Translate

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Miniaturas Marvel - Dicas


Bom amigos... Tendo em vista alguns assuntos estarem em pauta em relação à Coleção de Miniaturas Marvel, resolvi escrever sobre 02 temas que considero relevantes.

1º - Como inserir os fascículos no "bendito" Fichário que veio de Brinde.

2º - Alguns cuidados que resolvi tomar com a coleção que podem servir para quem se interessar.

Vamos ao 1º Tema. Depois de ficar uns 05 minutos em silêncio em frente ao Fichário com o fascículo ao lado resolvi arquiva-lo de um jeito no interior do fichário que parece que funcionou. Acompanhe os passos abaixo:

1º - Destaque pelo menos 02 pinos que vieram presos em uma estrutura plástica no interior do Fichário.

Passo 1

2º - Insira os pinos, um em cada extremidade do Fichário, nos orifícios ali presentes.

Passo 2

3º - Abra o fascículo na página central e encaixe sua parte superior e inferior entre os pinos e o fichário.

Passo 3

Abaixo segue outra foto do fascículo já colocado. Bom pessoal eu pelo menos acho que é assim. Caso alguém tenha cosneguido de algum outro modo pode dar um toque comentando abaixo.

Fascículo já Inserido no Fichário

Quanto ao 2º tema dessa postagem, eu gostaria de compartilhar algumas ações que tenho feito quanto à guarda das caixinhas nas quais as miniaturas vieram e sobre a limpeza dos personagens. Quando comecei à desembalar as Miniaturas conforme elas vinham chegando percebi que se um dia eu tivesse que transportá-las (ex. Mudança) poderiam ocorrer incidentes desagradáveis em relação à segurança estrutural das mesmas. Sendo assim resolvi utilizar as caixas de papelão do correio para guardar as caixinhas, pois essas caixinhas poderiam proteger futuramente as peças. Para identificar as caixinhas vazias (porque depois que você retira a Miniatura fica difícil de saber qual caixinha pertence a qual personagem) eu baixei um programa (grátis) para impressão de etiquetas do Site da PIMACO. Fui então até a papelaria comprar uns adesivos da PIMACO que podem ser impressos. Daí coloquei o nome de cada personagem na etiqueta através do programinha PIMACO, imprimi e colei em cada caixa, como pode ser visto na 2ª foto abaixo.




Acima: Caixinhas da Coleção guardadas na própria caixa de papelão dos Correios. Observe que é impossível de saber à qual miniatura a caixinha pertence

Abaixo as Caixinhas da Coleção já identificadas!


Uma última dica para a limpeza das fgurines foi que comprei um pincel com cerdas bem macias para retirar o pó das Miniaturas. Já percebi que com o passar do tempo, o acúmulo de pó sobre uma superfície vai mudando a cor original do material e creio que isso pode acontecer com a cor da tinta que recobre as figurines.

Pincel que comprei para limpeza das Miniaturas

Abaixo você confere eu limpando a Miniatura do Coisa com o meu pincel.


Bom amigos, espero que a Matéria tenha ajudado. Grande abraço à todos!!

60 comentários:

  1. Excelentes dicas, Marcelo!!!

    não tenho o fichário, mas me deu vontade de ter um agora, rs!!

    e realmente... é sempre bom lembrar a importância de se guardar (e etiquetar) as caixinhas q vem com cada um deles: pra casos de mudança ou transportes em geral!!!

    tbm farei o mesmo com relação as etiquetas...

    ótima matéria!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo! Blz!?

      Sempre legal sua visita e comentário!

      Então cara... Percebi o potencial das caixinhas logo que as vi, pois elas protegem bem a miniaturas. A caixinha plástica obedece até os contornos das minis. Pretendo guardar as figurines na caixa para qualquer eventual transporte.

      Quanto ao fichário eu achei ele legal mas o mecanismo de encaixe meio frágil. Tiveram alguns comentários sobre a dificuldade de arquivamento dos fascículos e resolvi postar a forma que fiz... Espero ajudar alguém.

      Valeu mesmo Léo !!!! Abc. Marcelo.

      Excluir
  2. Olá, bom dia! Interessantes dicas, acho que há mais gente por aí quebrando a cabeça com esse tipo de fichário e você deu uma luz nisso.

    Eu posso incluir essa postagem em uma nova página do Socializando no Facebook? A página destina-se justamente a divulgar os assuntos que nem sempre estão no meu blog, mas nos blogs e sites dos amigos a fim de divulgá-los. O que você acha?

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano! Blz!?

      Poxa... Pode divulgar sim!! Acho que ajudaria muita gente e divulgaria também as outras dicas. Muito legal essa proposta de divulgação na qual vc insere assuntos e divulga blogs amigos. Eu ficaria contente de vc divulgar!

      Gde. Abc! Valeu! Marcelo.

      Excluir
  3. Bom dia amigo Marcelo. Isso que é amor e dedicação ao mundo HQ. Faço votos que o Luís Fernando siga direitinho os passos do titio Marcelo. Sempre que venho aqui faço uma viagem ao passado só que, no meu tempo, não existiam essas miniaturas dos bonecos... Um grande abraço ao futuro titio da MARIA FERNANDA. Um bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clemente! Valeu pela visita! Espero que sua viagem esteja legal e que seu amigo Bolinha já tenha se recuperado da indisposição. Fiquei sabendo que vc teve até que leva-lo ao veterinário!

      Obrigado pelo comentário... Apareça sempre para ler as matérias e curtir.

      Estamos na expectativa da chegada da nova sobrinha... Vou inicia-lá logo nos assuntos das HQs! rsrs

      Abcs. Marcelo!

      Excluir
  4. Já está lá. Quando quiser participar e divulgar você mesmo seus links, fique à vontade:

    http://www.facebook.com/socializando2012

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  5. Realmente até ler sua dica estava pensando como prender esses fascículos no fichário e até agora não imaginei outra forma,boa dica.Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leandro!

      É até bom você ter falado isso, pois daí fico com mais certeza de ter feito certo.

      Eu também fiquei quebrando a cabeça e não achei outra forma.

      Abc. Marcelo.

      Excluir
  6. Oi Ma, otimas suas dicas. Já estamos aplicando nas do Luís. Fernando que está na expectativa da chegada do Blade e do Surfista. Vi que sua postagem estao indo longe rsrs. Encontrei-as em um facebook de divulgação de blogs interessantes. Um super bj e já estamos ansiosos por sua visita qdo a Maria Fernanda chegar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que legal receber sua visita!

      Eu estou aguardando a chegada do Blade e do Surfista também.

      Em relação às postagens... são algumas dicas que achei que poderia ajudar. Essa do fichário eu realmente quebrei a cabeça.

      Estamos ansiosos com os próximos dias e a grande chegada!

      Gde. Abc. Marcelo.

      Excluir
  7. Achei muito interessante a dica das etiquetas nas caixinhas, um cuidado que valoriza ainda mais a coleção. Outro detalhe do pincel com cerdas macias, isso não deixa o pó assentar. Evitar pegar a peça diretamente no boneco também seria bom, pois tem a base para pegar. Tudo isso para a melhor conservação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Paulo... Parte do prazer em colecionar é conservar a coleção. Legal também essa sua dica de tomar cuidado na hora de manipular a peça!

      Valeu Paulo. Gde. Abc. Marcelo.

      Excluir
  8. Cara, excelente post.

    Ainda não recebi meu fichário, mas CERTO que quando receber (se receber) vou vir aqui fazer o passo a passo. Sério meu, isto sim que é blog e paixão por um hobby. Compartilhar estas dicas com outros assinantes mostra o quão dedicado tu és. Pode ter certeza que ganhou um novo leitor assíduo.

    Bom, ainda não estou expondo as minhas miniaturas. Os meus estão todos nas caixinhas ainda. Mas adotarei esta dica pra conservá-los sempre limpos e em perfeito estado. Quanto a questão das caixinhas, também vinha me questionando isto: e quando colocar na estante? Como é que vou saber a que caixa pertence a quem. Tirando as especiais, que vem com uma embalagem diferente auxiliando neste sentido, a série regular complica. Não tinha pensado em etiquetar, pois não queria marcar a caixinha. Mas é uma excelente ideia e ficou tri bonito. Minha ideia até então é pegar a foto que to tirando de cada um deles, imprimir (num tamanho considerável pra estrutura da caixa, e colocar ao fundo da caixinha (atrás da proteção de plástico). Ainda to estudando a ideia. De qualquer forma, esta tua postagem trouxe muita luz pros assinantes. Valeu mesmo. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliano!

      Sabe que eu quase não coloquei as etiquetas nas caixainhas pelo mesmo motivo que vc fala acima... Não queria marcar as caixinhas. Não sei se vc pensa assim, mas para mim elas também fazem parte da coleção, não é mesmo!?

      No fim acabei colando e gostei do resultado. Essa sua ideia me pareceu muito boa! Colar uma foto na parte interna da caixinha. Isso não a comprometeria. Por isso que a gente tem que conversar e interagir com outros colegas e fãs... Só assim a gente vai chegando ao que mais se adapta à cada um.

      Você coleciona gibis de heróis também? Eu coleciono. Andei parado no mundo das HQs entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000. Não curtia muito aquela abordagem que davam. Para mim as melhores HQs daquela época foram as minisséries do Batman que sairam pela Abril: Batmam: O Messias; Batman x Drácula; Batman: 1889... Entre outras.

      Estou no processo de catalogar minhas revistas. Pretendo fazer um postagem aqui futuramente falando sobre essa minha experiência de catalogação. Vc tem alguma experiência nisso?

      Agradeço seu comentário parabenizando pelo blog. Como falei antes esse nosso hoby é simples e a todo momento nos ajuda à lembrar da infância, nos proporciona uma viagem mental muito legal, e acaba juntando amigos pelo caminho!

      Valeu mesmo!!!

      Gde. Abc. Marcelo.

      Excluir
  9. Eu acho que a parte quadradinha dos pinos vai por fora... de modo que o pino fique totalmente preso, o ruim que machuca um pouco as revistas... no passo 2 teria que ser ao contrario e por baixo... e como eu entendi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Tudo bem!?

      Então... Na verdade você está certo. A parte quadrada do pino entra por baixo mesmo. Acho que na foto que tirei dá uma outra impressão. Acho que não ficou tão explicito na foto a forma com que introduzi o pino.

      E sabe de uma coisa também... Percebi isso que vc disse em relação a machucar as revistas! Tanto que ainda não arquivei nenhuma pois não achei que fica tão legal. Os fascículos não ficam tão bem presos e acho que eles podem amassar um pouco dependendo da forma com que vc manipula o fichário.

      Valeu mesmo pela participação. Vou incluir essa sua colocação na postagem.

      Abc. Marcelo.

      Excluir
  10. Conservação da Pintura das Miniaturas

    Além dos cuidados de remoção da poeira acumulada, é fundamental a limpeza de microfungos que se alojam com o contato das mãos. Com o tempo, a superfície amarela e escurece. Recomenda-se a limpeza com alcool aplicado em algodão.

    Outro cuidade importante, é a exposição as intempéries: caso a miniatura fique em ambiente muito frio ( ar condicionado ) ou quente devido a exposição solar, a pintura poderá sofrer rachaduras e descascar com o tempo, pois o metal tem elevado coeficiente de dilatação térmica, se comparado a pintura.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo! Tudo bem?

      Sua colocações são bem pertinentes e bem técnicas. Valeu mesmo!

      Um dúvida que fiquei foi a seguinte. Aplicar álcool com algodão não poderia danificar a miniatura?

      Fiquei em dúvida em relação ao alcool ter alguma substância que poderia danificar a tinta.

      Gde. Abc. e obrigado pela importante contribuição!

      Marcelo.

      Excluir
  11. Não conhecia essa postagem. Muito boa e respondeu à minha dúvida sobre a guarda das caixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Kleiton.

      Embora eu venha guardando as caixinhas, realmente acho que ela toma um espaço, porém tem dado certo.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  12. Excelente post. As minhas miniaturas ainda estão nas caixinhas. vou arranjar espaço pra elas antes de tirá-las. Mas essa dica do pincel é bem vinda. vou aplicá-la a outros bonecos que tenho aqui.
    Sobre o fichário, também quebrei a cabeça pra descobris como encaixa-los. depois de enfiar um dessas pecinhas de plástico embaixo de uma unha(Sim, não sou lá muito habilidoso) resolvi deixar pra lá.Depois dou um jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Mac?! Beleza?

      Legal que o post te auxiliou com o Fichário. Aliás, eu achei esse fichário meio ruim para arquivar as revistas. Deixei ele de lado por enquanto também. As revistas não ficam bem lá dentro!

      Quanto ao pincel eu tenho me surpreendido com o tanto de pó que junta em cima das miniaturas. Percebo isso ao olhar o pedestal delas que é preto e dá para visualizar bem a sujeira.

      Quero ver se organizo uma rotina de sempre estar limpando uma, assim quando terminar a último retomo a 1ª.

      Valeu Mac!

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  13. Limpeza da Miniaturas

    Com relação a limpeza com alcool, não é para dar um banho de alcool na peça. Apenas passar uma vez rapidamente, pois o mesmo se evapora rapidamente em dias quentes. Mas pode ser também na forma de gel, que utilizamos para lavar as mãos, pois tem efeito equivalente sobre fungos.

    Outra dica, é não deixar as peças sobre geladeiras, televisores ou computadores, ou qualquer outro aparelho eletromagnético, pois estes descarregam elétrons livres que podem agir sobre outros metais mais fracos, provocando oxidação em pontos extremos.

    A mesma dica de limpeza vale para quem faz a coleção de carros inesquecíveis. Já perceberam que estas miniaturas estão cheias de digitais de quem fixou as miniaturas na base?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo...

      Muito valiosas suas dicas! Agradeço muito.

      Estava com receio de utilizar álcool nas miniaturas (tanto nas miniaturas marvel como na dos carros inesquecíveis). O álcool não retiraria ou mesmo desgastaria a pintura delas? Sempre tive essa dúvida.

      O que vc acha?

      Quanto à colocar as miniaturas sobre eletrodomésticos achei muito legal sua dica. Valeu mesmo!!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  14. Oi Marcelo!
    Muito bom o teu blog! Descobri ele hoje e vou dar uma boa olhada nos posts.

    Descobri a coleção da Marvel "por acaso" em São Paulo quando fui ano passado. Moro em Porto Alegre e aqui ela não chegou, segundo o meu jornaleiro tem uma questão de impostos regionais que complicam tudo.

    Acabei comprando só o que tinha na banca na época: Magneto (nem é um dos meus preferidos, mas enfim...).
    Não quero comprar a coleção toda (tenho muitas miniaturas, principalmente samurais). Agora não po$$o.

    Vi tuas dicas sobre a Livraria Cultura e Mercado Livre para compras fora de SP.

    Mas tu sabe como está a Panini com números atrasados? Aquele site deles é muito ruim!!! E li umas coisas sobre atrasos e confusões que não me encorajaram muito... A eaglemoss já assumiu a distribuição?

    Qualquer dica será bem vinda!
    Obrigado!
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre...

      Obrigado amigo. Fico contente que tenha gostado. Tenho um amigo (Leo Radd) em Porto Alegre, editor do Blog Submundo-HQ (http://submundo-hq.blogspot.com.br/) que está fazendo essa coleção! Ele me explicou que há sim uma restrição estadual que impede que determinados itens sejam comercializados junto à revistas.

      O Leo tem feito como vc, comprado apenas as que ele mais gosta. Parece-me que ele tem encomendado junto à Livraria Cultura de POA ou numa loja daí chamada Tutatis (senão me engano). Caso vc queira pode perguntar direto à ele deixando um comentário no Blog dele que ele sempre responde todos os comentários. De repente vc pode fazer o mesmo caminho.

      A Panini logo logo estará deixando sua relação com essa coleção. A Eaglemoos assumirá a distribuição das peças, porém ainda não o fez. Pelo menos até onde eu sei. Há muitas reclamações inclusive sobre o site da Panini. Não tenho experiência quanto à compras de antigas peças por lá. Mas olha... A Eaglemoss assumindo esse ano, provavelmente ela fará o mesmo esquema que faz no Reino Unido, deixa sempre à disposição no site a compra das peças. Acredito sim que vc conseguirá comprar, se não agora, futuramente direto com a Eaglemoss esses números atrasados que vc quer.

      Depois me avise se conseguiu as dicas com o Leo para comprar aí em POA.

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir

    2. Oi Marcelo,

      Eu comprava na Livraria Cultura os HQ do Lobo Solitário! Chegavam com uns três/quatro meses de antecedência as bancas. Sim é uma possibilidade bem boa.
      Conheço a Tutatis também, é uma ótima loja, fica na zona norte de POA. Vou verificar essas dicas e ver se falo com Leo e t dou um toque. Valeu!

      Mas já vi que os que estou mais interessado são os mais raros... Normal.

      Vamos torcer pra dar tudo certo quanto a Eaglemoss assumir!
      Como diz um amigo meu (que tb adora coleções etc): vai ser difícil economizar. hahaha

      Grande Abraço!

      Excluir
    3. Opa Alexandre...!

      É isso aí! Espero que vc consiga aí amigo. Eu comprei algumas peças dessa coleção acima do número 100 pelo Mercado Livre (Capitão Marvel, Shang Shi, Cavaleiro Negro, dentre outros). Confesso que foi uma boa experiência. Recomendo esses vendedores com os quais negociei: Bonelli e Black Cat. Inclusive o Black Cat é de POA! Valeu muito a pena. Agora, no entanto, que a Eaglemoos está vindo para o Brasil vou dar um tempo nessas compras pelo ML pois acredito que a chance da coleção ser lançada na integra aumentou bastante. Sendo assim vou dar um tempo.

      Valeu Alexandre. Seguimos negociações... Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  15. Hola Marcelo, muy bueno el blog, te paso un link con el mio asi intercambiamos info y si e sposible intercambiar figurines, muchas gracias

    : http://coleccionesmarvel.blogspot.com.ar/2013/03/coleccion-marvel-figurines-2005-2013.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dante...

      Valeu pelo comentário! Vamos manter contato sim. Visitei seu blog e achei muito legal! Pelo que vi você tem muitas figurines.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  16. Amigos colecionadores, podem me informar se ainda há algum local onde eu consigo comprar 01 fichário. Compro meus fascículos das mini marvel na banca de jornal mas nunca surgiu nenhum fichário. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Walter!!

      Beleza cara!?

      Pois é... Os brindes foram benção e maldição ao mesmo tempo nessa coleção. Benção porque são muito legais, maldição porque muitos que assinaram não receberam!! Dos brindes anunciados eu, que sou assinante recebí, "O Abominável" e O Fichário. Ainda não recebí o Aranha com uniforme negro. Desses brindes o fichário é o mais sem graça. Digo isso porque tentei colocar as revistas nele mas achei que ele não acondiciona adequadamente as revistas, daí acabei, por hora, deixando ele de lado. Qualque hora dessas vou tentar de novo colocando mais fascículos.

      Agora, conseguir um desses é difícil amigo. Talvez vc consiga pelo Mercado Livre, porém agora que essa coleção está bombando muitos vendedores inflacionaram tudo que se relaciona a ela. Recentemente, com a Eaglemoss assumindo a coleção eles, disponibilizaram a assinatura do início de novo. Para quem assinar do início pelo que está no site deles, assinante receberá todos os brindes, inclusive o fichário.

      Abcs!!!

      Marcelo.

      Excluir
  17. Eu estou no meu segundo fasciculo. Aqui na minha cidade está no 2º indo pro 3º, eu queria saber como faço pra ter as edições especiais??? elas vão vir nas bancas também ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo! Tudo bem!?

      Olha, não foi confirmado ainda o lançamento das Edições Especiais e Mega-Especiais por aqui. Na entrevista que o Gerente de Marketing da Eaglemoss no Brasil deu na Revista Mundo dos Super-Heróis Nº 40, ele disse que há planos para lançarem os especiais e megas sim, porém por enquanto nada certo. Eu tenho quase que certeza que eles lançarão porque a coleção está bombando agora que a Eaglemoss a assumiu e a divulgou. Uma quantidade enorme de colecionadores iniciaram suas coleções assim como vc. Na Inglaterra (país sede da Eaglemoss) os Especiais e Mega-Especiais são vendidos apenas no site. Não sei se eles vão adotar esse mesmo modus-operandi por aqui, mas creio que sim. Caso positivo teremos que comprar pelo site. Mas temos que esperar!

      Caso queira você pode acompanhar essa entrevista que eu comento acima clicando no link abaixo!

      http://www.marcelo-antologias.blogspot.com.br/2013/03/miniaturas-marvel-novidades-2013.html

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Valeu amigo!!

      No endereço abaixo eu fiz outra postagem que de repente pode ajudar também, passando outras dicas.

      http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2013/01/miniaturas-marvel-dicas-parte-ii-e.html

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  19. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-523708623-coleco-miniaturas-marvel-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilian...

      Agradeço a postagem do seu "link". Divulguei à uns amigos.

      Tudo de bom!

      Marcelo.

      Excluir
  20. Caro Marcelo, boa noite! Parabéns pelas ótimas postagens e dicas!

    Meu caro, gostaria que você, por favor, me esclarecesse uma dúvida se possível for. Ocorre que a minha miniatura do homem de ferro caiu, e com isso parte da tinta localizada na cabeça descascou. Você sabe qual seria o tipo de tinta ideal para restaurar? Abraços e obrigado pela atenção desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joel... Tudo bem, amigo!?

      Puxa vida... Imagino como deve ser difícil uma situação destas. Da miniatura cair. Mas o pior é que todos nós estamos sujeitos à isso. Olha... Certa vez um colega perguntou a mesma coisa aqui no Blog e na época fui atrás de um amigo que tem uma Tia que é artista plástica e conhece o tipo de tinta para cada material. Ela disse que para metal o melhor é Tinta Acrílica.

      Talvez o difícil seja conseguir a tonalidade correta da cor. Porém, acho que com calma dá para ir misturando e fazendo testes. Caso dê certo comente aqui, pois daí dá para passar para outros essa sua experiência.

      Abção. Joel!!

      Marcelo.

      Excluir
  21. Olá. Parabéns pelo empenho e o cuidado. Bom, para preservar um pouco mais as minhas, comprei um frasco de verniz acrílico spray. Quando a peça chega dou uma borrifada. E, vez por outra uso pincel macio para tirar o pó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marconi! Blz?

      Legal essa sua dica. Mas ao você passar o spray como a peça fica? Ela adquiri aquele brilho característico de estruturas envernizadas, ou não?

      Já vi um colega sugerindo esse tipo de ação também, ou seja, envernizar a peça, mas não tenho muito parâmetro de como fica o resultado.

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Bom, Marcelo. Não fica um brilho "de doer os olhos" (rs rs rs). Mas dá para perceber claramente a diferença entre a situação da peça ao tirar da caixa e a peça envernizada. Nota-se que tem uma camada a mais de alguma coisa. Para mim o resultado fica excelente.

      Excluir
    3. Legal Marconi...

      Certa vez vi um colega que envernizou as peças utilizando um verniz que deixou as peças excessivamente brilhantes. Particularmente não gostei pois retirou completamente o aspecto de "metal" da peça.

      No seu caso parece-me que o resultado é excelente, pois o brilho é discreto ao que parece.

      Quando puder envie uma foto de algumas peças através do meu Facebook ou e-mail. Fiquei curioso (rs).

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
    4. Ok, Macelo.

      Assim que chegarem as próximas, eu tiro duas fotos: antes e depois de envernizada. Mas o resultado é, de fato, tão sutil que é bem fácil de as fotos não chegarem nem a captar a diferença.
      Pode ser que o teu amigo tenha usado generosas pinceladas de verniz ou ter usado um verniz inadequado. O que eu uso é o verniz spray fixador brilhante Artfix, da Corfix. É próprio para trabalhos artesanais e pinturas em tela.

      Excluir
    5. Legal Marconi...

      Pois é assim que eu acho que devem ficar mesmo as peças. Ou seja, um efeito discreto mesmo do verniz. Assim temos a aparência original da peça mantida.

      Valeu por passar o nome do verniz. Essas dicas são valiosas!!

      Grande Abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
  22. Olá Marcelo,

    Com o crescimento desta coleção, as peças da DC e as do Senhor dos Anéis, esta ficando inviável guardar tantas caixas.

    Infelizmente optar por guardar somente aquelas de figuras mais complexas para um possível transporte, senão não terei lugar pra tantas caixinhas que formam um grande volume.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Wellington... Espaço tem passado a ser um dos problemas enfrentados pelos colecionadores. Se antes o problema era não termos lançamentos em nosso país agora o problema, além do $$, é também espaço.

      Ainda estou guardando as caixinhas. Porém esse dia que chegou pra você poderá chegar pra mim também! : (

      O que será uma pena, pois as caixinhas são ótimas protetoras durante um eventual transporte.

      Vamos ver!!

      Valeu!

      Marcelo.

      Excluir
  23. Ótimas dicas campeão, frequento constantemente o "Submundo HQ" e agora passarei tmb a visitar seu blog pois achei interessante seus posts, encontrei essa matéria justamente por está em dúvida de como utilizar o fichário(fique horas olhando pra ele, achei que seria como um álbum de fotos mas me enganei...rs)inclusive ao tentar monta-lo pensei que tinha feito algo de errado e quebrado essas peças de plásticos que vêm no interior do fichario mas na realidade era para destacar mesmo...kkk
    Ajudou bastante, valeu mesmo, abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu pela presença e comentário amigo!!

      O Leo do Submundo-HQ foi uma das pessoas que me incentivaram à investir no Blog aqui. Outra coisa chave para mim foi sempre escrever sobre coisas que gosto e usar o blog para o que acho mais importante, ajudar pessoas e criar relacionamentos e amizades saudáveis.

      Ficarei muito feliz com suas visitas!! Valeu mesmo!! Que bom que essa postagem te ajudou! Esse fichário é muito estranho. Eu particularmente não tenho guardado minhas revistas nele. Não gostei muito desse esquema. Depois me diga como ficaram suas revistas e se você gostou do resultado.

      Um grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Valeu pela atenção campeão, gostei muito do resultado, ficou perfeito, a princípio achei que poderia machucar os fascículos mas depois dos 20 posicionados ficou show de bola, veja as imagens abaixo, inclusive do Apocalypse
      http://i.imgur.com/n6MMz6o.jpg
      http://i.imgur.com/U5cbASQ.jpg
      http://i.imgur.com/kCLNpiZ.jpg

      Excluir
    3. Olá amigo!!

      Eu que agradeço a presença.

      Dei uma olhada nas fotos. Acho que você tem razão. Os fascículos ficaram bem acomodados mesmo. Talvez como eu só coloquei um, acabei achando que deixava a revista meio desprotegida e com muita folga. Acho que quando se coloca várias no fichário uma protege e apoia a outra. O único problema é que como são muitas revistas (a coleção inteira seriam 200 fascículos), imagino que teríamos de selecionar apenas alguns para colocarmos no fichário, pois imagino que seria inviável comprar tantos fichários assim. Você tem algum ideia a respeito? Vai fazer uma seleção de algumas para colocar no fichário?

      Quanto ao Apocalypse deu pra ver direitinho que a mão dele se soltou. A maioria das partes dessas miniaturas são encaixadas. Muitas vezes colocando um superbonder e colocando-as de volta fica bom. Porém, caso você não consiga ligue pra eles porque esses dias eu recebi meu Gavião Arqueiro com a mão esquerda quebrada. A atendente foi muito gentil e me pediu que enviasse uma foto da peça quebrada. Chegando em casa eu fiz isso e no dia seguinte eu recebi um email dizendo que eles encaminhariam uma peça para reposição. Agora estou no aguardo.

      Valeu amigo!!

      Marcelo.

      Excluir
  24. Pretendo comprar a quantidade de fichario(ficou bem organizado e protegido os fasciculos) que for preciso pois não tenho interesse em todas 200 peças da coleção, alguns personagem não simpatizo, mandei email para o pessoal da eaglemoss relatando a situação e tmb pediram para enviar fotos, já o fiz mas ainda não recebi retorno sobre uma solução, espero que enviem outro...abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal...

      Comprando apenas algumas peças fica mais tranquilo adquirir apenas os Fichários correspondentes.

      Espero que você receba logo seu Apocalypse!!

      Grande Abraço!!!!

      Marcelo.

      Excluir
  25. Nossa,ótima dica a do fichário,já estava começando a duvidar dos meus neurônios!! Ótimo blog,Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivanka!! Como vai?

      Respondo à todos os comentários do Blog e esse seu realmente me passou. Peço desculpas!!

      Agradeço sua visita e participação! Apareça sempre!!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  26. Bom dia. Como foi que você adquiriu o fichário? Aqui no RJ não saiu em nenhum dos fascículos na banca de revistas... E a base que costumo ver em algumas fotos pela internet, como adquirir? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...

      Então... O Fichário veio de brinde com o primeiro ano de assinatura que fiz logo que a coleção saiu em 2012.

      Atualmente para adquirir tanto o Fichário quanto a base é necessários compra-los pela Loja Virtual da Eaglemoss!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados