Translate

sábado, 2 de junho de 2012

SPCon 2012


Esse fim de semana (02 e 03/06/2012) ocorre em São Paulo a "Super Power Con - 2012" (SPCon). Evento de quadrinhos que conta com a participação de diversos desenhistas brasileiros da Marvel e DC e presença de editores do segmento Marvel e DC da Editora PANINI. O Evento acontece no SENAC Unidade Lapa (Rua Scipião, 67 - Lapa São Paulo). Estive por lá hoje.



O evento é a evolução de um outro chamado "Marvel Day" que acontecia em São Paulo já há dois anos (2010 e 2011) e era organizado pela competente turma do Site Marvel 616.  Esse ano eles resolveram (acertadamente) expandir o já consagrado Marvel Day. A SPCon vem preencher uma lacuna que existia em São Paulo em função da ausência de uma feira de peso sobre o tema na cidade. Os organizadores prepararam uma programação interessante com um painel que aconteceu hoje a tarde com os editores Rogério Saladino, Paulo França e Fernando Lopes (Editor Sênior para o segmento Marvel da PANINI Brasil). 


Editores do Segmento Marvel da PANINI

Cordiais como sempre eles responderam perguntas da platéia e falaram de alguns lançamentos para os próximos meses em nosso país. O destaque mesmo é para a sérire "A Essência do Medo" que começa arrebentando nesse mês de junho. Como já prevíamos, a série se estenderá em diversos títulos e trará profundas repercussões em alguns personagens. Outro destaque que me deixou particularmente feliz, foi a confirmação da continuidade de encadernados da linha "Noir". O Lopes disse que está previsto um encadernado do "Wolverine Noir". Eu particularmente gostei muito mesmo dos dois que saíram no ano passado do "Homem-Aranha Noir". Edições Históricas, como as bem acabadas "Bibliotecas Históricas Marvel", ainda deverão aguardar um pouco para continuarem sua trajetória, pois como os editores falaram são produtos mais diferenciados, porém o Lopes comentou que um segundo volume da "Biblioteca Marvel do Thor" deverá sair.


Exposição "Heróis-Urbanos" de Kátia Arantes

Propostas como a "Coleção Histórica Marvel" que está saindo atualmente e que terá 04 volumes com os clássicos de Capitão América (vol.1), Thor (vol. 2), Homem de Ferro (vol. 3) e Vingadores (vol. 4) estão sendo bem sucedidas segundo o Lopes, e esse tipo de iniciativa continuará, segundo ele, além de prometer, inclusive, um volume dessa coleção dedicado ao nosso querido "Cabeça de Teia Amigão da Vizinhança", contando histórias clássicas que ajudaram a construir o sucesso do personagem junto ao grande público.


Exposição "Heróis-Urbanos" de Kátia Arantes

O Lopes passou uma estatística interessante dizendo que o lançamento dos grandes filmes de heróis (que vemos atualmente) aumentam as vendas das revistas em até 30%, porém esse número não se sustenta ao longo dos meses. Perguntei aos editores sobre o que achavam da "sinuca" que as grandes editoras se encontram atualmente: "Zerar as cronologias para deixar as histórias mais atrativas para os novos leitores?" ou "Privilegiar a complexa cronologia atual pensando mais nos leitores antigos?". Eu mesmo tive muita dificuldade, em função da cronologia, de me adaptar às histórias depois de um hiato de aproximadamente 10 anos. Embora atualmente eu goste da intrincada cronologia eu tenho que admitir que isso dificulta o novo leitor que busca, na revista, o mesmo que ele vê na tela. Paulo França e Rogério Saladino responderam bem ao dizer que atualizações são necessárias e que um REBOOT até poderia ser feito na Marvel desde que isso fosse feito com inteligência e criatividade! Isso eu ASSINO em baixo!


Exposição "Heróis-Urbanos" de Kátia Arantes

Perguntei também ao Lopes se ele acha que o mercado das HQs está em expansão aqui no Brasil. Ele me respondeu que realmente nunca houve uma diversidade tão grande de títulos nas bancas mas que é necessário admitir que a revista acaba não competindo em pé de igualdade com outras mídias junto à molecada. É só pegar como exemplo os "games". O Lopes até comparou que uma coisa é ler o personagem na revista e outra é vivencia-lo em um jogo. Muito sincera e realista a resposta dele.


Exposição "Heróis-Urbanos" de Kátia Arantes

Outro destaque da feira foi a exposição "Heróis Urbanos" de Kátia Arantes. Algumas fotos da exposição eu postei acima. A proposta da exposição é integrar o personagem à cenários urbanos de São Paulo. Um trabalho muito bom e que ficou com um resultado ótimo. Por fim estiveram presentes também os COSPLAYS. Espetáculo à parte... Bem, amanhã será o dia da "DC" da feira.




A galera dos sites Marvel 616 e Terra Zero (Multiverso DC) está de parabéns. Parabéns também à Comix Book, Senac e Panini Comics pelo apoio.


3 comentários:

  1. Que delícia de programa heim?
    Se eu tivesse aí, teria ido contigo.
    Abraços carinhosos pra vocês!

    Só faltam quatro dias pro feriado...
    Estamos esperando... Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria...

    e com mais informações do q as foram divulgadas até então!!!

    só achei bola fora lançarem a 2º BHM do THOR agora q já publicaram pelo menos metade dela nesse encadernado econômico q saiu... seria melhor continuarem nesse novo formato então!!!

    mas gostei do geral e do panorama promissor q estamos vivenciando no marcado...

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Léo? Beleza?

      Vc tem razão... Acho que eles poderiam fortalecer a Coleção Histórica Marvel... O preço e a qualidade dessa coleção está legal.

      O mercado vive um momento único mesmo. Como comentei lá no seu blog (submundo HQ) não lembro de nenhuma época no Brasil de tanta diversidade de títulos. Vamos torcer para continuar!!

      Abção e valeu!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados