Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Série "Noir" no Brasil!

Homem de Ferro Noir - Ed. Panini - Junho 2012

Chega ao Brasil mais uma história da Série Marvel Noir: O encadernado Homem de Ferro Noir.

A palavra "Noir" (pronuncia-se NOAR) é de origem francêsa e diz respeito à um estilo específico presente na literatura e no cinema que retrata histórias policiais em ambientes sórdidos da década de 20 e 30. Alguns personagens são constantes no gênero Noir: gangsters, policiais, contrabandistas, mulheres fatais... Tudo tendo como pano de fundo a violencia das décadas de 20 e 30. A Marvel vem lançando uma linha de histórias nesse contexto inserindo nesse ambiente seus grandes e clássicos personagens. Aqui no Brasil já foram lançados dois encadernados do Homem-Aranha e um dos X-Men nessa linha.

Primeiro Encadernado do "Homem-Aranha Noir" no Brasil - Fevereiro de 2011

A vantagem de construir um Universo Paralelo ao tradicional dos heróis é a liberdade criativa que o roteirista e desenhista podem ter. É possível trabalhar um determinado personagem, que não pode muito sair de seu ambiente e cronologia, e alçar vôos criativos. Isso é uma faca de dois gumes, pois o personagem pode ser inserido em um ambiente estranho e o projeto naufragar nas mãos de um roteirista ruim. Mas NÃO é isso que tem ocorrido com a Série Noir da Marvel. Li os dois encadernados do "Homem-Aranha Noir" e são ótimos.

Segundo Encadernado do "Homem-Aranha Noir" no Brasil - Janeiro de 2012

A temática é adulta e coesa. Os personagens vivem toda violência e depravação daquela época. Como é possível ver pelas capas, você não encontrará o herói com o mesmo uniforme e com a mesma personalidade. Apenas seus poderes são mantidos. O acabamento gráfico (capa dura e papel couchê) que a PANINI vem dando à esses encadernados "Noir" valorizam a arte e a dinâmica da hsitória. Os encadernados aqui apresentados ainda podem ser encontrados com facilidade em grandes livrarias do Brasil e em lojas especializadas em Comics.

Encadernado "X-Men Noir" lançado em Julho de 2011

Não li ainda a história dos "X-Men Noir", porém se ela e o novo encadernado do "Homem de Ferro Noir" seguirem a mesma linha presente nas histórias do Aranha, valerão a pena! É uma chance para se ter em mãos uma boa HQ com seu personagem preferido dentro de uma história fechada sem a necessidade de se conhecer o universo (por vezes complexo) do herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados