recebo uma ligação de um amigo, dizendo que alguém queria se livrar de umas HQs e disse que tinha umas 600, como eu já estava contaminado de novo, fui lá buscar, não eram 600 revistas, eram mais de 1200, ai ferrou tudo de vez.

    Este ano voltei a ler s DC, quando soube do reboot não tive duvidas e voltei a ler todas de novo, inclusive fiz a assinatura da DC e da Marvel, é mais barato, mas demora que é uma beleza. E as especiais compro em bancas ou na Comix Shop.

    E além de tudo isso agora tem as miniaturas, ainda bem que minha mulher não reclama, senão ia ter que mandar ela embora..hahaha

    Abraço.

    Jiban


    Passados alguns anos, u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Jiban a gente é muito parecido mesmo... Pois disse a mim mesmo que não ia comprar nada da DC mas veja só, estou comprando boa parte dos títulos Pós Reboot. Sei que mutua coisa tem baixa qualidade, mas tem em mim alguma coisa de "Colecioonador" que me impulsiona a comprar.

      Entendo exatamente seu impulso diante das 1200. É mais forte que a gente, não é mesmo? rsrsrs

      Os encadernados tem sido outro problema pra mim... Fiquei maravilhado com o acabamento de alguns... Daí já viu.

      Agora... Sacanagem esses professores aí hein? Eu teria fuçado puto também. Já fiz como vc de vender e dar coleções, depois vem o arrependimento.

      Agora aqui em casa estabelecemos o esquema de cotas. Ou seja, se eu mantenho os gastos dentro da minha cota tá beleza. O duro é fazer isso! rsrs

      Abção. Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados